Bmw 328i Sport 2013 - Ups de motor + dúvidas

Sessão destinada a Série 3

Bmw 328i Sport 2013 - Ups de motor + dúvidas

Mensagempor Cleitonlodi » 01 Mar 2019, 13:11

Boa tarde galera!
Meu nome é Cleiton, sou do Rio Grande do Sul, adquiri a pouco tempo atrás o seguinte veículo, foi quando conheci o fórum:
Bmw 328i Sport 12/13
245cv
Adquiri com 61 e está com 66 mil km.
Toda original!!
Full black, inclusive rodas, envelopei grade frontal e tudo...

Tenho dúvidas quanto aos ups de motor, li todo o guia de performance n20, porém li alguns comentários sobre as diferenças entre a 320 e 328, principalmente quanto a cuidados para não estragar nada durante os Up, digamos que a 328i já está “no limite”...
Conversei com preparadores, porém vi que cada um defende o seu produto e o que fica mais fácil para eles conforme disposição de peças e etc.
Quero um veículo forte, mas sem perder o conforto, até por isso desisti do escape full, pensando na ressonância...
Então vamos lá:

Ideia:
Jb4 ou remap
Charge pipe (nova Racing ou ftp que achei no mercado livre, talvez ER usado)
Intake (AFE Momentum)
Downpipe (AFE, ER ou artesanal conforme a empresa escolhida para os ups)
válvula dv+ gfb
catback/escape, talvez difusor (qual me indicam?), até estou querendo o duplo cortando o para-choque.

Primeiramente, estou indeciso entre Jb4 e remap, sou do RS, tenho as seguintes opções até então, pelas pesquisas que fiz aqui:
Remap:
Turboperformance (alemão) na Carbase de São Leopoldo, através de OBD, não mexe no módulo...
Armada na blackbox Porto Alegre
Rocket na bmsperformance Porto Alegre também através de OBD
Dougsspeedshop de Caxias do Sul (não sei qual remap, ele defende o jb4)
Jb4:
Caso opte por jb4, será com o dougs, único que defendeu piggyback.

Quanto ao intake, o mesmo dougs disse que eu tirar o intake original dela para colocar outro, estaria perdendo performance... O que acham?
Confesso que gosto de ronco e queria ouvir o assobio da turbina, por isso do intake afe, até pensei no Magnum pra fazer mais barulho, porém o momentum já faz e consigo ele a preço bom.

Outra dúvida,
Sempre foi abastecida com gasolina comum, continuo abastecendo com gasolina comum, porém adicionei STP - super concentrado - Limpeza completa para sistema de injeção quando enchi o tanque da última vez:
17/02/2019 - 65906km - 450ml

Última duvida, com quantos mil km preciso trocar o óleo do câmbio?

Ficarei muito grato se os mais experientes puderem tirar alguns minutos para me ajudar, tenho 26 anos, sou bancário e esse é o meu primeiro carro desse nível, inclusive é o meu primeiro carro automático.
Aceito todo o tipo de dica!!!

Forte abraço
Cleitonlodi
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Re: Bmw 328i Sport 2013 - Ups de motor + dúvidas

Mensagempor RRSoares » 03 Mar 2019, 21:47

Oi, Cleiton.
Depende do quanto queres tirar do motor. Se quiser partir pra algo com menos chance de dar aborrecimentos, sugiro um remap feito por quem tenha boa experiência. Ajuda bastante se colocar um downpipe e um intake também. Intake ajuda a levar ar um pouco mais fresco pro intercooler, facilitando seu trampo, por isso acho que vale a pena num clima tão quente quanto o nosso.
Armada e Carbase são bem conceituadas. Armada tem uma experiência gigante. Se fizesse, faria com estes caras.
Se quiser algo mais pesado, aí terás de partir pra troca do chargepipe, intercooler, rotor de turbina, escape completo... Céu é o limite e durabilidade é inversamente proporcional...
Eu coloquei o downpipe (só para efeito sonoro) e filtro in-box K&N. Não tive coragem de fazer remap. Esse motor é algo chato com bobinas e bomba de alta. E também sou medroso. Pra teres ideia, o que investi foi nos freios kkkkkkkkkkk Coloquei o set dianteiro da 335.
Tem outras coisas que valem a pena investir também, além do motor, se queres um pacote mais completo de performance e que ajudam bastante no prazer ao dirigir, como colocar uns amortecedores com pegada mais esporte, tipo Bilstein (mais barato que os originais) ou Olins (bem caros) e trocar os malditos pneus runflat por pneus convencionais de qualidade, tipo um Michelin Pilot Sport 4. Não vejo a hora dos meus acabarem para trocá-los.
Não se esqueça da gasola: se já é recomendável, devido histórico de bomba de alta, o uso da pódium, num motor mais próximo do seu limite, seu uso passa a ser altamente recomendável.
Boa sorte com o brinquedo e aprecie com responsabilidade. Carro instiga barbaridade...
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Re: Bmw 328i Sport 2013 - Ups de motor + dúvidas

Mensagempor Cleitonlodi » 06 Mar 2019, 00:13

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Re: Bmw 328i Sport 2013 - Ups de motor + dúvidas

Mensagempor RRSoares » 07 Mar 2019, 14:30

Quando estiver pronto, poste aqui suas impressões. Tem muita gente interessada nisso.
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Re: Bmw 328i Sport 2013 - Ups de motor + dúvidas

Mensagempor josefermino » 21 Mar 2019, 13:22

Também tenho interesse nos resultados. Posta aí depois que fizer as alterações
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Re: Bmw 328i Sport 2013 - Ups de motor + dúvidas

Mensagempor Matheus v » 15 Set 2019, 23:04

Opa,tudo bem,tenho uma 320 atualmente com 30.000 km,peguei com pastilhas trocadas(uma horrível) freio fofo e ruim,então comprei outros discos e pastilhas(fremax e blue faction cerâmica ) porém já rodei uns 500 km é o freio deu uma melhorada,mas continua esquentando muito e com eficiência muito baixa! Carro tá com jb4,filtro,dp e rodas 20 q pesam bastante nos freios,n posso brincar pois freio esquenta e vc sente o carro passando ! Alguém me ajuda com isso de freios
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Re: Bmw 328i Sport 2013 - Ups de motor + dúvidas

Mensagempor jvlamare » 16 Set 2019, 21:01

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Re: Bmw 328i Sport 2013 - Ups de motor + dúvidas

Mensagempor sergiobmw » 16 Set 2019, 22:02

boa noite cleiton
para resdolver 100% o freio você deve investir um pouco mais ,mas resolve
ja passei isso num outro post, da uma olhada
https://www.turnermotorsport.com/p-3383 ... i/?pdk=AwE
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Re: Bmw 328i Sport 2013 - Ups de motor + dúvidas

Mensagempor edson83 » 17 Set 2019, 21:30

Eu não optaria pelo piggyback em hipótese alguma, nem de graça.

Dá uma lida neste artigo da Reiko: https://reiko.com.br/diferenca-entre-pi ... ogramacao/

Alguns podem dizer que o artigo não tem credibilidade pq a Reiko obviamente defende o que vende (remap), mas é só pensar um pouco que verá que faz sentido o que estão pontuando.

O remap vc pode fazer, por exemplo, só no modo sport ... é o que vou fazer na Hard Performance aqui em SP.

No Eco ou Confort, ando com carro original. Já no sport, entra a reprogramação entregando mais CV e torque, e reduzindo o delay do pedal do acelerador.

Qto a ser seguro ou não, basta não ultrapassar o limite do conjunto mecânico. O limite do seu conjunto vc descobre navegando pelos foruns gringos. Dá até pra encontrar documentação técnica da BMW à respeito. A própria preparadora, se for séria, como a Armada, Reiko, Pitstop e Hard Performance não vai deixar vc ir além do limite, mesmo que vc solicite, sem saber dos riscos envolvidos.

A exemplo do meu, que é uma 316i 1.6 turbo ... posso chegar a +/- 210cv e 31kg de torque (o ZF8 aguenta tranquilamente até 45kg de torque) sem danos. Sem entrar em detalhes, tem Mini Cooper John Works (N18 no Mini) com este mesmo motor, rodando com 211cv originais de fábrica.

Tem gente que extrai até mais ... mas ai vai demandar muito investimento para forjar, colocar turbina maior etc ... vou parar na receita de padaria: remap + filtro pq é um carro para o dia-a-dia (andando na cidade no ECO) e eventualmente qdo pegar estrada, eu gosto de afundar o pé :D
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