Opa pessoal,
Boa noite !
Meu primeiro tópico e ja pedindo ajuda rs
Seguinte sou mecanico, porém só mecho com mercedes classe a, peguei uma bmw pra mim, uma e36 ano 1993 318is com motor 1.8 16v M42.
Ela esta novinha, zero zero, porém o antigo dono teve problemas no motor.
Comprei o carro, abri o motor ( ele nao travou nem fundiu ) e o virabrequim quebrou ao meio. Motor medida 0.10. Fiz ele completo, coloquei tudo original, fiz a parte de baixo e parte de cima ( cabeçote fiz completo, guias de valvula e etc ).
Porém estou com alguns problemas com o funcionamento dele.
Primeira duvida, esse carro possui a ventoinha viscosa que é conectada na bomba dagua ( esta com seu funcionamento normal, durinha sem folgas) e possui aquela ventoinha eletrica que fica a frente do radiador, minha duvida é, essa ventoinha do radiador só funciona quando o ar esta ligado, ou tambem serve para resfriamento do radiador sem o ar ligado? Pois vi que ela possui dois estagios.
Pergunto isso por que o carro esta aquecendo, ele passa um poquinho a temperatura do meio e o radiador ja começa estralar a agua, ja tirei valvula termostatica para testar se era ela, ja sanguei o radiador e ainda sobe um pouco e aquece, ai a pergunta sobre o funcionamento dessa ventoinha.
Outra duvida, na hora de montar o motor me confundi com aquelas mangueiras que saem do tubo dagua e vaum para os coletores, eu marquei antes de desmontar, porém a marcação sumiu ao limpar as manggueiras, alguem sabe a sequencia delas? Montei meio que na dedução.
Ultima duvida, o carro esta vibrando muito, ja troquei os dois coxins dianteiros do motor, coloquei original tambem e continua a vibração, aparentemente o do cambio esta ok, tem algum outro coxim que eu nao conheça nesse carro?
Aradeço a quem puder me auxiliar nessas duvidas, e desculpe o texto enorme