por rafa_pr » 30 Ago 2018, 21:10
Eu acho uma loucura sem tamanho, pra não dizer impossível. Não é questão de criticar, mas sim de ser realista.
Um simples upgrade de turbina no N20B20 já é bem complicado e difícil de fazer, pois quase não existe nada pronto no mercado. Imagine adaptar um motor inteiro?! Só pra colocar uma turbina melhorzinha importada da gringa eu chuto que o teu orçamento extrapole os 15 mil reais. Vc já parou pra pensar quanto vai pra adaptar um motor desses? É algo para no mínimo 50 mil de investimento, fácil, fácil. (fora a dor de cabeça)
Se o desejo é adaptar um 6 cilindros, vá atrás de um N55 de BMW mesmo, pois ele já saiu originalmente na série 3 e vc vai achar quase tudo pronto em ferro velho se vc encontrar uma 335i pra depenar!
Não é um 1JZ, mas também é um excelente motor e já parte de uma potência inicial maior (320cv e 45kgf de torque).
Se vc tiver disposto a gastar mais ainda, tem também a opção do motor B58 (o novo 6 cilindros BMW de 2016 pra cá que substituiu o N55). Aí vc terá que achar uma M140i ou M240i batida pra tirar ele, pois a 340i não foi vendida no Brasil. Mas também terá a vantagem de ser um motor "de casa" e que vc achará bastante peça pronta pra fazer a montagem...
Vantagem dos N55 e B58 é que venderam aos montes nos EUA e vc acha muita peça de performance a preço "acessível".
O mais lógico nesse caso, reforçando, seria pegar essa grana e trocar a 320i numa 135i/235i/335i!