por linshalm » 17 Mai 2018, 09:31
Olá Resston!!!
Na verdade, o que mais varia na questão de itens de série é a versão, e não o ano. Pode haver uma 320i 2013 mais completa que uma 2017. Por exemplo, a minha é uma 320i 2013, versão Sport GP, top para aquele ano. Nela pode-se encontrar mais itens de série do que numa 2017 básica, digamos assim eheheh. Detalhe: os nomes das versões mudaram com o passar dos anos.
Detalhe para as 320i F30:
2013 - Somente gasolina e importada da Alemanha:
2014 - Algumas (as primeiras) também somente a gasolina e importada da Alemanha, mas depois vieram já as flex e nacionais.
2015 em diante - todas flex e nacionais.
Abaixo um resumo das versões para as 320i F30:
Em 2013 e 2014, a 320i F30 possui três versões:
- TURBO: a mais simples, com multimídia simples em funções e tela pequena;
- GP: mesmo que a TURBO, porém com sistema multimídia com tela de 8.8", com GPS. Não tenho certeza se o multimídia da GP possui de fábrica HD interno... acho que não.
- SPORT GP: versão mais completa com acabamentos diferenciados. Interior em couro preto com costura vermelha. Detalhes em black piano no painel e portas. Molduras (contornos) em cinza nos comandos do ar condicionado, rádio e volante. Bancos dianteiros diferenciados com regulagem das abas laterais e extensão para coxas (quatro estágios diferentes). Banco traseiro rebatível. Soleira nas portas em aço inox. Painel de instrumentos estendido na parte digital. Tela do multimídia de 8.8 polegadas com HD, DVD, GPS, podendo ser dividido em 2 (por exemplo metade mostra DVD, CD, rádio, etc.., e outra metade GPS ou o que quiser). Modo de condução Sport + com possibilidade de controle de tração desligado ou em modo dinâmico. Som profissional. Exterior: Grade dianteira com menos aletas. Acabamento na parte inferior dos para-choques (tanto dianteiro quanto traseiro) diferenciados. Moldura dos faróis de neblina, colunas entre os vidros laterais, espelhos retrovisores e grade frontal em "black piano". Ponteira do escapamento em preto. Rodas exclusivas da versão.
Em 2015, quando começaram as 2015/2015, mudaram as versões, passando a serem divididas em: Sport Line (a mais simples), Sport GP e M Sport. Os pacotes de acabamento e acessórios foram mexidos, a versão Sport Line passou a adotar as rodas, os bancos e volante da Sport GP, além do modo de condução Sport + (antes presente apenas na Sport GP), e todas as versões ganharam paddle-shift, acendimento automático de faróis e sensor de chuva, ficando mais ou menos assim a divisão das versões:
- Sport (bancos esportivos e regulagem das abas laterais e para coxas, volante esportivo) obs: alterações que tornaram essa versão mais simples bem mais aceitável, porque se livraram dos bancos que quase não tinham abas e do volante mais fino, que não tinha pegada esportiva alguma e era sem o acabamento imitando aço escovado;
- Sport GP (tudo o que possui a versão mais simples e mais teto solar, GPS, piloto automático, painel com visor digital estendido. A partir desse ano diminuíram o tamanho da tela do multimídia, apesar de continuar com acabamento superior ao do modelo mais simples);
- M Sport (tudo o que a Sport GP possui e mais pacote M Performance de para-choques, rodas 18", volante M Performance, apoio de pé M Performance, alguns acabamentos diferenciados mais sofisticados, sistema de som ainda melhor do que o da Sport GP. É o único modelo da 320, a partir de 2015, a contar com a tela do multimídia de 8.8")
A regra para os anos de 2014 e 2015 creio que seja mais ou menos essa, mas, na prática, a BMW faz uma confusão enorme com as versões desses carros e, por vezes, você vai encontrar, por exemplo, no ano de 2014, modelos GP com alguns acessórios da Sport GP, assim como modelos Sport GP sem a tela de 8,8". Vai entender...
Em 2016, as versões Sport GP e a M Sport ganharam internet, BMW Live, sistema de serviços concierge da BMW, o que é bastante interessante e, em algumas situações, muito útil. As versões Sport Line e Sport GP ganharam face-lift que trouxe novo desenho aos para-choques e incorporação de faróis e lanternas full LED. No interior, houve incorporação de acabamento black piano da seção central do painel, além de iluminação de extremo bom gosto e sofisticação que emana da parte de trás dessa seção central do painel e dos filetes em black piano presentes nos painéis das portas.
Em 2017, as 320i ganharam, finalmente, a câmera de ré em todas as versões.