POTÊNCIA - MISTURA GASOLINA ADITIVADA COM ETANOL

Sessão destinada a Série 3

POTÊNCIA - MISTURA GASOLINA ADITIVADA COM ETANOL

Mensagempor Gupi » 10 Mai 2018, 09:29

E ai galera, tudo bem. Todos já estão carecas de saber que o melhor combustível para nossos carros flex é a podium ou o alcool. Esses combustíveis, além de entregarem a potência necessária, fazem bem ao motor. No entanto, podemos também extrair a potência máxima de nossos carros misturando gasolina aditivada normal com etanol. A proporção é que não descobri ainda, ou seja, como agregar potência e economia ao mesmo tempo, levando em consideração que a podium é muito caro. Sendo assim, tenho duas questões: A primeira, é se essa mistura pode causar danos ao motor; E a segunda, é se alguém aqui do fórum já fez esta mistura e encontrou a proporção exata, que possa trazer potência e economia ao mesmo tempo. Obrigado.
Gupi
Ativo
Ativo

Modelo:
Re: POTÊNCIA - MISTURA GASOLINA ADITIVADA COM ETANOL

Mensagempor rafa_pr » 11 Mai 2018, 08:08

Olá amigo!

Eu tenho algumas referências (livros sobre injeção eletrônica e acerto) que citam que a octanagem relativa do etanol puro seria algo em torno de 107 octanas IAD (preciso confirmar quando chegar em casa, to falando de cabeça). Considerando que as gasolinas comum e aditivada possuem 87 IAD e a BMW pede 91 IAD para extrair o máximo desempenho do motor, é só vc fazer a proporção da mistura para chegar na octanagem que vc deseja.

Supondo uma mistura meio a meio, vc teria algo em torno de 97 IAD, exatamente a mesma octanagem que a Podium é vendida hoje e que na verdade já é bem mais do que a BMW pede pros motores funcionarem bem.

Fazendo uma conta de padeiro, para chegar a exatos 91 IAD de octanagem vc poderia utilizar 80% gasolina e 20% de etanol. (87 * 0,8 + 107 * 0,2 = 91).

O porém dessa história é que a BMW condena veementemente o uso de gasolina aditivada nestes motores com injeção direta, então eu só faria essa mistura se fosse com gasolina comum + álcool. ;)
rafa_pr
Profissional
Profissional

Modelo:

Mensagempor Gupi » 11 Mai 2018, 10:54

Gupi
Ativo
Ativo

Modelo:

Mensagempor Gupi » 11 Mai 2018, 12:06

Gupi
Ativo
Ativo

Modelo:

Voltar para Serie 3 - (316i, 320i, 320i Top, 325i, 335i Spo, 335i Cabrio e M3) (E21, E30, E36, E46, E90,...)