A tração é definida como a quantidade máxima de força que o pneu pode aplicar sobre o solo e vice-versa. Alguns fatores vão influenciar esse processo:
Peso sobre o pneu - quanto mais pesado, maior será a tração do pneu. A depender do movimento do carro, esse peso também pode sofrer modificações.
Coeficiente de atrito - é a quantidade de força de atrito entre duas superfícies com a força que as une. No caso da tração, esse coeficiente está ligado à aderência entre os pneus, a estrada e o peso que repousa sobre cada pneu. Nesse sentido, o coeficiente será diferenciado a depender se a pista for seca, ou uma estrada com lama.
Patinagem das rodas – na estrada, os pneus podem comportar-se a partir de dois tipos de contato: o estático e o dinâmico. No primeiro, nenhum (pneu e estrada) desliza sobre o outro. O coeficiente de atrito acaba sendo alto e de melhor aderência. Já no contato dinâmico, o pneu desliza em relação à estrada e automaticamente percebemos uma menor aderência, com um coeficiente de atrito baixo.
Quando a força aplicada ao pneu excede a aderência disponível, ocorre a patinagem da roda. Essa força pode vir por conta do motor ou dos freios do veículo e acaba acelerando ou desacelerando o carro.
Mas, a força também pode ocorrer quando o veículo faz uma curva.
É nesse momento que percebemos a importância dos sistemas de tração nas quatro rodas normais e permanentes. São eles que atuam quando observamos uma situação de pouca aderência, como na neve ou em uma estrada escorregadia.