Eu serei sincero aqui. De novo vejo que pedras irão voar.
Eu acho em toda sinceridade que a 320/328i é um carro carissímo 0km ou usado que só tem atributos para quem quer ostentar o símbolo BMW para as "novinhas" ou para quem gosta muito de dirigir. Eu me enquadro no segundo perfil. Para quem gosta de dirigir mas não é aficionado e retardado por carro, um Jetta 2.0 TSI Highline faz 80% do que a 320i faz em termos de esportividade, custa bem menos (isso que tem vantagens em diversas áreas), com evolução em acabamento dos facelift tem um acabamento quase tão bom quanto (exceto as portas que apesar de terem melhorado 100x continuam um nível abaixo), é mais equipado, e sobre tudo anda muito mais (que a 320i, e anda pouca coisa a menos que a 328i) e tem um câmbio tão bom quanto. Em termos de painel e ergonomia ainda prefiro a BMW, porém não podemos negar que o Jetta não faz feio.
O Passat dá pau em tudo na 320/328i exceto dinâmica. O novo Passat custa 160mil 0km, e é perdoem o clichê mas um desbunde. É espetacular. Isso sem falar que mesmo o Passat antigo B7 (2011-2015) tem um acabamento melhor que a 320i, espaço interno, porta-malas, pacote de equipamentos (aqui então não tem nem o que falar, desde 2011 já tinha Park Assist e ACC, coisa que 328i e C300 da Mercedes não tem até hoje) e em esportividade é 70% de uma 320i. Um Passat CC então supera 320i e 328i em todos aspectos, tudo que tiver para comparar ele é melhor, até em dinâmica, com a tração 4Matic com acerto excelente, e a entrega de potência aspirada, é um carro que não canta pneu e se bobear saí menos de frente que uma 320i em curvas, só é menos engajante e prazeroso ao volante por ser meio barca.
Eu adoro a 328i e estou satisfeito mas te garanto que se a VW abrir uma promoção de Jetta 2.0 TSI 0km ou Passat 2.0 TSI 0km com condições que eu ache imperdível, não hesito em queimar minha 328i para pegar um desses, até pelo fato que minha 328i é 2013 e pode dar B.O. a qualquer momento. Acho um absurdo e loucura pagar 125mil em uma 328i 2015, e mais de 200mil numa 328i 0km. O fato é esse. Sei que muitos vão falar, ah mas o Jetta 2.0 TSI é um santana turbo, ah mas o Jetta parece um Voyage. Só uma coisa eu respondo a esses, dirija um Jetta 2.0 TSI por 2 semanas ou mais direto e duvido mas duvido com toda sinceridade que não vai adorar o carro. Esse Passat então, em 5 minutos já conquista o motorista. Os FATO SÃO ESSES.
Não inclui a C200 e a S60 pois não tive contato prolongado com nenhum. Volvo as CCS me assustam, e nunca me interessei pelo S60 pois o T4 e T5 eram Powershift o que é péssimo. O T6 por outro lado nunca tive bala na agulha, agora os usados despencaram em valor e estão bem acessíveis, quem sabe eu talvez me arrisque e pegue um. Só sei que o T6 é um carro que teoricamente humilha também as 320i e 328i. C180 eu acho uma merda, tem um interior lindo mas é peladassa em equipamentos, e o motor é fraquíssimo, para ultrapassagem o carro sofre mais que populares 1.6
A C200 e a C250 são excelentes, e o dia que caírem abaixo de 120mil usadas essas novas com certeza serei um que comprador. O motor empurra menos que nas BMW, e o câmbio não é tão bom, mas são bem melhores de acabamento, ergonomia, e por serem tração traseira são excelentes de tocada. Passei 2 dias com uma C250 de um familiar, e amei o carro, inclusive classifico a como tão boa ou até melhor que a 328i.
Em resumo para mim a 328/320i são excelentes mas se você é um consumidor bitolado, vai sair perdendo pois tem muitas coisas legais por aí e experiências diferentes que vocês podem perder por puro bairrismo.