Essa confusão toda é proposital das montadoras. É claro que carros concorrem entre si quando são da mesma categoria, mas a verdade é que quando compramos um carro, não escolhemos bem assim, escolhemos o que cabe no bolso. E os fabricantes sabem disso.
Um carro segmento premium, como a serie 3, vai ter o preço próximo de um Azera que, apesar de ser um sedan de outra categoria, não pertence ao mesmo segmento. Por ele ser de um porte maior, terá também um nível de acabamento e montagem melhor, e que coloca o consumidor em real dúvida de qual levar: um carro de categoria maior, motor maior, mais completo, com um DNA não bem definido, mas de um segmento não premium, ou um menor, com menos acessórios, um DNA bem definido, etc....
isso pode torcer o nariz de muita gente, mas a verdade que, carro segmento premium , de determinada categoria , concorre com o carro de categoria maior, do segmento de linha normal. Do mesmo jeito vai acontecer de o consumidor preferir levar um A3 sedan do que levar um Corolla, civic, etc...as vezes concorrem no mesmo segmento tambem, categoria diferente. A3 sedan 2.0 completo de tudo ou serie 3 de entrada? 140M ou 328M?
isso fica muito nítido quando colocamos tudo na mesma casa: VW x AUDI.
- A3 sedan ou Jetta?
- A3 (hatch) ou Golf?
- A4 ou Passat?
- A5 ou Passat CC?
Em resumo, o padrão de montagem, qualidade de peças, DNA do carro, status da marca, que se encontra no segmento premium de uma categoria, vc encontra em uma categoria acima do segmento de linha normal.