Essa questão de personalização tem o lado negativo também.
Existem carros com apenas 1 modelo e uma diferença muito grande de preço por conta dos acessórios, como teto solar, farois em led etc.
Isso não é refletido na tabela FIPE. As seguradoras conseguem majorar em até 10% o valor da FIPE e em alguns casos isso não é suficiente.
Imaginem uma 320 modelo único com acessórios vendidos a parte como teto solar, roda diferente, som diferente etc etc etc....
Além da questão do seguro, que ficará complicada, a revenda também fica.
Carros sem pacotes definidos sempre tem o seu preço nivelado para baixo.
Exemplo disso é um amigo que comprou em 2015 um Golf GTI pacote premium.
Ele pagou na época mais de 20 mil Reais por esse pacote, que vinha com sensor de fadiga, park assist, ACC, entre outras coisas....
Existe apenas 1 preço de FIPE para o Golf.
Hoje ele está com dificuldade para vender o carro pelo que realmente ele deveria valer. O preço do modelo dele é nivelado para baixo, parecido com os de pacote intermediário.
Eu acho que os fabricantes deveriam fazer versões mais definidas.
Me lembro das versões CL, GL e GLS na VW e também do GL, GLS e CD da Chevrolet. As coisas eram menos confusas rs....