HAUHAUHAUHHAUHAAUHAUAHAUHAU Mais um!!! Passei alguns meses pesquisando!!! Já tem resposta no fórum, mas vou responder aqui porque é na 328i e não na 130i.
Essa válvula se chama Butterfly Valve... Ela fica aberta com o carro em neutro, fecha perto dos 1500RPM e abre novamente perto dos 2200 RPM. O objetivo é aumentar a pressão traseira (back pressure) e, logo, o torque em baixa, justamente quando é mais necessário. Também é usada para DIMINUIR o índice de ruído do escape quando anda em baixa velocidade.
Em locais muito silenciosos vc consegue ouvir um NHEC NHEC NHEC da válvula abrindo e fechando a medida que o carro envelhece!!! Eu fiquei louco achando que tava com problema no diferencial, etc. kkkkkk
Fiz um video também, antes de entender melhor como funcionada, pois achava que tinha que ficar fechado em neutro!
https://www.youtube.com/watch?v=1jlkyNZdKc8