Levei minha BMW 320i 2015 para revisão na AUTOSTAR da Rua Gomes de Carvalho com 30.409 km. Ao consultar o computador de bordo, o consultor verificou que as pastilhas de freio dianteiras ainda teriam autonomia de mais 33.000 km e as traseiras mais 38.000 km. Ele me perguntou se eu já havia feito alguma troca e diante da negativa resolveu verificar por precaução. Constatou que ambas não poderiam rodar mais que 500 km e necessitavam de troca imediata. Questionei o por que o computador me dava uma informação divergente da real e o mesmo informou ser um erro comum na SÉRIE 3, que era “NORMAL” ??? Inconformado questionei formalmente a fábrica, que após uma análise (levou mais de um mês) responderam: `` ... Devido a imprecisões das variáveis de entrada supra indicadas e as influências ambientais , o cálculo pode divergir do desgaste real dos revestimentos de fricção até a substituição das pastilhas de freio....``, ou seja, um sensor que cobram mais de R$ 200,00/cada e só funciona em condições especificas ??? Concordo com uma margem de tolerância, mas nunca com mais de 200% de erro, ainda mais em um item de segurança, expondo minha família em risco !!! Não deveriam então mencionar isto no manual ? Ao meu entender me parece que querem enganar o consumidor pois tem ciência do problema e nada fazem... Desta maneira ele NUNCA vai funcionar em nosso país, somente em testes de laboratório não ? Comprei um veículo que eles alegam ser PREMIUM onde TODOS os sensores deveriam funcionar…. Sinto-me enganado pela BMW pois sabia do problema na SERIE 3 e não fez nada, pior, ao reclamar na rede social não respondem e bloqueiam o reclamante.
Seria um problema cronico da serie 3 ??? Se for não deveriam fazer um RECALL ? Acredito que poucos sabem que o veiculo tem este sensor que marca a duração das pastilhas, por isso não gerou muita reclamação mas trata-se de um item de segurança…
Fiz a trocas das pastilhas, e para minha surpresa os discos ja estavam afetados pelo desgaste acentuado, mesmo com os sensores indicando que poderia rodar mais 2.400 km. Sem contar que o sensor não acusou o desgaste em momento algum. Tenho fotos de tudo…
Gostaria de saber se mais alguém teve este problema....