por choppinho » 21 Fev 2017, 18:23
Acho que sobre o tema, temos que separa algumas coisas:
O principal diferencial do tempo de troca de óleo no Brasil é a contaminação do oleo, por causa dos 25% o mais de alcool hidratado. sintético dura mais, claro, o DOBRO. semi sintético está no meio do caminho. Isso é dito há décadas.
5.000 km mineral
7.500 km semi sintético
10.000 sintético.
só que, isso tudo, considerando carros aspirados, sem sobrealimentação. E sobre isso ainda temos que, no uso intenso, deve-se reduzir o tempo de trocas. Sem exageros, trocar 10% mais cedo. (definição de uso intenso: pé de chumbo e muito trânsito)
Agora, estamos falando também de carros sobrealimentados, onde em pisadas mais intensas, uma fina camada de óleo sofre, atinge temperaturas elevadíssimas em uma fração de segundos. Isso por si só diminui a vida útil do óleo, fácil, em 10% em relação ao aspirado. Inclua nisso pé de chumbo e muito trânsito, tire mais 10%. E vem um aviso importante: esqueça mineral ou semi sintético para carros sobrealimentados. vai acabar com a vida do compressor.
então 10 mil km - 10%, 9 mil km. -10%, 8100 km.
Enfim, essa é a minha opinião. Se tivéssemos uma gasolina/alcool que não contaminasse tanto nosso óleo, poderíamos ter prazos de 12 mil, 15 mil km. Como são nossos combustíveis, nos meus carros, meu limite são 8 mil km para turbos, 9 mil para aspro, já que o uso é intenso.
resumindo, o que tem que levar em consideração:
- nosso combustível (principal)
- uso do carro (trânsito, pé de chumbo, track day....)
- aspirado x sobrealimentado
verdade seja dita: bem que um canal, programa, etc poderia fazer um estudo sobre isso.