Sessão destinada a Série 3
por Hiagomeyer » 14 Jan 2017, 19:53
Ola,Estou desesperado sem recursos sobre um problema em minha bmw 330 motorsport 2001 com 108mil Km.
Esta Saindo fora de ponto na corrente do virabrequim.
Todos os plasticos guias da corrente estao perfeito,a corrente nao apresenta folga e os dentes da engrenagem do virabrequim aparentemete tem os dentes perfeitos.
O carro ja correu o ponto 3 vesez a primeira andando,a segunda apos eu ter montado o cabecote parada tive 11 valvulas entortadas apos isso troquei elas e montei novamente andei 20km tudo certo apos isso comecou a ficar ruim o e falhar resolvi conferir o ponto e la estava novamente o ponto havia corrido (Sou mecanico).
Me vejo sem argumento ou solucao por favor me ajudem...
Obrigado
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por gamayer » 16 Jan 2017, 09:26
Bom dia! Chegou a verificar se os tensionadores da corrente de distribuição e da corrente entre comandos estão bons? E qual sentido você está girando o motor quando coloca no ponto? Pois vi que se girar anti-horario (de frente para o carro) pode sair de posição durante o processo. Outra sugestão é verificar a posição dos êmbolos do vanos e testar suas solenoides, sendo que a instalação dele, precisa ser feita com as ferramentas de trava do virabrequim e dos comandos.
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por Hiagomeyer » 16 Jan 2017, 11:28
Boa tarde amigo
Todas as vesez que desmontei a corrente que liga os comando sempre esta ok e no ponto,esta correndo na corrente que liga o virabrequim no comando de escape,o tensor e com oleo e esta e a mola dentro esta ok.
Sempre giro horario como se o motor estivese em funcionamento,
.Unica coisa que consigo pensar seria desgaste da engrenagem no virabrequim ou desgaste na corrente porem aparentemente parece ok.
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por gamayer » 16 Jan 2017, 15:52
E as coroas que vão fixas no comando, se não me engano o furo dela é um pouco mais largo, será que os prisioneiros que vão na ponta do comando estão ok, pois se eles não estão segurando o aperto (provavelmente por uma rosca ruim) a coroa pode estar trabalhando dentro desse vão. Acredito que folga na corrente provocaria apena o "rattle noise", mas não ao ponto de atropelar as válvulas, mas não custa conferir os roletes da corrente para ver se estão ok e se as coroas, do virabrequim, pinhão de distribuição e dos comandos estão com todos os dentes ou dentro da tolerância.
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por Hiagomeyer » 16 Jan 2017, 19:49
Qndo eu desmonto ela (fora de ponto) na parte da polia de cima sempre esta na amrca que deixei tanto que a flecha que tem na polia sempre esta apontando no cabecote certo,por isso acredito ser para baixo o problema...
Na terceira vez que montei coloquei uma aroela na tensor para ficar todo tensionado visando que poderia ser nele o problema mas correu mesmo asim pois ele e com oleo ne entao ja descartei ele,...
NA vez em que entortou parado, foi quando bati na partida (bati uma vez ficou estranho o carro ai bati outra deixei funcionar meio quadrado ai quando bati a terceira vez o carro ja nao funcionou ai desmontei e vi o desastre, nessa ultiam vez que montei bati varias vesez e nada mas nao sei dizer se foi correndo aos poucos conforme andava com ela ou na partida(mas acho que foi pulando aos poucos enquando eu andava durando ums 20km).
Voce sabe me dizer como confiro as tolerancias da corrente?
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por gamayer » 17 Jan 2017, 07:42
Se não me engano, teu motor é um M54. Não achei nada de tolerância na net, também estou procurando as folgas pro meu (m52tu) e nada por enquanto. O que posso te dizer é tirar a corrente, e estender ela "deitada", assim ela fica apoiada nos seus elos, e ela deve ficar mais ou menos reta, um pouco de folga é normal, mas não pode passar de uma meia lua. Mas continuo achando difícil de ser corrente. Estava dando uma pesquisada e o timing do m54 é bem xarope de se fazer. Acredito que seu problema seja no duplo-vanos ele precisa ser alinhado, segundo o link abaixo, irei dar mais uma averiguada, mas por enquanto você pode ir lendo sobre o procedimento nesse link:
http://www.bimmerboost.com/showthread.p ... nt-toolset
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