Boa tarde amigo!
Será que esse barulho é interno? Se for, como você falou, o Vanos pode ser uma possibilidade, nesse motor (se nao me engano o m52TU) é duplo, atuando no comando de admissão e escape. Dentro do sistema do acoplamento do cilindro do Vanos com o comando, vai um anel metálico que reduz esse ruído, mas normalmente ele também é audível na lenta. Nesse site
http://www.beisansystems.com/ tem todos os reparos desse sistema, desde esse anel, até todos os orings e é melhor que o original BMW. Outra opção, seria verificar o tensionador da corrente, que vai do lado direito do cabeçote (de frente para o carro). Ele é hidraulico, funciona com o próprio óleo lubrificante e pode não estar funcionando corretamente. Abra-o, tirando com uma chave 22mm e verifique se ele não está muito arranhado pelo corpo ou se não tem nenhuma partícula obstruindo o furo de entrada de óleo. Outro esticador seria da corrente que liga os 2 comandos, o sistema dele é semelhante, mas precisa tirar a tampa de válvula e o próprio vanos (precisa de ferramentas para travar no ponto). Última dica são as guias da corrente dentada, que podem ter criado "sulcos" por onde ela passa, gerando uma folga que o tensionador não consiga compensar, só que precisa desmontar toda frente do motor, tirar polias, bomba d'agua, radiador para melhor acesso e a termostática.
Espero ter ajudado!
Qualquer dúvida, estou à disposição!