Hora de entrar na discussão.
Sou um fã incondicional da marca da bavaria, mas realmente ela está começando a ficar aquém do antigo nome de peso que a mesma tinha. Quem falava que tinha uma BMW antigamente, era endeusado. Um carro fantástico, mecânica imbatível.
Hoje um dono de um novo bólido só se tem o antigo prazer de dirigir, porque a tecnologia de ponta está tão somente nas séries bem mais caras que fogem do padrão brasileiro (serie 5 e 7).
Um comparativo familiar, eu sou dono de uma x1 e minha irmã tem um Tiguan TSI. Ambos comprados zeros nas CSS, com praticamente o mesmo valor (na época).
Posso falar que os mimos de uma Tiguan deixam a minha x1 no chinelo. O motor turbo então, nem se fala.
O que fica estampado, logo de cara, comparando-os é:
A x1 possui um material mais refinado. A pintura, a lataria, e o interior são materiais de alta qualidade. Ja a Tiguan é feita de papel-aluminio: relou, amassou.
No entanto, perde para o VW nos outros quesitos, que possui:
- Sensor de ré de fábrica (tive que pagar na Eurobike para colocar na X1);
- Aquecimento e Rebatimento de espelho
- Central multimídia muito mais bem planejada (possui até leitor de SD)
- Carro dinâmico e leve de guiar.
- Suspensão MUITO, muito mais macia.
- Freio de mão eletrônico.
- Pacote Multimidia + Bluetooth completo (sim, a x1 era 3k mais cara, e nem isso tem).
- Ar digital Bi-zone.
E o que mais me aborreceu: possuir um carro de nível bmw, e ter problema de vazamento de óleo na junta da tampa e na bomba de vácuo. Cuido e zelo pelo meu carro como se fosse um filho, sempre colocando Podium e Motul, para evitar futuras dor de cabeça que eu sei que vai me sair caro.
No mais, carros da BMW precisam SIM embarcar mais tecnologia. De nada adianta ter sensor espalhado pelo carro todo, se até sensor de estacionamento é opcional para modelos que partem de nada mais, nada menos de R$ 120mil reais atualmente (120i).
Colocando em análise, uma Evoque de mesmo valor de uma X3 dá um banho de tecnologia.
Um A4 atual vs 320i idem.
E até mesmo a 328i (vulgo 320i completinha e refinada) está ano-luz atras de um Jaguar Xe.