por choppinho » 14 Nov 2016, 18:34
Alguns acham que não é nada demais abrir a central (ECU) do carro (DME na BMW) . Só que esquecem que dentro do cofre temos água, poeira calor, frio....
Afinal, qual o problema em se abrir ela? afinal tantos eletrônicos ficam expostos....
A DME é um computador, com prazo indeterminado de validade (tem carros com 2 décadas e nunca tiveram problemas), mas que uma vez "violado" passa a ter validade. Ele é fechado de forma "selada" sem contato com o mundo externo, então sem poeira, umidade. Rompeu essa impermeabilidade, MESMO que feche ela com zero de poeira, a umidade relativa do ar, estará "presa" ali dentro, e ali dentro vai condensar....Não sou expert em eletrônica, mas isso pode, com os anos, provocar um curto e queimar a DME. E existem casos sim.
Também não estou falando mal dos remaps, aliás, é com ele que pode se extrair toda potência com mistura gorda. Teoricamente é o melhor, poder alterar tudo que quiser de forma independente. O dia que conseguirem sem ter que abrir a central, ou conseguirem pelo menos abrir controlando poeira e umidade vai ser legal. Mas prefiro piggyback (no meu caso unichip), mesmo sem poder controlar tudo independentemente, mas manter minha central intacta, seguindo critérios de pressão do turbo que sabemos que o conjunto aguenta, com uma mistura mais do que satisfatória, não vejo porque, no meu caso, seguir diferente.
Preparação sempre envolve riscos. Independente do método. Controlar esses riscos é fundamental, e cada tipo de preparação vai apresentar seus limites de segurança.
Curiosamente, a solução dos dois mundos existe, ao menos para os N54/N55, que é o uso de um piggyback e um backend flash, que se faz sem abrir a DME, consegue se engordar a mistura, zerar o booster, e deixar o piggyback controlar isso...