COMBUSTÍVEL | Qual usar?

Sessão destinada a Série 3

Re: COMBUSTÍVEL | Qual usar?

Mensagempor LLS1973 » 21 Jul 2016, 16:34

Questão de escolha:

Tanto em minhas motos (alta performance) como nos carros (qualquer que eu tive):

Primeira Opção: Podium / Race
Segunda Opção: Aditivada
Terceira Opção: Comum

Preferência sempre para posto de confiança!

Não sou um expert, mas por trabalhar nessa area de medição analítica e ter Petrobrás, Ipiranga, Shell etc. como cliente, posso garantir (em postos de confiança e que não adulteram) essa sequência do melhor para o pior combustível ...
Avatar do usuário
LLS1973
Especialista
Especialista
 
Mensagens: 326
Registrado em: 17 Jun 2016, 15:37
Modelo:
Localização:

Re: COMBUSTÍVEL | Qual usar?

Mensagempor Gustavo Polo » 21 Jul 2016, 18:11

Podium na cabeça!
Nada é mais forte que um sonho!
Gustavo Polo
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 86
Registrado em: 02 Mai 2016, 16:40
Modelo:
Localização:

Re: COMBUSTÍVEL | Qual usar?

Mensagempor Rafael Torrano » 21 Jul 2016, 19:40

Abasteço somente com gasolina Shell VPOWER, usei a Podium algumas vezes mas sinceramente não notei nenhuma diferença que não seja o preço.

98% vou de gasolina Shell, principalmente pelo fato de usar o SEM PARAR para abastecer. Confesso que não gosto muito da gasolina Ipiranga, porem, essa semana estão vinculando na mídia a propaganda da nova gasolina, DT-CLEAN... Acho que o nome deve ser esse. Alguém sabe algo sobre ela?
Rafael Torrano
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Jul 2016, 13:49
Localização: São Paulo/SP
Modelo:
Localização:

Re: COMBUSTÍVEL | Qual usar?

Mensagempor monterosso » 21 Jul 2016, 19:44

Um jeito instantâneo de um "consultor" perder minha confiança é indicar "podium ou comum, nunca aditivada" - meu Deus! Não fazem ideia do que estão dizendo.
Retrucar "mas a Podium é aditivada" é pedir pra escutar algo esfarrapado.

O uso de aditivos não é prejudicial ao motor, pelo contrário, ajuda a mantê-lo limpo.
É comum escutar técnicas de andar 10 tanques de comum e 1 de aditivada "para limpar" - mas isso não funciona. O aditivo mantém limpo mas não possui concentração tão alta para limpar.

Rodar sempre com gasolina aditivada (ou premium) permite que não seja necessário fazer a tão famosa limpeza de bicos, praxe na "empurroterapia", pois o motor estará sempre limpo. Ou seja, a economia em litros é pequena, e o consumo/manutenção maiores não compensam.

Além da octanagem, outro ponto que tornava "obrigatório" o uso de Premium em carros de injeção direta era o teor de enxofre no combustível, pois a tecnologia exigia melhor qualidade para funcionar corretamente.
Até 2014, a lei brasileira permitia 800ppm (partes por milhão) - a podium tem 30ppm.

No Brasil QUASE fomos abençoados com uma mudança na legislação que mudaria nossa cultura de foram radical:
1) Novo limite máximo de enxofre na gasolina passaria a 50ppm
2) Toda a gasolina seria aditivada (já é assim nos EUA e outros lugares do mundo. Não existe "comum").

Em 2014, o ponto 1 vigorou (sucesso) mas o 2 foi adiado pois não entraram em acordo de quem seria o responsável por aditivar a gasolina (refino ou distribuição) - perdura até hoje.

O álcool possui maior octanagem e teoricamente é mais limpo - porém é comum encontrá-lo com água adicionada. Porém ele não tem características lubrificantes dos aditivos - existe no mercado álcool aditivado, mas ainda não é tão comum.

Resumindo, minha opinião:
1) Álcool (aditivado) | Álcool (eu recomendaria intercalar com gasolina aditivada/premium para manter lubrificação) | Premium
2) Aditivada

3) Comum - jamais

Algumas fontes:



Abs
monterosso
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 13
Registrado em: 04 Abr 2016, 13:00
Modelo:
Localização:

Re: COMBUSTÍVEL | Qual usar?

Mensagempor vulturx » 22 Jul 2016, 08:15

Esse assunto ja rodou bastante aqui. Jaja loudenvier aparece :D

Podium > Alcool (se flex) > Premium (v-power racing, etc) > Aditivadas > Comum

No meu carro, só Podium e Premium cumprem a octanagem minima recomendada pro motor (nao-flex): 91 (a podium tem 95). Aditivada normal só em emergencias.

A diferença que eu sinto no carro entre a Podium e as adivadas normais é brutal. Nos turbos a diferença deve ser menor, imagino eu.
Avatar do usuário
vulturx
Especialista
Especialista
 
Mensagens: 280
Registrado em: 11 Jun 2015, 09:53
Modelo:
Localização:

Re: COMBUSTÍVEL | Qual usar?

Mensagempor gregoriclaro » 22 Jul 2016, 10:22

Ontem tive que colocar Shell V-Power ..
a BR que eu achei, n tinha a Podium .. e meu tanque tava no talo !! =X
Avatar do usuário
gregoriclaro
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 244
Registrado em: 29 Jun 2016, 23:55
Modelo:
Localização:

Re: COMBUSTÍVEL | Qual usar?

Mensagempor juliano2015 » 22 Jul 2016, 20:28

A questão da octanagem da gasolina no Brasil dá confusão por causa dos critérios RON oi IAD.

Pelo método RON, utilizado na Europa, a gasolina brasileira tem as seguintes octanagens:

Podium: 102 RON
Premium: 98 RON
Comum/Adtivada: 95 RON

Pelo metódo IAD:
Podium: 95 IAD
Premium: 93 IAD
Comum/Aditivada: 87 IAD.

Assim, a gasolina brasileira comum aditivada cumpre os requisitos de nossas máquinas: 95 RON (critério utilizado na Alemanha)

Só por curiosidade, quanto à diferença de aditivação da gasolina Podium e da GRID (aditivada comum da Petrobrás), entrei em contato com o SAC da Petrobrás e o setor técnico me respondeu depois de um tempo que não há diferença da aditivação da gasolina Podium e da GRID. As duas recebem os mesmos aditivos, nas mesmas proporções. A diferença é apenas na parte da "gasolina" (a podium tem mais octanas e menos enxofre) e na quantidade de álcool (a podium tem 25% de etanol e a comum 27%).
Isso coloca por terra aquela lenda de que não se deve usar gasolina aditivada, mas se deve usar podium (que é igualmente aditivada).
juliano2015
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Abr 2016, 22:02
Modelo:
Localização:

Re: COMBUSTÍVEL | Qual usar?

Mensagempor vulturx » 23 Jul 2016, 01:33

Avatar do usuário
vulturx
Especialista
Especialista
 
Mensagens: 280
Registrado em: 11 Jun 2015, 09:53
Modelo:
Localização:

Re: COMBUSTÍVEL | Qual usar?

Mensagempor juliano2015 » 23 Jul 2016, 11:08

O problema da gasolina brasileira era o excesso de enxofre até 2014, não a octanagem. O acréscimo de etanol (27%) faz a gasolina brasileira cumprir o requisito de octanagem.
A tabela de conversão entre AKI e RON é essa:
87 AKI = 91 RON
89 AKI = 93 RON
91 AKI = 95 RON (gasolina comum/aditivada brasileira)

Não estou defendendo usar gasolina comum, pois tem mais enxofre que a podium (além de octanagem de sobra). Ocorre que, graças aos métodos diferentes (AKI, RON, IAD), existia a conclusão que nossa gasolina não servia no quesito octanagem, o que não é verdade.

Mas endosso a ordem preferência no abastecimento dos colegas do forum:
1º. Etanol aditivado; (nas flex)
2º. Etanol comum; (nas flex)
3º Podium;
4º Premium (Ipiranga, Shell);
5º Gasolina comum aditivada (Vpower, Grid, etc)
6º Gasolina comum (
juliano2015
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Abr 2016, 22:02
Modelo:
Localização:

Re: COMBUSTÍVEL | Qual usar?

Mensagempor Gustavo Polo » 23 Jul 2016, 11:16

Vc tb pode variar os tanques para não ficar tão caro assim: Uma vez vc coloca Pódium, no próximo tanque vc coloca premium e assim vai...
Nada é mais forte que um sonho!
Gustavo Polo
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 86
Registrado em: 02 Mai 2016, 16:40
Modelo:
Localização:

AnteriorPróximo

Voltar para Serie 3 - (316i, 320i, 320i Top, 325i, 335i Spo, 335i Cabrio e M3) (E21, E30, E36, E46, E90,...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 32 visitantes

cron