por vulturx » 06 Jun 2016, 20:43
Bom, BMW não tem revisão de 60000km, ou de 70000km, ou a cada 10000km ou sei lá mais o que.
Vc tem o que eles chamam de CBS: Condition Based Service.
Na teoria, funciona assim: O carro tem trocentos sensores, que dependendo de trocentos parametros apontam quando você faz a manutenção. Ainda teoricamente, todos os itens de desgaste (ou boa parte deles) são monitorados por algum sensor (amortecedor me vem a mente como um item não monitorado ativamente nas E90, tem só uma data/quilometragem fixa pra verificação), e baseado nessas informações a ECU determina quando vc faz manutenção em alguma coisa.
Pessoal de BMW zero ou na garantia fica meio bravo com isso, já que o carro sugere idas pra revisão em intervalos menores que 10000km, e pra manter a garantia você tem que levar em um autorizado. Isso somado ao estilo brasileiro de conduzir negocios e querer levar sempre a melhor deixa a situação meio chata, onde se você tem menos experiencia com a marca ou com carros no geral, ou se você crê que uma marca premium vai te tratar bem, acaba sendo vítima da empurração de serviços desnecessários.
Na minha 325i E90 2007 veia de guerra com seus 76000km (pouco rodada pro carro, já meio sambada pra parametros nacionais), tem funcionado muito bem.
Lendo o manual de serviços do carro eu estou ficando assustado com a quantidade de sensores e recursos que esse carro tem... Só pra dar um exemplo: se acima de 70km/h você tirar o pé do acelerador muito depressa, o carro já pre-tensiona os freios, pra se houver uma frenagem de emergencia, a mesma ocorrer com máxima eficiencia e minimo delay. Se é detectado que existe fading dos freios, o carro já aumenta a força multiplicativa de atuação dos freios pra garantir que o carro pare, até o limite de acionamento do ABS. Enfim, é um trem de doido.