Consumo de óleo motores N46 (118i, 120i, 320 i, X1 16V).

Sessão destinada a Serie X

Consumo de óleo motores N46 (118i, 120i, 320 i, X1 16V).

Mensagempor GutoRamos » 15 Mai 2016, 15:12

Olá, Confrades.
Tenho pesquisado muito aqui no Fórum em outros também sobre o consumo de óleo dos motores N46 (118i, 120i, 320 i, X1 todas 2.0 16 v etc...) temos duas situações crônicas o vazamento na bomba de vácuo muito comentado aqui e o dos retentores das hastes de válvulas, o que vou abrange.
Pelo que li tem duas técnicas de execução desse serviço, uma seria removendo o cabeçote (mais usada) e outra removendo somente a tampa de válvulas.
Após um levantamento em minha região encontrei 03 oficinas especializadas em BMW, conversei um pouco com cada, dois disseram que para fazer o serviço eles removem o cabeçote o que vai demandar mais tempo na execução ficando com carro parado entorno de 7 dias, esse serviço fica entre R$ 4.200 a 5.200 o que justifica o valor a quantidade de horas para mão de obra, quantidade de peças a serem substituídas e serviço de retifica do cabeçote (sede/guia de válvulas, assentamento, limpeza/banho ) ambos dão garantia do serviço sem quilometragem especifica .
A quem afirme que somente desta forma consegue-se substituir os 16 retentores das hastes de válvula.
Li que a técnica de remover somente a tampa de válvulas é mais moderna, que exige uma ferramenta especifica adequada para substituição dos retentores, simpatizo mais com esta, penso porque retirar todo cabeçote e mexer onde não demonstrar ter problema, essa é minha opinião não sou mecânico, quem sabe mude após alguém explicar nos mínimos detalhes.
Conversei com pessoal da 3º oficina especializada recebi informação que fazem o serviço por cima removendo somente tampa de válvulas, fica em R$ 3.000 peças e mão de obra demanda menos tempo de carro parado 02 dias, reduz também o tempo de mão de obra e a quantidade de peças a serem substituídas (retentores das haste de válvulas, junta da tampa e retentor do sensor valvetronic) a junta da tampa talvez não necessite trocar tem de examinar , o coordenador técnico, que falou sobre o serviço, disse já ter feito em várias BMW, usa técnica de remover a tampa de válvulas e outros componentes não sendo necessário retirar o cabeçote faz isso a bastante tempo, afirmou que com a ferramenta adequada consegue trocar todos os retentores das haste de válvulas.
Comentou sobre fato de correr riscos desnecessários com a retirada do cabeçote e a substituição de mais pecas que encarece o serviço.
Senti confiança no que me foi dito, enquanto aguardava o atendimento, vi sobre uma estante vários suportes com placas fixadas onde constavam especializações de cursos efetuados na BMW, acredito que não faria o serviço dessa forma se não fosse adequado.
Das 3 três oficinas especializadas de Porto Alegre que visitei nenhuma deixou a desejar, cada uma com sua técnica de trabalho.
Gostaria muito da opinião de quem já vez o serviço com as duas técnicas, principalmente o de remover somente a tampa de válvulas, como ficou, o problema foi sanado, quanto tempo e Kms que fizeram ?
Outra e opinião dos mecânicos que fazem, sem gerar problemas ou discussões assim conseguiremos tirar nossas conclusões e optar pelo serviço que acharmos mais convenientes.
Editado pela última vez por GutoRamos em 06 Jun 2016, 21:43, em um total de 2 vezes.
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Re: Consumo de óleo motores N46 (118i, 120i, 320 i, X1 16V).

Mensagempor Odenir » 17 Mai 2016, 07:57

Eu tive vendo a semana passada videos no youtube da troca dos retentores de válvulas sem tirar o cabeçote (procure e assista) achei totalmente viável de se fazer e com bem menos custo.
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Re: Consumo de óleo motores N46 (118i, 120i, 320 i, X1 16V).

Mensagempor GutoRamos » 28 Mai 2016, 22:36

Boa noite, Confrades !

Efetuei a troca dos retentores das haste de válvulas a uma semana (21/05/16), sem retirar o cabeçote, apenas foi removido a tampa de válvulas e outras peças internas pelo mesmo acesso.
Vamos ver como vai se comportar o carro após o serviço, aparentemente não percebi nenhuma diferença, continua joia de potencia etc... o motor não fumaceava, o que eu notava era o consumo do óleo baixando 1 litro a cada 3.000 Km motivo que mandei efetuar o serviço, então vai demorar um pouco para rodar os primeiros 3.000 KM e baixar para verificar a quantidade de óleo no cárter, posteriormente colocarei os resultados aqui.
Já li em Forum e manuais de proprietários ser normal o carro baixar óleo não só as BMW como outros carros nacionais, sinceramente não vejo porque um carro baixar óleo sem está com vazamento ou queimando, já tive várias marcas e modelos mesmo constando nos manuais, não baixavam nunca aconteceu comigo.
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Re: Consumo de óleo motores N46 (118i, 120i, 320 i, X1 16V).

Mensagempor Marcelo100 » 04 Jun 2016, 20:02

Boa noite.
Estou com o mesmo problema com minha x1 2011, estou pensando em fazer a troca de retentores pela tampa de valvulas como tu fez , pode me passar o telefone da oficina que voce fez o serviço.
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Re: Consumo de óleo motores N46 (118i, 120i, 320 i, X1 16V).

Mensagempor Guto Ramos » 05 Jun 2016, 00:18

Olá, Marcelo 100.
Fiz o serviço na Premium Car - fone: 51.3344.87.09 Av: Sertorio, 5235 Porto Alegre-RS
Pessoal super gente boa, atendimento de 1º excelente.
Procure o Franzen é gente fina, vai esclarecer todas suas dúvidas.
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Re: Consumo de óleo motores N46 (118i, 120i, 320 i, X1 16V).

Mensagempor Marcelo100 » 06 Jun 2016, 12:59

Ok mas a minha X1 ela consome Oleo e fumaceia tambem diferente da tua que so consome , entao fico com medo de so trocar os retentores pois falam por aqui que teria que retificara as sedes tambem...mas obrigado assim mesmo.
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Re: Consumo de óleo motores N46 (118i, 120i, 320 i, X1 16V).

Mensagempor GutoRamos » 06 Jun 2016, 18:01

Marcelo 100

Esse é o sintoma, fumaça e consumo de óleo demonstra a necessidade de trocar os retentores das haste de válvulas, conforme comentei no inicio do tópico, narrei minha pesquisa, veja aqui no forum outros comentários sobre o mesmo assunto.
Claro que se for fazer removendo o cabeçote já esta incluso na retifica as sedes e assentamento das válvulas, sinceramente acho um gasto de R$ e tempo desnecessário para substituição dos retentores.
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Re: Consumo de óleo motores N46 (118i, 120i, 320 i, X1 16V).

Mensagempor Daniloramalho » 06 Jun 2016, 20:21

Guto, eu concordo com você, fiz apenas a troca dos retentores sem tirar o cabeçote e o meu problema foi resolvido, ja rodei 3.500km desde o serviço e ate agora tudo ok.
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Re: Consumo de óleo motores N46 (118i, 120i, 320 i, X1 16V).

Mensagempor GutoRamos » 07 Jun 2016, 09:59

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Re: Consumo de óleo motores N46 (118i, 120i, 320 i, X1 16V).

Mensagempor BYRONALD » 16 Jul 2016, 23:15

Guto,

Lembras quanto foi o valor cobrado por tudo ?
A humildade é o maior sinal de sabedoria.
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