Faça você mesmo: 325i 1995: Consumo em Km/L e acesso a funçõ

Sessão destinada a Série 3

Faça você mesmo: 325i 1995: Consumo em Km/L e acesso a funçõ

Mensagempor Deotur » 01 Abr 2016, 16:29

Olá pessoal! Boa tarde!
Ontem fiz um teste no computador de bordo de minha 325i e consegui inserir um código que faz com que o consumo médio (o 1 e o 2) seja mostrado em Km/L!!! Normalmente o consumo é mostrado em L/100Km.
Confesso que foi uma sorte eu ter conseguido.
Explico: eu fui inserindo alguns códigos e o consumo e demais medidas passaram de L/100km para MPG :headbang: . Acredito que essa medida seja a padrão dos Estados Unidos (milha por galão). Além do consumo, as demais medidas ficaram todas em milhas! Então eu fui inserindo outros códigos a fim de violtar ao padrão (L/100km) quando... apareceu a medida padrão nossa (Km/L) :BananaAlegre: .

Primeiramente, devo dar os devidos créditos de onde achei o código para acessar as funções ocultas do CB (Link: http://www.bmwpt.com/forum/viewtopic.ph ... 695bfbdb18).

Essas funções mostram alguns dados interessantes como quantos litros há no tanque de combustível, a voltagem da bateria e também a possibilidade de inserir um fator de correção no cálculo do consumo médio.

Para acessá-las, primeiramente você deve inserir uma data. Aquela da tecla "Date". Isso porque você vai precisar inserir a soma da data que estiver no CB para acessar as funções.

1. Pressione simultaneamente as teclas "1000" e "10". Vai aparecer no display "Test-NR.";
2. Digite o número "19".

Imagem

3. Pressione a tecla Set. Vão aparecer as palavras "Lock: On".

Imagem

4. Some o dia e o mês da data que você colocou no CB. Por exemplo: eu fiz esse teste hoje de madrugada (01/04), 01 + 04 = 05.

Imagem

5. Pressione a tecla Set. Vão aparecer no display "Test-NR.". Pronto! Você já tem acesso às funções ocultas!

Existem 21 códigos. Para acessá-los, basta digitar o número correspondente:

1. Código "01": Todos os LEDs do display vão acender:

Imagem

2. Código "02": Consumo de corrente em I/100 km;

3. Código "03": Consumo de corrente INI/hora;

4. Código "04": Consumo médio;

5. Código "05": Calcula intervalo atual;

6. Código "06": sem função;

7. Código "07": Quantos litros no tanque. Muito legal:

Imagem

8. Código "08": velocidade atual do veículo em km/h;

9. Código "09": Voltagem da bateria. Muito bom:
Voltagem com o motor desligado:
Imagem

Voltagem com o motor ligado:
Imagem

10. Código "10": País/ região. Existem as letras "D", que acredito que seja Alemanha, "GB" - Grã-Bretanha, "USA" - Estados Unidos e mais uns 4 ou 5 que não me lembro. Inicialmente eu coloquei "USA", depois coloquei "4 E", que acredito que seja Espanha:

Imagem

11. Código "11": Esse é o local onde você vai conseguir mudar o consumo para Km/L. Após ter mexido aqui e mudado a medida para MPG, fui inserindo diversos códigos, um por um, e achei. Tem infinitas possibilidades de código, de 00 a 99 e de AA a FF (inclusive misturando letras e números). Não sei explicar como funciona, mas percebi que dá para ter consumo em MPG e distância em Km, formato de data dd.mm ou mm.dd. Fui inserindo diversas combinações até conseguir. Fiquei uns 30 minutos mexendo rs. Quando você inserir o código 11, aparece na tela a palavra "Einheit 1", que significa em alemão unidade 1. Se você pressionar a tecla 1000, vai aparecer a palavra "Einheit 2". Se aparecer a tecla 100, volta à "Einheit 1". Insira o seguinte código em "Einheit 1": "C1".

Imagem

Em Einheit 2", coloque o código "11":

Imagem

12. Código "12": velocidade média;

13. Código "13": Calcular o tempo atual de chegada;

14. Código "14": data Definição de software - máscara de BC IV;

15. Códigos "15" e "16": diagnóstico de Produção. Não sei para que servem isso. Aparecem vários números lá. Será que são códigos de falha?? (Não tenho foto dessa);

17. Código "17":exibição específica para cada veículo de dados. Não sei o que é isso;

18. Código "18": Mudança de tom sobre tom de alarme contínuo / intermitente. Acredito que aqui é para quem ainda tem o alarme original de fábrica;

19. Código "19": bloqueio ou desbloqueio das funções ocultas;

20. Código "20": fator de correção para o consumo. Essa é ótima!. Estou com o carro há cerca de 40 dias. Percebi que, como todo carro, há uma diferença entre o consumo real e o informado pelo computador de bordo. Aqui você pode ajustar isso. O meu carro, pelas duas últimas medições que fiz (enche o tanque, zera o hodômetro, roda, enche de novo o tanque e divide o tanto que rodou pelos litros que entraram no tanque), fez 9,3km/l e 9,9km/l. Na última medição (a de 9,9) o CB informou que o consumo médio foi de 9,4km/l. Ou seja, há uma pequena diferença, de cerca de 5%. Então o que eu fiz: quando você insere o código "20" e aperta a tecla "set", aparece o valor padrão "1000". Para fazer um teste, mudei esse valor para "1200". Rodei com ele hoje de manhã e percebi que o consumo mostrado no CB estava nitidamente maior. Ainda não tenho certeza de como funciona, mas acho que quanto maior o valor de referência, maior o "consumo" (o do CB). Dessa forma, hoje à tarde alterei novamente esse valor de referência para "0950". Mais tarde vou ver se é isso mesmo e falo para vocês.
Valor que pus ontem à noite e achei que alterou demais:
Imagem

Valor que coloquei agora há pouco e ainda vou monitorar:
Imagem

Foto do computador de bordo mostrando o consumo em Km/L :yes: :

Imagem

Pessoal, eu fiquei muito feliz com essa "descoberta" rsrs. Não sei se vocês já sabiam disso, mas eu achava que não seria possível essa medição "abrasileirada". Tomara que gostem. E até a próxima!
Deotur
Ativo
Ativo

Modelo:
Re: Faça você mesmo: 325i 1995: Consumo em Km/L e acesso a f

Mensagempor lucioneto » 01 Abr 2016, 21:13

Muito bom... Será que consigo isso na 325i 2001 e46?
lucioneto
Ativo
Ativo

Modelo:

Mensagempor George Wallace » 02 Abr 2016, 14:46

GTech Imports
http://www.gtechimports.com.br
(16) 988499234 whatsapp
George Wallace
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Modelo:

Mensagempor IsmaE36 » 29 Abr 2016, 16:57

estou querendo comprar uma 325 ou 328 e36 manual :twisted: :twisted: 8-) queria saber se fica muito caro manutenção do carro, quanto serio o seguro do carro e quais cuidados ter ao pegar o carro :?:
IsmaE36
Ativo
Ativo

Modelo:

Voltar para Serie 3 - (316i, 320i, 320i Top, 325i, 335i Spo, 335i Cabrio e M3) (E21, E30, E36, E46, E90,...)