Prezado Rodrigo boa noite,
Como estamos em um Fórum, nada mais justo que saber o posicionamento dos usuários, mas, com todo o respeito, vou discordar de você.
Confesso que não tenho referência quanto ao Porsche pois o dirigi apenas uma vez, há bastante tempo, mas essa linha de porte médio que engloba a série 3, A4 e série C já tive bastante contato. Ainda prefiro a BMW, tanto que tenho uma, mas, na minha opinião, o equilíbrio da suspensão do A4 da um banho na atual série 3.
Já tive o modelo anterior da série 3 e achava espetacular o desempenho da suspensão. Continuo insistindo na ideia que a BMW falhou e me desculpe os que não concordam. Não faz sentido você ter um carro com tal performance, mas restrito apenas a pisos regulares, até porque os outros alemães também foram construídos para os mesmos terrenos e se saem melhor por aqui.
A questão da função do amortecedor, segundo o Sr. Luiz Garcia (
http://www.bylg.com.br) especialista e responsável pelo acerto das suspensões de todos os carros da stock car, tem relação direta sim com esse comportamento. Ele condena a troca das molas, mas apoia a mudança do amortecedor, desde que o motorista sinta tal desconforto, que é meu caso!
Na verdade, por uma questão de custo e logística, nem sei se vou trocar. Rodo muito pouco, meu carro é 2014 e tem apenas 15 mil kms, mas acho saudável a discussão, até para aprimorar os carros. Essa semana fui à Eurobike, aqui de Ribeirão Preto, por conta do famigerado barulho da caixa de direção (aliás outro defeito grave!!) e acabei por conversar com o consultor técnico. Sugeri a ele que acompanhasse o Fórum pois na maioria das vezes, por aqui sabemos dos problemas e das soluções antes deles.
Grande abraço a todos.
Marcelo