Como são as coisas. Eu nunca tinha parado pra observar o farol antes desse post.
Tem um tal de High Beam Assistant, que é o trem que liga e desliga o farol alto sozinho, de acordo com o que tem a sua frente. Se tiver tráfego vindo por exemplo, ele desliga o farol alto sozinho pra nao ofuscar o motorista que vem no sentido oposto. Nas E90, ele só liga e desliga o farol alto. Nas F30, ele fez bem mais que isso, e regula cada um dos farois individualmente pra nao ofuscar tanto o tráfego no seu sentido quanto no sentido oposto. Não sei se esse trem é desligavel, suponho que seja. Vc teria que testar num lugar sem transito ou fonte de iluminacao que pareça um carro e ver como o farol se comporta. Provavelmente no manual explica o HBA também.
O farol alto, é o mesmo conjunto otico do baixo (se entendi direito, é o que eles chamam de bixenon). quando vc liga o farol alto (empurra a alavanca pra frente e ela fica la), ele refoca e reposiciona o faixo pra iluminar como um farol alto deve iluminar. Nas E90, o xenon é o projetor externo, e o projetor interno são as lampadas halogenas pra quando vc pisca o farol alto (puxa a alavanca e ela volta sozinha). Pelas fotos que vi das F30, o sistema é basicamente o mesmo da E90, mas com os melhoramentos da geração.
Curioso que as F30 e E90 americanas não vem com xenon de série. É opcional. Cheio de posts com DIY pra por os de xenon em foruns americanos.
Edit: fiquei com a pulga atras da orelha e fui no meu carro confirmar. O farol alto muda o foco e posicao do xenon E liga as lampadas halogenas pra formar o farol alto. Se eu estou no farol baixo e pisco o alto, só piscam as lampadas halogenas.
Farol do meu carro de exemplo. Xenon na parte externa, aquela lente ali opaca no projetor maior, e o farol alto halogeno no projetor interno.