por henrique31 » 26 Dez 2015, 00:06
A solução para o defeito apresentado não foi nada do descrito até agora. Como tinha escrito anteriormente, não havia conseguido scannear a BMW, pois no mecânico que havia levado primeiramente o carro e que tinha feito toda a mecânica, o seu aparelho de diagnostico não conseguia ler e consequentemente fazer o diagnostico. Posteriormente havia levado a BM a um especialista que possuía diversos scanners, porem nenhum deles conseguiu se conectar com a unidade de comando principal. Então, eis que um amigo mecânico, comprou um scanner hiper ultra completo, que faz o diagnostico em português, e que conseguia ler e diagnosticar qualquer carro (é certo que as autorizadas BMW tem o scanner apropriado, porém devido ao custo, poucos mecânicos tem este aparelho, pois custam muito $$). Levei então a BM até o mecânico e após um scanneamento completo dos circuitos eletrônicos do carro pelo aparelho, este apontou três ocorrências: uma no sensor abs, uma falha no code da chave e bingo, falha no sensor TPS, ou seja, sensor de posição da borboleta, tudo isto em português claro). Mas antes de levar a BM para este novo diagnostico, em leitura de fóruns especializados, deduzi que deveria antes de qualquer coisa lubrificar os conectores dos sensores do carro (sensor posição borboleta, sensor atuador marcha lenta, conectores da bobina, sensor temperatura ar, etc) com limpa contato w-max da wurth. Feito então a limpeza dos sensores aonde todos eles foram muito bem encharcados e lubrificados, e o resultado desta limpeza foi que o funcionamento do carro ficou excelente bem como ficou melhor do que antes do defeito, inclusive como teste tenho andado com ar condicionado ligado direto bem como tenho viajado, não apresentando nenhuma falha (carro morrendo, estouro no motor, falha na aceleração, falta de potencia, que eram os defeitos apresentados). Apesar do resultado comprei um sensor do corpo de borboleta usado por 230,00 no mercado livre com garantia (novo custa 600,00 também no ML e na autorizada 2.100,00) e vou instalar mais a frente, porem sem necessidade. Conclusão: Achava que a BMW que tenho quase não tinha eletrônica; ledo engado. Tem muita eletrônica, basta ver que consigo descobrir qualquer defeito nela, basta conectar no scanner apropriado, e o numero elevado de sensores, aonde seus erros são descobertos somente com aparelhagem apropriada. O resto é chute, achometro, pois comprei e instalei uma bomba de combustível completamente desnecessária e estava comprando também uma bobina que felizmente não cheguei a comprar. Isso em uma ano 1997 imagina nas atuais que tem muito, muito mais eletrônica (só alemão mesmo para fazer um carro assim a 20 anos atrás). É certo que foram dois defeitos simultâneos que confundiram o diagnostico (gasolina batizada e falha no sensor), mas acontece, e nada como uma troca de experiências para ajudar a fazer o diagnostico correto, principalmente este defeito que é mais comum do que se imagina - carro morrendo, estouro no motor, buraco na aceleração, falta de potencia, tudo ocasionado por mau contato em conectores.