X1 2013 - Vazamento de óleo motor

Sessão destinada a Serie X

X1 2013 - Vazamento de óleo motor

Mensagempor karaskis » 08 Nov 2015, 19:33

Prezados, boa noite.

Recentemente comprei uma X1 2013, agora com 20 mil KM. Agora notei um pequeno vazamento de óleo na traseira do motor, lateral do passageiro. Não há indícios de óleo no chão ou em outras partes do carro e nem cheiro de óleo queimado.
Antes de postar, dei uma pesquisada no fórum e em páginas da internet. Me parece que os motores 4 cilindros da BMW possuem esse problema de vazamento na vedação da válvula/sensor da bomba de vácuo. Como podem perceber, não entendo nada de mecânica, mas não gostaria de ser enganado por oficinas/concessionárias.

Com a descrição e fotos abaixo (ou outras fotos se for necessário) é possível diagnosticar a provável causa do problema? É grave? Vou gastar em média quanto para arrumar?

Obrigado


karaskis
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Re: X1 2013 - Vazamento de óleo motor

Mensagempor zehleal » 10 Nov 2015, 10:40

amigo, meu carro teve exatamente esse problema, a foto que voce tirou é identica a que tenho aqui...

O problema é na borracha de vedação do motor, quando é problema na bomba de vacuo o oleo meio que fica borrifado...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -z4-20-_JM

Compra ai e manda trocar na boa.
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Re: X1 2013 - Vazamento de óleo motor

Mensagempor GutoRamos » 10 Nov 2015, 11:14

Bom dia, Karaskis.
Pela foto é bem provável que seja bomba de vácuo, tive o mesmo problema na minha X1, troquei os os oring´s da bomba e também a junta da tampa conforme o colega comentou as vezes não necessita trocar a junta porque está boa, mas e recomendável já que para mexer tem de tirar a tampa então entra tudo na mesma mão de obra, acredito que comprando as peças deve gastar entre R$ 300 a 500,00 de mão de obra.
Segue abaixo onde encontra os reparos da bomba de vácuo (oring's vedadores) e junta da tampa de válvulas.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 20-320-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vedaco-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... z4-4cc-_JM
Editado pela última vez por GutoRamos em 14 Jun 2017, 23:24, em um total de 1 vez.
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Re: X1 2013 - Vazamento de óleo motor

Mensagempor lsandrini » 30 Abr 2016, 21:20

Amigo, minha 118 está exatamente como o da sua foto, você resolveu o problema? O que era realmente e quanto ficou o conserto?

Obrigado
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Re: X1 2013 - Vazamento de óleo motor

Mensagempor GutoRamos » 30 Abr 2016, 21:35

Boa noite, Confrade Isandrini

Se for este o problema, a solução é trocar o reparo da bomba de vácuo, segue o link onde comprar o kit de vedadores.http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vedaco-_JM

Não é difícil, eu fiz em casa os reparos requer muita paciência, o acesso é por cima desmontando o filtro do ar condicionado e seu suporte, tem que tirar tudo dalí para ter acesso a bomba de vácuo e ainda assim o acesso é bem apertado, é um saco tirar os parafusos de trás para soltá-la, e mais fácil removendo a tampa de válvulas.

O usuário davi.df do BimmerBrazil fez um tutorial dessa substituição, ajuda muito: Seguindo esse tutorial não tem erro.

http://www.bimmerbrazil.com/forum/index ... pic=7878.0

Localização da Bomba de vácuo, lado direito (passageiro) ou de frente para o motor lado esquerdo tem uma proteção metálica da saída do escape, (lado escrito BMW na tampa de válvula) no final dessa proteção na "curva" atrás do motor fica sujo de óleo, com uma lanterna olha mais em baixo onde vai a sonda lambda o fio dela fica todo com óleo também, pois pinga bem em cima dela. E olhar se o freio está murcho ou duro de mais. A bomba ruim o carro fica com freio ruim e as vezes sem freio, tendo que forçar muito o carro a parar. Manobrando o carro se ficar bombando o freio e sentir que o pedal ficou "duro" e está difícil segurar o carro e um sinal.

O vazamento da bomba de vácuo pinga em cima do catalisador e não no chão, toda a vez que o motor esquenta, surge o cheiro de queimado e justamente óleo que pinga queimando. Detalhe na foto indica o lugar, veja se não está sujo ali de óleo .
Olhe este tópico
viewtopic.php?f=15&t=8113

O valor cobrado do conserto varia muito já ouvi falarem em R$ 2.500,00 um absurdo!!!!
Se você tiver de substituir a junta da tampa de válvulas, vai gastar junto com o Kit de reparo + ou - R$ 500,00 mão de obra entre + ou - R$ 500/700
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Re: X1 2013 - Vazamento de óleo motor

Mensagempor GutoRamos » 10 Mai 2016, 00:15

Olá, Confrades.

Tenho pesquisado muito aqui no Forum em outros também sobre o serviço de substituição dos retentores das hastes de válvulas dos motores N46 (118i, 120i, 320 i, X1 todas 2.0 16 v etc..).
Pelo que li tem duas técnicas, uma seria removendo o cabeçote (mais usada) e outra removendo somente a tampa de válvulas .
Sou de Porto Alegre- RS após um levantamento na região encontrei 03 oficinas especializadas em BMW, conversei um pouco com cada, dois disseram que para fazer o serviço eles removem o cabeçote o que vai demandar mais tempo na execução ficando com carro parado entorno de 7 dias, esse serviço fica entre R$ 4.200 a 5.200 o que justifica o valor a quantidade de horas para mão de obra, quantidade de peças a serem substituídas e serviço de retifica do cabeçote (sede/guia de válvulas, assentamento, limpeza/banho ) ambos dão garantia do serviço sem quilometragem especifica .
A quem afirme que somente desta forma consegue-se substituir os 16 retentores das hastes de válvula.
Li que a técnica de remover somente a tampa de válvulas é mais moderna, que exige uma ferramenta especifica adequada para substituição dos retentores, simpatizo mais com esta penso porque retirar todo cabeçote e mexer onde não demonstrar ter problema, essa é minha opinião não sou mecânico quem sabe mude após alguém explicar nos mínimos detalhes.

Conversei com pessoal da 3º oficina falta visitá-los recebi informação que fazem o serviço por cima removendo somente tampa de válvulas , fica em R$ 3.000 peças e mão de obra demanda menos tempo de carro parado 02 dias, reduz também o tempo de mão de obra e a quantidade de peças a serem substituídas (retentores das haste de válvulas, junta da tampa e retentor do sensor valvetronic) a junta da tampa talvez não necessite trocar tem de examinar.

Gostaria muito da opinião de quem já vez ambos serviços, principalmente o de remover somente a tampa de válvulas, como ficou, o problema foi sanado, quanto tempo e Kms que fizeram ?

Outra é opinião dos mecânicos que fazem as técnicas, não quero gerar problemas ou discussões aqui, apenas conseguirmos tirar nossas conclusões e optar pelo serviço que acharmos mais conveniente.
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Re: X1 2013 - Vazamento de óleo motor

Mensagempor Samuel sarnaglia » 03 Ago 2016, 21:39

[quote="GutoRamos"]Olá, Confrades.

Tenho pesquisado muito aqui no Forum em outros também sobre o serviço de substituição dos retentores das hastes de válvulas dos motores N46 (118i, 120i, 320 i, X1 todas 2.0 16 v etc..).
Pelo que li tem duas técnicas, uma seria removendo o cabeçote (mais usada) e outra removendo somente a tampa de válvulas .
Sou de Porto Alegre- RS após um levantamento na região encontrei 03 oficinas especializadas em BMW, conversei um pouco com cada, dois disseram que para fazer o serviço eles removem o cabeçote o que vai demandar mais tempo na execução ficando com carro parado entorno de 7 dias, esse serviço fica entre R$ 4.200 a 5.200 o que justifica o valor a quantidade de horas para mão de obra, quantidade de peças a serem substituídas e serviço de retifica do cabeçote (sede/guia de válvulas, assentamento, limpeza/banho ) ambos dão garantia do serviço sem quilometragem especifica .
A quem afirme que somente desta forma consegue-se substituir os 16 retentores das hastes de válvula.
Li que a técnica de remover somente a tampa de válvulas é mais moderna, que exige uma ferramenta especifica adequada para substituição dos retentores, simpatizo mais com esta penso porque retirar todo cabeçote e mexer onde não demonstrar ter problema, essa é minha opinião não sou mecânico quem sabe mude após alguém explicar nos mínimos detalhes.

Conversei com pessoal da 3º oficina falta visitá-los recebi informação que fazem o serviço por cima removendo somente tampa de válvulas , fica em R$ 3.000 peças e mão de obra demanda menos tempo de carro parado 02 dias, reduz também o tempo de mão de obra e a quantidade de peças a serem substituídas (retentores das haste de válvulas, junta da tampa e retentor do sensor valvetronic) a junta da tampa talvez não necessite trocar tem de examinar.

Gostaria muito da opinião de quem já vez ambos serviços, principalmente o de remover somente a tampa de válvulas, como ficou, o problema foi sanado, quanto tempo e Kms que fizeram ?

Outra é opinião dos mecânicos que fazem as técnicas, não quero gerar problemas ou discussões aqui, apenas conseguirmos tirar nossas conclusões e optar pelo serviço que acharmos mais conveniente.

Olá amigo em suas conversas com os mecânicos eles comentaram quanto tempo esse esse vazento sendo corrigido e bem feito duraria? Pois dizem que depois de 6 meses vaza de novo
Samuel sarnaglia
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Re: X1 2013 - Vazamento de óleo motor

Mensagempor GutoRamos » 04 Ago 2016, 12:12

Bom dia, Samuel
Papo furado de quem disse, os dos retentores das hastes de válvulas o problema erra a peça em si e foi corrigido pelo fabricante, outra coisa também é a nossa gasolina que mudou a composição, então acredito que uma vez feito não volte a dar problemas.
Quanto ao vazamento da bomba de vácuo eu mesmo fiz o de minha X1 fazem 2 anos está 100%, neste caso acho que ai é a qualidade das peças, segue novamente os links do Mercado livre onde indico a compra dos vedantes/orings. (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vedaco-_JM)
Retentores das hastes de válvulas (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 20-16v-_JM)
Abraço e boa sorte.
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Re: X1 2013 - Vazamento de óleo motor

Mensagempor ReiNato » 05 Set 2016, 11:11

Srs, infelizmente fui mais um dos sorteados com esse problema.

O problema é mesmo esse da vedação da bomba de vácuo?
Aqui em piracicaba não tem mecânico de importados, só a Bosch Car Service e a CSS Germânica.
Alguém sabe se vale a pena tentar reparar em alguma dessas duas?

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Re: X1 2013 - Vazamento de óleo motor

Mensagempor GutoRamos » 05 Set 2016, 21:12

Boa noite, ReiNato
Confrade o reparo deste vazamento e bem simples de ser feito, qualquer mecânico consegue executar sem maiores problemas aqui no forum inclusive tem um tutorial de como fazer, eu mesmo fiz o da minha.
Segue um dos links do mercado livre onde consegue comprar os Orin's reparos da bomba.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vedaco-_JM
Espero ter ajudado.
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