ATENÇÃO com documento das novas BMWs

Sessão destinada a Série 3

ATENÇÃO com documento das novas BMWs

Mensagempor CaduKerk » 06 Nov 2015, 17:00

Boa tarde pessoal!! Recentemente adquiri minha BMW 320i Sport GP 15/5 0Km, estou prestes a renovar meu seguro do carro e percebi que no documento do Detran o modelo que consta é "BMW 320i Activeflex" SOMENTE. Minha nota fiscal consta claramente 320i Sport Line GP, ou seja modelo que custa mais e com valor de FIPE DIFERENTE entre eles. O problema é o seguinte: se por acaso o carro tiver algun sinistro de perda total, o valor a ser reembolsado será de acordo com o documen,to do carro (ou seja, cerca de 6 mil atualmente a menos que a versão Sport) e teria prejuízo. No caso de revenda para terceiros, o modelo que consta no documento é o que vale para fins comparativos com a tabela FIPE.

Gostaria de saber dos colegas que compraram este modelo zero Km ou outro da BMW se perceberam a mesma discrepância??

Obrigado!!
CaduKerk
Ativo
Ativo

Modelo:
Re: ATENÇÃO com documento das novas BMWs

Mensagempor Fabio79 » 06 Nov 2015, 18:48

Cadukerk,

Não tenho certeza... (Terei na terça-feira agora dia 10/11, quando pegarei a minha), mas acho que é isso mesmo. Na proposta do meu seguro, este GP também não aparece (Lembro de ter dado muita ênfase nisso para a corretora mas ela disse que não tinha como selecionar esta possibilidade).
Certa vez, um vendedor da Autostar aqui em SP, me disse que em nenhum outro lugar do mundo existe esta sigla GP. Isto foi criado no Brasil a fim de distingüir modelos com e sem GPS.
Para mim, isto faz muito sentido, mesmo que exista uma tabela FIPE diferente para o modelo "GP".
Só resta alguém do Forum com um modelo para confirmar !
Jetta 2.5 170CV 10/10
Mercedes-Benz C180 Turbo Sport 13/14
BMW 320i Sport GP 15/15
BMW 320i M Sport 16/16
Fabio79
Colaborador
Colaborador

Modelo:

Mensagempor CaduKerk » 06 Nov 2015, 19:11

Fábio, algumas considerações devemos fazer:
1º O modelo 320i Activeflex é DIFERENTE do Sport em termos de valores na concessionária (ok, no momento não temos mais o modelo 320i Activeflex e o de entrada já é Sport)
2º A tabela Fipe não distingue entre GP e comum, mas sim entre 320i (comum) e 320i Sport (atualmente este diferença está em 6 mil na tabela)

A grande questão que não quer calar. Por quê a BMW vende o modelo Sport e repassa para o Detran o chassi como sendo BMW 320i Activeflex (sem sport)??

Eu não me importaria com nomenclatura se isso não representasse perda de valor na revenda do carro e em caso de reembolso por sinistro do carro (eles SEMPRE irão se basear no registro do documento do carro)

Resumindo, compramos uma 320i Sport e não uma 320i comum. Compare a diferença da Fipe. Você futuramente irá levar seu carro pra cotar em uma revenda qualquer ou vender para um terceiro e vai falar que é Sport, aí o sujeito pega o documento do carro e olha na Fipe e se baseia no valor da Activeflex "comum''
CaduKerk
Ativo
Ativo

Modelo:

Mensagempor Fabio79 » 06 Nov 2015, 19:29

Hummm...
Não tinha pensado nisso :roll:
Puts... tem que ver com alguém do Forum que já tenha uma Sport ou Sport GP para matar a dúvida.
Eu só vou descobrir na terça que é quando vou buscar a minha !
Jetta 2.5 170CV 10/10
BMW 320i Sport GP 15/15
BMW 320i M Sport 16/16
Fabio79
Colaborador
Colaborador

Modelo:

Mensagempor Apilar » 06 Nov 2015, 20:27

Me desculpe, mas eu acho natural o documento sair assim, pois na verdade se trata do mesmíssimo carro mas com um acessório a mais. O fato de ter um nome diferente devido a um GPS é só uma questão de marketing, por sinal possível apenas em um país periférico como o nosso. Em um mercado maduro, isto seria motivo de piada.

No entanto, realmente a indenização em caso de sinistro pode ser um pouco mais complicada. Eu guardaria a Nota Fiscal e dormiria tranquilo, até porque a Fipe reconhece a existência do "modelo" GP.

Fique sossegado e aproveite o carro.

Abraço.
Apilar
Colaborador
Colaborador

Modelo:

Mensagempor Fabio79 » 06 Nov 2015, 21:01

Jetta 2.5 170CV 10/10
BMW 320i Sport GP 15/15
BMW 320i M Sport 16/16
Fabio79
Colaborador
Colaborador

Modelo:

Mensagempor CaduKerk » 07 Nov 2015, 00:02

Com certeza é tosco só aqui no Brasil termos essas "divisões'" de modelos.

A versão GP não existe mesmo (e nem vejo motivo pra existir na tabela FIPE simplesmente por ter GPS, teto solar e piloto automático). Só que acho extremamente desonesto por parte da montadora vender um carro na versão Sport, ter uma tabela FIPE que considera (e paga) a versão Sport diferente da versão "comum" e sairmos da concessionária com um documento que não nos respalda neste sentido.

Conversei com o corretor de seguro e ele foi categórico: em caso de sinistro vale o modelo do documento do carro.

Então porque cargas d'água a porcaria da tabela FIPE tem valores diferentes para 320i ActiveFlex e 320i Sport ActiveFlex e no documento do Detran a BMW identifica TODAS 320i (inclusive a M Sport) com sendo somente "Activeflex"??
CaduKerk
Ativo
Ativo

Modelo:

Mensagempor aas » 08 Nov 2015, 15:47

Essa situação aconteceu comigo também e, pelo jeito, está generalizada.

Acredito que o que vale é o que está na apólice. A minha ainda não chegou, mas o corretor se baseou na nota fiscal para segurar o carro (que saiu da loja sem os documentos), e lá constava 320i Sport Line GPT (isso mesmo, GPT, inclusive no contrato de compra e venda).

Tem que ter uma solução para isso! Vamos ver!
aas
Ativo
Ativo

Modelo:

Mensagempor CaduKerk » 08 Nov 2015, 18:26

Até 6 meses depois da data do seguro o que vale é o que está na nota fiscal, pois o carro é considerado 0 KM ainda. Após isso o que vale é o modelo que consta no documento do Detran para se basear na Fipe para indenizar, mesmo você tendo contratado o seguro segundo o modelo da nota fiscal. Me informei com vários corretores e no Detran, todos foram unânimes. Não digo que em caso de sinistro, via judicial, não se consiga reverter isso, provando via nota fiscal de compra que o modelo é outro, porém, seria um grande estresse.
CaduKerk
Ativo
Ativo

Modelo:

Mensagempor aas » 08 Nov 2015, 18:44

Entendo, colega.

Então, das duas uma: ou se discute judicialmente o contrato (que não seja preciso nunca!!), afinal, é ele que define o objeto do negócio (seguro), ou, nas próximas renovações, que se considere o modelo do documento do Detran.

Abraço.
aas
Ativo
Ativo

Modelo:
Próximo

Voltar para Serie 3 - (316i, 320i, 320i Top, 325i, 335i Spo, 335i Cabrio e M3) (E21, E30, E36, E46, E90,...)