Só pra deixar a impressão aqui de um cara mais simples: pus uma ponteira esportiva na minha 120i 2009 (motor 2.0 sem turbo) e o ronco ficou muito bom! Pus uma ponteira nacional mesmo, pois não estava com pensamento em performance nem nada, apenas no ronco mais encorpado!
Eu tirei o abafador final original e liguei o carro pra ver como ficava. Por mim, teria apenas posto um cano direto até a saída traseira e pronto, mas não tinham cano com norma pra dobra.
Enfim, acabei colocando um abafador qualquer com baixa restrição e o ronco ficou ótimo! Não incomoda nada na estrada. Na verdade, só dá pra notar que tem cano quando se pisa fundo, andando na boa o barulho é bem civilizado, pelo menos dentro do carro (mesmo com a janela aberta).
Gastei 180 dilmas na brincadeira e fiquei MUITO contente com o resultado (já que não visava nenhum ganho de performance).
Eu sei que ponteira da Tuper foi sacanagem, mas era o que tinha disponível e eu gostei muito do resultado, que ficou com uma cara bem original hehe