BMW 328i/a fraca na subida após troca de junta

Sessão destinada a Série 3

BMW 328i/a fraca na subida após troca de junta

Mensagempor Angel » 04 Jul 2015, 19:37

Boa noite, amigos!

Tenho uma 328ia - 1999 com 102.000 Km e estou nessa novela há 02 meses!!
Trato ela como uma filha e não sei mais o que faço pois ninguém conseguiu diagnosticar o que ela tem!

Desde que trocou a junta do cabeçote - preventivamente, pois NÃO estava queimada, mas já estava com a vida útil meio duvidosa - o carro nunca mais foi o mesmo.
Chegou rodando normalmente na oficina e depois de realizado todo o serviço o carro ficou fraco.

Vamos à minha saga:

1) Foi trocada a junta do cabeçote e o mesmo praticamente não precisou ser aplainado; segundo a retífica o desgaste foi ínfimo.

2) A junta colocada foi original.

3) Descobrimos que mangueira que liga o "pulmão" (peça que separa o óleo do ar e retorna o ar da combustão ao sistema de ar do carro) à vareta de óleo estava cortada e a mesma foi substituída por outra original.

4) Limpamos em máquina de ultrassom o motor de passe e os bicos injetores.

5) Descarbonizamos com CAR-80 o corpo de borboleta.

6) Trocamos todas a velas por velas novas NGK.

7)Fizemos uma revisão geral em todas as mangueiras, conexões e braçadeiras. Estava tudo ok.

8) Trocamos o óleo long life da caixa por óleo original BMW ATF2 após fazer a limpeza completa de seu filtro.

9) Trocamos o óleo de motor (SHELL HX7 -semissintético - 10w40)

10) Montamos o carro.


Depois de todo esse trabalho, na primeira vez que foi ligado, o carro oscilava tanto a marcha lenta que chegava a tremer. Esperamos um pouco mais até os tuchos das válvulas carregarem e, após isso o funcionamento do carro melhorou um pouco.


Mesmo assim, a marcha lenta ainda oscilava bastante indo entre 800 e 1500 rpm sem nenhum motivo.

No diagnóstico apontava falha em alguns cilindros que mudava a cada novo escaneamento e falha na válvula termostática que fica no cabeçote do motor.


1) Colocamos uma válvula nova (original)

2) Testamos todas as bobinas, e estavam ok.

3) Conferimos todos os cabos de velas (ok).

4) Limpamos novamente os bicos injetores.

5) Conferimos e remontamos o ponto dos comandos de válvula e das suas correntes (estavam montados corretamente, mas por via das dúvidas resolvemos montar outra vez, com as devidas ferramentas)


Não fizemos o diagnóstico novamente e montamos o carro que continuou do mesmo jeito: oscilando a marcha lenta, porém com força e torque normais em subidas e rotações maiores.. :o

Novamente o coletor foi desmontado e fizemos a limpeza do motor de passe.

A marcha lenta estabilizou :P
MAS O CARRO FICOU TOTALMENTE FRACO EM SUBIDAS E ARRANCADAS.. aceita aceleração, mas não anda.. tem que acelerar o carro até o fundo e devagar ele vai aumentando a rotação e a velocidade, mas está bastante frouxo.

Passa as marchas normalmente, aceita o kickdown (porém não acelera da forma esperada) e quando passo as marchas manualmente ele fica um pouquinho mais forte.

O que vocês acham que devo fazer???


Há 03 dias levei até a EUROVILLE - concessionária BMW em Belo Horizonte - e estou aguardando diagnóstico do que pode ser.


Passam mil coisas na cabeça enquanto não tenho a resposta, inclusive SE vai ter solução : ( :(


UMA OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE QUE TENHO DÚVIDAS E ACHO QUE TAMBÉM PODE ESTAR RELACIONADA COM O DEFEITO:

Na hora de desmontar os tuchos do comando de válvulas, o mecânico tirou e misturou a posição de todos eles.

Depois disso descobrimos que - DIFERENTEMENTE DO QUE A CONCESSIONÁRIA E MUITOS MECÂNICOS AFIRMARAM - existem 12 tipos de tuchos mais profundos e outros 12 tipos mais rasos.

Como o mecânico que desmontou não sabia a respectiva posição de cada um, aleatoriamente ele colocou os mais rasos sobre as válvulas de escape e os mais profundos sobre as de admissão, MAS TIVEMOS UMA INFORMAÇÃO DE UM ÚNICO MECÂNICO - QUE JÁ VIU MODELOS DE BMW COM TUCHOS DIFERENTES ENTRE SI - de que era para ter montado ao contrário: mais profundos no escape e mais rasos na admissão.


SERÁ QUE É ISSO QUE ESTÁ FAZENDO O CARRO FICAR FROUXO??

P.S.: O Filtro de gasolina foi trocado há cerca de 6 mil km e também conferimos se não estava entupido.
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Re: BMW 328i/a fraca na subida após troca de junta

Mensagempor loudenvier » 05 Jul 2015, 09:47

Com certeza o mecânico fez merda.
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Re: BMW 328i/a fraca na subida após troca de junta

Mensagempor dmt01 » 05 Jul 2015, 21:28

Aparentemente o motor não pega compressão por algum motivo. Se vc não achar nenhuma oficina em BH, sugiro procurar alguma em SP. Autorizada vai sair muito caro.

Por essa e por outras eu sou adepto do "não conserte se não está estragado"! Infelizmente a mão de obra brasileira deixa muito a desejar.
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Re: BMW 328i/a fraca na subida após troca de junta

Mensagempor loudenvier » 06 Jul 2015, 00:47

Pois é! E ainda tem gente que pensa em trocar óleo da BMW, que a mesma informa para nunca trocar!!! É baixar, tirar o óleo, rodar alguns mil KM e ferrar o câmbio!
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Re: BMW 328i/a fraca na subida após troca de junta

Mensagempor Angel » 06 Jul 2015, 11:24

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Re: BMW 328i/a fraca na subida após troca de junta

Mensagempor loudenvier » 06 Jul 2015, 20:13

Angel, meu comentário foi só sobre intervenções supérfluas, como muita gente faz de trocar o óleo do câmbio pq nos outros carros se troca de 50.000 em 50.000km mesmo a bMW dizendo que esse é pra 200.000km ou mais...
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Re: BMW 328i/a fraca na subida após troca de junta

Mensagempor bwvbwv » 14 Jul 2015, 21:34

Angel,

Veja este documento: http://www.bmwtech.ru/pdf/e46/ST034/9%2 ... pdf#page16.
São as especificações o seu motor. Pelo que entendi, os tuchos ou "vanos" são diferentes mesmo. Veja o desenho da página 19, outlet-vanos e inlet-vanos. Posso estar errado, mas se entendi corretamente, além de serem diferentes a montagem e regulagem também são.

Veja se ajuda ou dá alguma direção pra solução do problema.
Boa sorte!
Bruno
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Re: BMW 328i/a fraca na subida após troca de junta

Mensagempor FernandoBMWRJ » 16 Ago 2015, 12:17

Amigo,

Leva na High torque em BH, é do Alexandre Generoso ele tem uma BMW 325 2008 e sabe como reparar qualquer carro, http://hightorque.com.br/ LOCALIZAÇÃO

Rua Arceburgo, Nº 359
Bonfim - Belo Horizonte - MG
CEP: 31210-370
Telefone
(31) 3272-5655
E-mail
fale@hightorque.com.br
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Re: BMW 328i/a fraca na subida após troca de junta

Mensagempor loudenvier » 16 Ago 2015, 19:24

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