por loudenvier » 13 Mar 2015, 19:00
Não posso afirmar nada porque não andei na 328i, mas tem um erro nas suas conclusões.
A 320i Flex não ficou mais forte no álcool, mas sim na PODIUM. O mapa de fábrica para o Álcool deixa o carro mais potente do que com gasolina comum, mas menos potente do que com a PODIUM. A lógica que deduzimos disso é que a BMW preferiu focar no consumo já que o desempenho com o álcool acaba sendo melhor do que com comum. Eles poderiam ter focado em desempenho e colocado o álcool com mais potência ainda do que com a PODIUM, mas, repito, preferiram garantir um consumo razoável com álcool ao invés de uma potência alucinante.
Como os mapas da 328i são totalmente diferentes, é possível que tenham enfatizado potência me todos os combustíveis, e o álcool, com maior octanagem do que a PODIUM, potencialmente pode estar mais potente (eita cacofonia).
Portanto, fico ansioso também para saber os resultados das 328i originais...
Já as com JB4 fica claro que com o álcool o carro rende MUITO mais do que com PODIUM, mesmo nos mapas mais agressivos... Isso tanto na 320i quanto na 328i que têm exatamente o mesmo motor, até cada parafuso, com uma leve diferença apenas no tamanho dos pistões, menores na 328i para ter taxa de compressão menor, o que permite maior pressão no turbo sem perder a confiabilidade do motor...