por demetrius » 22 Fev 2015, 11:58
Vou falar primeiro de venda e pós venda da trinca alemã
Tenho 2 Audi (A3 e A1), 1 MB (C250) e 1 BMW (328 Sport ActiveFlex) na família de carros alemães, todos 13 em diante, claro que não moro sozinho hehehe, senão resumiria atualmente em A1 e 328, que são os meus. O C250 e A3 são da esposa.
Para mim sinceramente a Audi se resume no A3 (que possuo um Sportback Ambition e já tive um S3 Sedan que dei na troca pela 328) e Q3 (SUV pra mim só Porsche ) nos de massa e A1 e RS6 Avant nos de nicho, o resto tá em fim de geração ou não compensa o que cobram, o novo TT (previsto pra Junho) passo a incluir na lista, tirando os cupês da Porsche e Jaguar, botará Z4 e SLK no chinelo. Tenho um A1 e é um ótimo 2o carro, pequeno, cabe em qualquer buraco, anda bem, pra trabalhar é ótimo.
Aqui no Rio o pós venda da Audi sinceramente põe BMW e MB no chinelo, estoque de peças local grande ou no máximo no centro de distribuição em SP, chegando no RJ em 48h, mesmo quando tinha S3 Sedan que é linha mais exclusiva. A3 que tive colisão parcial grande (R$50 mil de conserto) foi devolvido o carro impecável em 2 semanas. Revisão programada, com taxi ida e volta, devolução no mesmo dia, estrutura da CC de Botafogo superior a da Autokraft ou Ago, oficina de 3 andares, mais 2 andares de pátio, estrutura gigantesca, afinal é a Honda Narita que controla a concessão aqui no Rio, não tenho o que reclamar da venda, os consultores são excelentes, e pós-venda da Audi. Como também os Audi são 13 ou 14 tive mais contato com pós venda, ainda mais com colisão, e tive um S3, então posso dizer que nesse quesito a marca está de excelência. A parte de venda também é boa, com bastante carro em estoque, com entrega razoável, mas a Autokraft arrebenta neste quesito.
A MB tem um sério problema em vendas, a logística é sofrível (antes do C250 minha esposa teve um A200), 2-3 meses pra entrega, embora o atendimento seja bom, mas é a marca que mais te ferra na revenda e os consultores não são lá essas coisa. O pós venda não tenho como avaliar pela C250 há 4 meses na garagem, sem problemas, a revisão é anual ou 10.000km tabelada pela fabricante, é uma vantagem perante a BMW e Audi (7.500km ou 6 meses, tabelada pela CC), fora que oferecem garantia adicional de 1 ou 2 anos no ato da compra (a Audi oferecia na época que comprei o A1 e A3, mas no S3 não mais). A Classe A já pegamos na época de mudança entre loucura da CC e preço de tabela fixo. Nunca teve problemas no carro, as revisões também eram feitas no mesmo dia, mas não davam transporte, mas nunca tive um problema grave pra dizer a excelência de pós venda da marca. Mas são carros duráveis, ao menos que haja colisão dificilmente vai ter problema
A Autokraft, até final do ano passado única CC no Rio, era um lixo em venda e pós-venda, tanto que deixei de comprar algumas vezes BMW pelo péssimo atendimento em vendas, tanto que virou 1a página do jornal O Globo após perderem uma venda de uma M6 por racismo e a BMW teve que comprar uma página inteira no dia seguinte pedindo desculpas, fora as inúmeras queixas de pós-venda com problema de reposição de peça, carros parados a meses, e a durabilidade da BMW não se compara ainda a um MB, mas pós-venda parece ser um problema da BMW Brasil, tanto que o novo presidente assumiu com discurso focando no pós-venda. Pelas péssimas experiências anteriores eu ia pegar um A5 Ambition, mas resolvi ir na Autokraft e dessa vez fui muito bem atendido na venda e fechei a 328, não sei se é a concorrência que fizeram melhorar, até reformaram a CC e fizeram coquetel que fui convidado. Não tenho ainda o que falar do pós-venda que é minha primeira Bimmer e não tive problemas, graças a Deus, e ainda não passei pela revisão. Mas antes e depois da venda o consultor Daniel sempre foi muito simpático e solícito. O setor de acessórios tá vendendo os mesmos por preços justos, tanto que se vc cotar lá fora em dólar e converter pra real (dólar turismo) com frete + 60% de Imposto de Importação + IOF + taxa de correio a diferença tá saindo mínima, isso com garantia da autorizada e instalação se for o caso, e algumas acessórios que comprei eram peças M, então acredito que estejam melhorado pós-venda, como melhoraram as vendas. Agora peca por não oferecer garantia adicional, não permitir blindagem e não ter tabela de revisão, aliás ser uma surpresa, o meu já tá apontando 5.000, estou quase na metade km com 1 mês e meio de carro. Por outro lado o estoque é impressionante e e entrega é praticamente imediata, comprei meu 328 na 4a de manhã e entregaram na 5a, realmente pronta entrega, nunca peguei um carro tão rápido.
Bom, essa é experiência Rio de Janeiro, mas como já tenho maior experiência na Audi, digo que Audi é espetacular no pós venda, centro de distribuição gigantesco em Jundiai, entrega rápida, serviços de qualidade e rápidos...
Agora quanto aos carros de cada marca. Para mim BMW é Série 1, 3, X1, X3 e X6, com muito esforço a Série 5 e 4. Audi é A3, Q3, TT e RS6. MB é Classe C, E, S e as AMG que detonam as M em preparação e estilo, apesar do preço.
Bom, quanto aos carros listados no tópico.
Quanto ao câmbio ZF é mais simples de operar que o S-Tronic e mais estético e moderno, além de simular uma marcha a mais e alia perfeitamente ao conjunto dos motores da BMW, como já viu no 320. O S-Tronic é um excelente câmbio automatizado,uma embreagem na ímpar e outra na par, pra quem gosta de brincar operando no manual é excelente, mas no modo automático, apesar de perfeito funcionamento sem solavancos e sem erros na passagem de marcha, acho que não compensa tanto, apesar de também casar muito bem com os motores Audi. O quickdown e frenagem ele reduz perfeitamente, os aumentos também são perfeitos, não criticaria em nada, a não ser a alavanca que poderia ser mais moderna, ocupa muito espaço e é meio retrô. Em questão de consumo, vou comparar o S3 com o 328 que são mais próximos, do que A3 ou o insuperável A1 neste quesito. O S3 "bebia" menos que a 328, apesar de ser de "grife esportiva" e ter um motor mais invocado, acelerar mais rápido, mas também tinha melhor relação cv/kg, o que mais uma vez reitero a excelência da Audi na eficiência dos motores aliado ao câmbio automatizado, mecânica e ultraweight, embora no S3 fosse de 6 marchas por causa do torque pra caixa.
Eu sinceramente acho a 335M um péssimo custo x benefício, não adiciona muita coisa além da 328 (xenon direcional, sensor dianteiro -que vc pode botar por 8 mil na própria CC - Harman Kadan, escapamento duplo separado e preparação de estilo M - rodas 19, volante e soleiras, pelo que vi na CC nas características do carro da vitrine cortaram atualmente o head-up display, aviso de colisão e invasão de faixa) para cobrar 100 mil a mais praticamente, próprios consultores não acham bom negócio, se comparando a 4 abaixo ou 5 pouco acima, deveria custar 30 mil a mais no máximo, a própria crítica é unânime, ainda tendo em vista que o design da 316 a 335 para o público leigo é igual. Vc tem pacote muito similar de equipamentos extras na 428 Grand Coupe M (inclusive com Harman Kadan) que custa 50 mil a menos e possui abertura e fechamento automático do bagageiro ainda, só perde no motor, mas acho que os 6 cilindros, 75 cv a mais, 5 de torque e 0,5s a menos no 0-100 não compensa o que a BMW cobra pro 328. Além disso na 4 vc tem o teto com rebaixamento cupê que você gosta, além de ser mais exclusivo pq é lançamento do fim do ano ano passo e por ser projeto mais novo é mais leve que a 328, desenvolve um pouco melhor o motor. A 335 na revenda em um ano perde 100 mil na troca, pra terceiros cerca de 80-70, e vem facelift aí na série 3, não jogaria dinheiro nela esse ano. Por 20 mil a mais vc pega a 535 que é muito mais carro em equipamento e conforto e revenda, apesar de estar em fim de ciclo também.
A Audi como disse morre no A3 e Q3 (80% das vendas se resumem neles), tem bons carros de nicho, como citei, mas como qualquer carro de nicho de qualquer marca vc perde na revenda, é pra ser 2o carro. A tração quattro da Audi, assim como os motores novos super eficientes (ganhando todo ano melhor motor), pacotes de tecnologia e iluminação (primeiro led e primeiro laser no mercado), são o que a Audi sabe fazer de melhor. O S3 tem tração quattro, embora não fosse permanente como no A7, era conforme demanda, era espetacular, um verdadeiro foguete e muito estável. Mas sinceramente o A7 tá em fim de geração, não tem boa revenda, pior do que a 335, apesar de ter um design atraente e diferente, apesar de manter um design menos chamativo e mais clássico dos Audi (com exceção do A1, R8 e RS6)... Fico ansioso para a renovação da linha da Audi até 2017, começada com o A3 em 2013 e TT esse ano (esse já com nova identidade visual), em breve com R8, e posteriormente com A4, A5, A6, A7, A8 e os Q. Pelo dinheiro do grupo VW e uso comum de plataformas não duvido que roube a liderança da BMW, no Brasil e no mundo.
Mas na casa dos 300 mil, se fosse pra ficar na trinca clássica, iria de Classe E que tem excelente revenda (para mim o melhor sedan grande da trinca em custo x benefício), é ótimo carro, está atualizado (lançou ano passado a nova geração), tem um baita design só perdendo pro mítico Classe S dentro da MB. Senão juntaria um pouco mais e partiria para Porsche ou Jaguar, que é exclusividade para ficar na porta de qualquer restaurante, ao menos que tenha uma Ferrari para concorrer contigo (como vi essa semana que o Porsche 911 até ficou apagado), hahaha, ou então pouparia e pegaria 328 ou 428 Grande Coupe M, se deseja algo mais cupê. Se a BMW resolvesse trazer a M3 ao Brasil em vez da M4 aí a sugestão talvez mudasse..
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demetrius em 22 Fev 2015, 12:51, em um total de 2 vezes.
Carros meus e da esposa:
Mini Cooper 5 Doors S Top 2015
BMW 328 Sport Activeflex 2015
Mercedes Benz C250 Sport 2015
Audi A3 Sportback Ambition 1.8T 2014
Audi A1 Sport 1.4T 2013