Pessoal, muito bom dia/tarde/noite.
Me desculpe se ficar extenso, mas vai ser para quem quiser dar sua opinião, saber as situações que envolvem.
Sou dono de um Jetta 2.5 aspirado de 5 cilindros ano 2007 150hp e torque satisfatório, comprei ele a um pouco mais de 2 anos com cerca de 60.000Km, hoje está com 90.000Km. Ele é completaço, fora os itens de série que são banco de couro, ar bi-zone e tudo mais, ele tem farol original bixenon original com lavador e regulagem automática de altura, teto solar, central multimídia e tirei o abafador pra ouvir ele melhor
Ele faz cerca de 6Km/l dentro da minha cidade que é bem "travada" e 11 na pista, cheia de semáforos, pares e lombadas, sem contar as poucas avenidas. Ando quase 2000Km todo mês. Pago R$2500,00 de seguro dele.
Vou ao menos uam vez ao mês para um rancho a 100Km daqui. A pista não é excelente, mas é boa de se rodar, alguns buracos mas que não chegam a causar problemas, ando nessa pista a muitos e muitos anos. Chegando no rancho há só 50m de terra para andar, que não é esburacada.
Isso estava muito bem, feliz e bonito, até que um fato me chamou a atenção. Numa sexta-feira ele começou a fazer barulho no que parece ser a mocinética (nesse momento o mecânico está verificando). Barulho bem feio, enfim, deixei parado e fui buscar minha namorada com o carro emprestado da minha mãe. Chegando lá a mãe dela perguntou pq eu não estava com o meu carro, quando a minha namorada respondeu que estava com defeito, a sogra disse: Ahh, novidade.
Foi ai que eu parei pra pensar que esse carro está me dando bastante defeito!
Vou listar tudo o que tive que arrumar nele nesses dois anos e colocarei os valores que lembrar.
Curto no chicote que estava solto da injeção e que tive que arrumar uma das saídas da injeção................................R$1.400,00
Uma das 5 bobinas queimou.................................................................................................................................R$200,00
Mais uma bobina queimou.....................................................................................................................................R$200,00
Mais outra bobina queimou, li que queimariam todas até que trocasse e importei 5 pelo ebay, total das 5....................R$450,00
Entrada falsa de ar, que precisou do recondicionamento de uma peça.......................................................................R$150,00
Câmbio automático começou a dar trancos. Problema no corpo de válvulas..............................................................R$3.000,00
Embuchamento das pinças de freio........................................................................................................................R$100,00
Troca rolamento do banco do passageiro com barulho..............................................................................................R$70,00
Sensor do ar condicionado que parou + gás.............................................................................................................R$680,00
Ferrou não lembro que outra parte do ar condicionado que não lembro o nome............................................................R$650,00
Defeito apresentado agora do barulho, que não sei ainda o que é, mas certamente não vai ser menos de R$100,00.....R$XXX,XX
______________________________________________________________________________________________________________
Total por enquanto................................................................................................................................................R$6.900,00
Isso em 2 anos!! Sem contar os itens de desgaste natural, como pastilhas, óleo, filtros.
E ainda não acabou, fora tudo isso que fiz, hora ou outra vou ter que trocar o forro do teto que está começando a descolar, o teto solar range um pouquinho quando fica no sol e esquenta o carro, vou ter que revisar as buchas da suspensão porque estou notando ele fazendo barulhos bem frouxos quando passa nas imperfeições da rua (isso que está com pneus 225/50).
Enfim, só de manutenção corretiva, gastei R$6.900,00 em 2 anos. Isso dá uma média de um defeito no custo de R$287,50 a cada mês. E só notei isso agora!
Bom, a verdade é que estou meio de saco cheio de gastar em defeitos, ficar sem o carro enquanto consertam esses defeitos e a apreensão de que a qualquer hora terá mais um problema. E olha que sou cuidadoso, até detalhista com o carro (apesar de deixar ele quase sempre sem lavar).
Sendo assim, inevitavelmente sou levado a olhar para as bmw, primeiro e principalmente porque a robustez dela é incrível, segundo que o motor é espetacular, em potência e tecnologia, terceiro pela beleza que sempre fui apaixonado. Mas repito, acho a robustez desses carros muito boa. Sobre peças, o ebay está cheio e sempre faço compras por lá, não vejo problemas. Sobre oficina, tenho meu mecânico de confiança e qualidade, que tem minha completa confiança. Tenho em vista, se fosse pra fazer a troca hoje, duas 325i do ano 2002.
Tenho basicamente alguns medos, que me impedem de ir hoje mesmo e trocar. O primeiro é o seguro, será que sairá muito mais caro do que eu pago do jetta? Segundo, corro muito risco de pegar uma judiada? Dá pra evitar isso andando no carro e olhando os itens de sempre antes da compra (já enfrentei um defeito em câmbio automático, isso deve servir de alguma coisa rsrs). E o terceiro não é bem medo, mas dúvida, será que ela bebe menos que o jetta?
Sobre os custos de manutenção, acho que não será muito acima do que gasto no jetta, apesar de ser volks, tem poucos desse no mercado e se quiser peça original tem que esperar vim lá da Alemanha, estou certo?
Bom pessoal, desculpe pela extensão, mas escrever sobre o assunto me ajuda também a pensar e a esclarecer quem quer que leia.
Quem tiver algo a dizer sobre, ou simplesmente opinar, agradeço bastante desde já!
Forte abraço e sorte com as máquinas!