A dirigibilidade de uma BMW é superior a de um Fusion, mas não arrasadoramente superior nos motores de entrada. Se você não vai chipar sua 320i, tal qual a antiga 320i aspirada, vai me desculpar, mas a dirigibilidade não será um diferencial tão grande, porque não haverá potência para aproveitá-la ao máximo, e o Fusion é um carro extremamente seguro e bom de dirigir, e muito, mas muito mais confortável que a 320i com seus runflats odiosos. A impressão de balanço na curva é apenas isso, uma impressão de instabilidade. Ainda mais na CHUVA, meu amigo, o Fusion será MUITO MAIS seguro que sua BMW 320i, com tração traseira. Muito mais. Infinitamente mais. Portanto, novamente, é apenas impressão pelo acerto mais macio da suspensão, que, acertadamente para a categoria de luxo privilegia o conforto.
Quanto a aplicabilidade do Controle de Cruzeiro tenho a impressão oposta: uso o TEMPO todo onde há radares para evitar passar dos limites. Por exemplo, a maior chatice do mundo é manter o carro a 80km/h, ainda mais o meu com 265 cavalos, na Ponte Rio-Niterói. Ainda bem que tenho o Controle de Cruzeiro! Na Av. das Américas na pista do meio 80km/h e lateral 70km/h é também uma mão na roda. Na estrada? Uma maravilha, basta saber usar. Após pisar no freio para uma curva mais acentuada, basta tocar o botão lateral do controle de cruzeiro para ele retomar a velocidade anterior, sem precisar nem acelerar de novo. Se fizer uma ultrapassagem usando o kick-down, basta tirar o pé do acelerador que o carro volta à velocidade programada...
Obviamente não dá para usar no trânsito intenso, ou em decidas/subidas de serras sinuosas. Mas isto muda a grande utilidade do aparato? Claro que não.
Eu acho a 320i mais completa, mesmo custando mais, uma compra melhor que a de entrada. Nem entrarei no mérito da 316i, que, para mim, nem deveria existir (igual a 318i e 320i aspiradas da geração anterior nunca deveriam ter existido, não representam a marca).
A 320i está no meio do ciclo de atualização, a classe C acabou de ser atualizada. O motor da BMW é superior ao do classe C novo 1.6 (acho um erro terem produzido uma versão com 1.6, mas os 156 cavalos desse motor são melhores do que aparentam, mas nem chegam perto do da 320i). A C200 é onde começa a brincadeira, mas aí é mais cara que a 320i GP! Contudo, a top, C250, não está tão cara, apenas R$ 189.900. Antigamente passada dos R$ 220.000!!! Quer facilidade pra escolher um carro? Compre apenas por emoção!!!
É tanto pró e contra pra lá e pra cá que eu fico perdido
Mas, como disse, na categoria mais alta, as BMWs brilham de verdade! O preço dos top de linha caiu muito nos últimos anos, enquanto os de entrada subiram, principalmente do ano passado para o atual.
Se fosse comprar um Sedan Premium Médio eu provavelmente optaria hoje pelo S60 T5 que custa R$ 118.000 e está super completo, e, na minha opinião, tem melhor design que a BMW (que não foi feliz nos últimos desenhos da série 3) e é um pouco menos chamativo que a Mercedes.