A comparação com seguro não tem muito cabimento, muito embora uma Garantia nada mais seja que um tipo de seguro. O seguro demora 10 anos para pagar um carro novo. Já o que se paga para ter garantia paga 99% de todos os problemas que se tem com um carro usado logo na primeira compra. Pilot, sua comparação também não faz sentido, levando em conta o aumento do preço, e gostaria de ver mesmo você conseguir vender sua 118i pelo preço que pagou... E se vender, não comprar uma igual, portanto, a perda é a mesma mesmo que você vende pelo mesmo preço que pagou originalmente.
Somando o que se perde na compra do zero (não tem como não falar que "nem é tanto assim", é sim, um absurdo de perda... a maior perda financeira de qualquer automóvel ocorre no 1o ano, os preços que você vê anunciados são surreais, de pessoas que estão tentando não perder este dinheiro todo, mas nunca vão vender o carro pelo que pedem, vão perder lá pelos 20% brincando, desde a hora que anunciam até a hora que vendem e o preço de zero). Se for um carro de R$ 100.000 perderam R$ 20.000 só nisso... Se for uma BMW vão perder mais uns R$ 4.000 de "garantia" (preço das revisões em 1 ano na média aqui do forum). R$ 24.000 em 1 ano... Você alguma vez já pagou isto em um conserto de carro?
E, como eu sempre digo: carro ZERO é loteria, carro usado é conhecimento. Você anda no carro usado primeiro, pode levar em um mecânico, pode fazer uma revisão completa, pode passar no scanner, pode pegar o histórico de manutenção na BMW ou outra CCS, enfim, pode se garantir mais ainda do que com um zero KM.
Se você não confia em carro usado de marca como BMW, Volvo, etc. Compre então usado de Honda e Toyota... Compre um Accord V6, ou um Camry, são carros deliciosos, potentes, confortáveis e o Accord nem é uma banheira como o Camry, e o 0-100 é no nível da minha 130i... Te garanto que a chance de um carro desses usado, que você ande e passe o scanner, venha a lhe dar problema é ínfima.
Em todas as categorias de preço o carro usado vale muito mais a pena do que um zero... Minha sogra, por exemplo, compra só usado com 1 ano de uso. Só o que ela já economizou evitando a maior desvalorização do 1o ano não está no gibi!!! E ele faz isso desde a década de 90. O último carro zero que ela comprou foi um Tempra Turbo
Eu compro usado desde que, logo no meu primeiro caro zero tive um problema insolúvel que não foi resolvido em garantia levando o carro 1 vez por mês na Volkswagen. Eu tinha 19 anos, tinha comprado o carro com meu dinheiro do meu trabalho, meu primeiro carro zero e logo de cara esta decepção. Pesquisando vi que não estava sozinho nessa. Como sou interessado em mecânica e adoro carros só tive surpresas boas em mais de 23 anos comprando carros usados com todo o cuidado que tenho. É muito difícil maquiar uma BOMBA! Pequenos problemas podem ser maquiados, mas com os scanners de hoje, conhecimento do histórico do carro, possibilidade de andar no mesmo, acelerar de verdade e tudo mais, só se ferra com usado quem é imprudente ou não conhece nada de carro mesmo.
Mesmo essas pessoas ainda tem opção de comprar usados em concessionárias que dão até 1 ano de garantia em caixa e motor, que são as partes mais problemáticas mesmo. Umas dão garantia quase total nos usados. É uma opção muito melhor do que morrer em um zero km.
Pense assim: se garantia fosse bom mesmo para o cliente, vocês acham que a Hyundai daria 5 a 6 anos de garantia? Garantia é bom mesmo para o vendedor, que GARANTE que você vá fazer TODAS as suas manutenções à preço de ouro na CCS!!!
Mas concordo com uma coisa sumariamente: a melhor coisa que existe é poder concordar em discordar e não ter nenhum, absolutamente nenhum sentimento de "ódio" (hauahuaha) entre as pessoas... A melhor coisa que tem é ver pessoas que você respeita (com o Pilot) terem opiniões divergentes das suas... É uma boa medida que você e essas pessoas são inteligentes, afinal, TODA UNANIMIDADE É BURRA!
PS.: Sem contar que se não fossem pessoas como vocês, de quem nós compraríamos nossos carros usados maravilhosos?