Loudenvier,
Sem contar as Kompressor que são anteriores a 2009, até 2011 as C180 eram todas 1.8 Turbo mesmo e sendo o mesmo motor nas 3 (C180, C200 e C250) com algumas diferenças em Intercooler, Turbina e Pistões entre a C180 e a C250 sendo que a C200 acredito que compartilha o mesmo motor da C250. Após 2012 eles reduziram a C180 para 1.6 Turbo porém preservando exatamente os mesmíssimos valores de potência e torque (156 CV e 25 Kgfm) só que o torque máximo começa mais cedo aos 1250 RPM contra 1600 RPM da 1.8T. De acordo com tudo o que eu li, ficou mais econômica, menos poluente e um pentelhésimo mais rápida (coisa de 0.3s) no 0-100 km/h mas há quem discorde e muitos no portal, dizem que o motor perdeu um pouquinho de suavidade e elasticidade e nisso eu acredito. A "catapultagem" da C180 1.6T é sentida em baixa e não em alta. Acima de uns 5000 RPM, o motor grita e vc sente que ele para de ser progressivo. Um companheiro do portal MB, antes de eu comprar o carro fez uma comparação interessante e disse que o carro lembrava um pouquinho o comportamento de um Turbo Diesel. Outra coisa que eu li no Portal foi que de fato, os MB não são amigáveis de se mexer no motor tanto quanto Audi/VW e BMW e os aumentos são menores. Em diversos sites de preparadores no Brasil, vi em tabela de preços os MB ser sempre mais caros do que fazer em Audi e BMW e com ganhos menores em muitas vezes. Por esse motivo, não fico tão confiante em qualquer programação conservadora ou somente Piggyback, fazer o 1.6T passar de 200 CV. Os THP que você mencionou, são motores BMW até onde eu sei, permitindo uma maior flexibilidade no upgrade. Para você ter idéia, o Kit Piggyback da Brabus que é homologado pela MB, aumenta em 19 CV o motor da 1.6T !!!! Esse sim eu colocaria de olhos fechados pois pelo que eu li no Portal, é sem erro pois lê absolutamente todos os parâmetros do motor e se percebe que qualquer um saiu um pouquinho do normal, ele automaticamente é desativado. Este módulo custa quase 7000 reais se importado com um colega que mora na Alemanha e ele é "o cara" para trazer peças para a galera MB.
Como eu disse, estou satisfeito com o desempenho, amo o carro igual um retardado (aliás, isso é algo que preciso trabalhar na cabeça pois até neura de parar perto de outros carros eu tenho, com medo de baterem porta, etc. Manobrista ??? Isso é algo impossível !!) e por aí vai. O problema é que na mente da gente, essa busca por potência não tem fim só que desta vez, não posso brincar com isso pois os gastos com nossos carros MB/BMW, são estratosféricos e não quero quebrar nada ou ter problema com nada. Esse é o grande dilema em colocar ou não o Piggyback. Quanto à Dastek, eles reprogramam a própria ECU, certo ?? Li que nas MB, não é possível fazer isso pois são travadas e ainda se não fossem, é perda de garantia imediata.
Enfim, não sei o que fazer ! RS
Pilot,
Legal ! Por você voar o AW139, já até sei de que empresa você é hehe. Sou da vizinha a esquerda (Vermelha, Azul e Branca) rs
. Vôo o SK-76 e o EC-225. Estou de férias terminando dia 15/6. Muito legal o teu carro !! Aliás como eu disse, todos eles ! As escolhas são difíceis !! O que eu adoro incondicionalmente na C180 é a parte de dentro ! Acho o acabamento destruidor ! Dessa gama toda, o que menos me impressionou foi, acredite, do A4 ! Até o Volvo V40 me impressionou muito !! E para diridir, espetacular também ! Uma pena Volvo ser um pouco ofuscado no Brasil e ter valor de revenda tão baixo ! Fiquei balançado violentamente entre a C180 e a 320i F30 e não tenho como negar que o preço também contou na decisão uma vez que a F30 está em seu auge e a C180 W204 está no final da carreira (Na Europa tem um monte da nova W205 que eles dizem que está realmente como uma mini S-Klass, diferente do CLA 200 que está custando uma piada sendo que tem as mesmas características e acabamento do A-Klass). A diferença entre a C180 na promoção que peguei em Janeiro para a 320i que ainda não era Flex, estava de 14 mil reais !
Bom, ainda vou decidir o que fazer. Tem horas que me dá um tremendo ânimo de instalar e tem horas que eu penso: "Não vai mexer que você VAI se arrepender". E além do mais, como o Egennari disse, no motor da 320i, dá para esconder o módulo por completo. Na C180, é impossível pois a capa do motor é justinha para cobrir o cabeçote. Para um desavisado talvez não seja notável mas para alguém mais entendido, fica relativamente aparente ! Fiquei até pensando se na inspeção CONTROLAR daqui de SP, alguém poderia falar alguma coisa ! Seria um saco ter que retirar o módulo nas revisões E nessa inspeção !
Abs