por loudenvier » 18 Fev 2014, 17:55
Apenas alguns comentários: o momento que mais compromete o motor é justamente o momento que o mesmo é ligado. Claro, isto acontece porque está frio, e o óleo decantado, logo não afetaria o sistema START/STOP. Contudo, duvido que seja benéfico à durabilidade do carro desligá-lo nos semáforos, etc. Na minha humilde opinião de apenas metido a entendedor, acredito que isto deva exigir mais do motor do que se ele ficasse ligado pelos breves instantes de um sinal. Seguindo este mesmo raciocínio, não consigo imaginar que isto seja bom para o motor, por exemplo, em um engarrafamento... Logo, duvido que ajude a aumentar o tempo entre as trocas, na verdade deve é diminuir...
Quanto ao prazo de troca de óleo... Lá fora a BMW diz em até 20.000 entre trocas... O clima mais quente não exige menor tempo entre trocas, porque a temperatura operacional do motor já é MUITO MAIS ALTA que a ambiente. Apenas se o carro estiver esquentando acima da média é que isto pode causar problemas, mas isto seria mais um problema no sistema de arrefecimento do que temperatura ambiente.
Contudo eu não "compro" estas trocas tão longas... Dependendo da tecnologia do meu motor eu troco em intervalos de 10.000 (motors VW AP, antigos da GM como do Astra), 7.000KM (motores mais potentes atuais, como o 2.0 do C4 VTR), 5.000KM (motores de alto desempenho como o do meu antigo C30, e do atual 130i)... Prefiro prevenir do que remediar, mas só faço isto porque não preciso trocar na concessionária, onde tudo é mais caro...
Na Volvo eles programavam as revisões para 10.000 KM de intervalo, um absurdo uma vez que no manual eram de 20.000 km... e mais absurdo ainda: obrigam a troca da correia dentada com 60.000km enquanto que no resto do mundo é com 100.000 milhas...
O que aprendemos com isto? Lá fora, com um mercado consumidor exigente e maduro, eles fazem propaganda do quanto é BARATO manter um carro, e tentam mostrar que a manutenção é mínima... aqui no BR, onde a maioria nem liga pra isso, só reclama depois que compra, eles não estão nem aí, e chegam ao absurdo de AUMENTAR a frequência das revisões, desnecessariamente e em detrimento do consumidor, o qual, por sua vez, aparentemente não liga ou se liga, não faz nada à respeito!
A última vez que uma concessionária viu meu dinheiro foi a Toyota, da qual fiquei fã... Se eles trouxessem seus carros interessantes pra cá (GT-86, etc.) eu NUNCA iria comprar de outra marca. Só lá vi respeito ao consumidor de verdade. Cheguei pedindo para comprar um monte de peças pq tinha "certeza" de qual era o problema e fui convencido a deixar na mão do mecânico deles pra ver o que era, e, no final, economizei mais de R$ 800 porque eles foram honestos!