BMW 320 Flex

Sessão destinada a Série 3

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor PilotMartyMcFly » 22 Dez 2013, 14:18

Pessoal, sei que gosto não se discute, mas eu dificilmente compraria uma BMW Flex.

Não mesmo, eu fugi recentemente de um Flex e não pretendo voltar nunca mais. Na minha opinião, esse negócio de "desenvolvido para o mercado brasileiro" já é um grave indício de modificações que não me alegram, algo diferente do que é produzido na Alemanha.

Se pensarmos de forma prática então, eu acho um "mico" esse negócio de flex. Tive um outro carro Flex por 4 anos e posso contar nos dedos as vezes em que abasteci com o Alcool. Primeiro porque o consumo fica bem mais alto e a necessidade de abastecer toda hora cansa. O motor não é tão bem acertado, o carro fica bem mais áspero com o Alcool, não gostava. Segundo porque foram raríssimas as vezes em que o preço do Alcool estava competitivo vs o da gasolina.

Se você pegar o mesmo carro versão Flex e outro versão somente a gasolina(carros idênticos), abastecer os 2 com gasolina, o Flex é bem MENOS econômico, mesmo rodando com o mesmo combustível(gasolina) do que a versão só a gasolina, ou seja, você sai na desvantagem se abastecer com gasolina pois o Flex consome mais e também sai na desvantagem em abastecer com Alcool, pois aquela conta de % para ver qual é o combustível mais vantajoso raramente dá alguma vantagem para se abastecer com alcool. Cansei de fazer esse teste na época que eu tinha um Civic Flex para o dia a dia e um amigo tinha um Civic só a gasolina. O Flex perde feito em consumo, aspereza e etc. Potência? Só 2 cv imperceptíveis.

Se eu fosse comprar a minha Bimmer hoje e tivesse uma versão flex e outra só a gasolina, não teria dúvidas, iria na só a gasolina com certeza.

Outra coisa que eu acho importante destacar é que possivelmente essa 320 Flex seja um teste da BMW, já que todos os veículos fabricados em território nacional tem por obrigação possuir motor Flex, isso é uma imposição do governo. Como a BMW está se preparando para a fábrica em SC, deve ser estratégia. Eu justamente sempre fiz questão de ter um automóvel importando como um BMW para fugir desse negócio de Flex, o qual considero tecnologia de "indio", pois não conseguimos usar adequadamente. Se o alcool fosse bais barato ou tivesse qualquer outra vantagem, mas sabemos que no final acaba ficando "elas por elas".

Amigos, essa é a minha opinião, mas respeito a de todos.

De qualquer forma, parabéns pela aquisição. É mais uma experiência para o fórum.
118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 843
Registrado em: 04 Jul 2013, 09:49
Localização: Curitiba/RJ
Modelo:

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor mtedesco » 22 Dez 2013, 21:29

Concordo parcialmente. Falando em desempenho, certamente o álcool leva vantagem. Uso no dia a dia uma Montana flex que anda MUITO melhor com álcool. As curvas de potencia e torque ficam bem diferentes de acordo com o combustível. É só colocar gasolina que vira uma carroça. No álcool ela fica áspera e barulhenta, mas responde muito melhor. A sensação dos "2cv" é muito maior com álcool por conta dessa alteração no comportamento do carro.
Agora, falando em consumo e economia, definitivamente a gasolina é mais vantajosa na maioria dos estados. O "Flex" é só uma adequação nos parâmetros da injeção (e alguns poucos componentes) para se adequar ao combustível (atrasar ou adiantar o ponto da ignição, abertura de bicos, etc). O sistema fica no meio termo, nem anda tanto quanto poderia com álcool e nem economiza tanto como poderia na gasolina, Não sei se a BMW "testaria" um produto vendendo diretamente pro consumidor que paga mais de R$150mil, mas talvez seja mesmo um teste de aceitação para clientes como o McFly. Tem que ver qual é o perfil do comprador.
Mauricio T.
'11 Black 130i
mtedesco
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 184
Registrado em: 08 Jun 2013, 15:51
Modelo:

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor egennari » 31 Dez 2013, 05:02

Senhores, semana que vem eu pego minha 320i Flex. Alguém poderia me ajudar com 2 dúvidas que tenho do carro: no painel das 320i flex, no ponteiro que marca a eficiência dinâmica do carro, este ponteiro é físico ou em led? A outra questão é se alguém já usou um tanque de etanol para contar sua experiência.

Agradeço a quem puder me ajudar e Ótimo 2014 à todos.
Avatar do usuário
egennari
Especialista
Especialista
 
Mensagens: 453
Registrado em: 29 Dez 2013, 13:43
Modelo:
Localização:

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor egennari » 01 Jan 2014, 10:42

Olha a matéria que encontrei sobre a tecnologia empregada nas 320i Flex:
O primeiro modelo flex da BMW teve a ajuda da engenharia brasileira da Bosch, que ganhou experiência com o fornecimento do sistema em larga escala no Brasil. Após o período de desenvolvimento, a Bosch passou a fabricar e fornecer à BMW na própria Alemanha os principais elementos do powertrain bicombustível, incluindo a central de controle eletrônico, bombas de alta e baixa pressão e a injeção direta que trabalha entre 200 e 250 bars.

“Pela primeira vez desenvolvemos um motor só para um país”, destacou Luiz Estrozi, gerente técnico do BMW Group Brasil. “Como nossos carros já entregam desempenho suficiente, privilegiamos a economia”, disse Estrozi, para explicar por que não houve aumento de potência quando o 320i ActiveFlex usa só etanol. Segundo ele, quando abastecido com o biocombustível, o carro gasta cerca de 38% mais do que com gasolina. Em comparação com a média dos modelos flex brasileiros, que na média consomem 43% mais com álcool, houve um ganho de cinco pontos porcentuais.

O principal fator a favor da economia, no caso da BMW, é o uso da injeção direta e um sensor instalado antes da câmara de combustão – ao contrário dos demais carros flex, que leem essa mistura após a queima. O sensor indica o combustível antes da detonação, fazendo com que a central eletrônica ajuste com maior eficiência a quantidade exata de etanol ou gasolina (ou ambos misturados) necessária para o desempenho requerido pelo pé no acelerador.

Também graças à injeção direta calibrada para o álcool e ao comando eletrônico de válvulas foi conquistado mais um avanço para a tecnologia flex: o motor da BMW é acionado a frio com 100% de etanol sem necessidade de injeção de gasolina, o que elimina o tanquinho, nem do sistema de pré-aquecimento dos bicos injetores.

O turbocompressor usado pela BMW em seu flex é um Honeywell Garrett de duplo estágio, o primeiro a operar em um carro flex à venda. Segundo a engenharia da marca, não foi necessária nenhuma modificação para a turbina funcionar com etanol. “Não houve nenhuma contaminação, pois o etanol evapora antes da admissão no turbo. Fizemos vários testes e não houve necessidade de nenhuma mudança”, afirmou Markus Brown, gerente técnico do projeto de motor flexível da BMW.
Avatar do usuário
egennari
Especialista
Especialista
 
Mensagens: 453
Registrado em: 29 Dez 2013, 13:43
Modelo:
Localização:

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor mec0020 » 02 Jan 2014, 20:04

Tô com uma também mas não consigo me movimentar em Florianopolis nesta época do ano aqui. Transito parado.
BMW 320 2014 ActiveFlex.
Avatar do usuário
mec0020
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 136
Registrado em: 07 Dez 2013, 19:26
Localização: Floripa - SC
Modelo:

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor mflorizi » 03 Jan 2014, 00:28

Olá galera, sou novo no forum e por esse motivo pergunto a todos amigos
foristas.

O que acham melhor esperar e comprar uma BMW 320i GP Flex Zero pagando R$136.000,00 ou comprar uma nova 13/14 standard com 6000km por 117.000,00 ?

Na hora da revenda o que acham, qual sera mais fácil de vender ??

Obrigado pela opniao de todos e um ótimo 2014 para tidos.
mflorizi
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 43
Registrado em: 03 Jan 2014, 00:23
Modelo:

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor egennari » 03 Jan 2014, 11:26

Avatar do usuário
egennari
Especialista
Especialista
 
Mensagens: 453
Registrado em: 29 Dez 2013, 13:43
Modelo:
Localização:

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor mflorizi » 04 Jan 2014, 01:21

mflorizi
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 43
Registrado em: 03 Jan 2014, 00:23
Modelo:

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor egennari » 04 Jan 2014, 10:00

tem este anuncio no webmotors:
http://www.webmotors.com.br/comprar/bmw ... 3/11056692

114 k na Sport GP........Não adianta pedir que ele não baixa nem um centavo.....mas realmente o preço está muito bom. Quase comprei esta mas depois acabei decidindo por um 0km por causa do motor flex. Como vai virar padrão, vai acabar desvalorizando um pouco as monofuel.
Avatar do usuário
egennari
Especialista
Especialista
 
Mensagens: 453
Registrado em: 29 Dez 2013, 13:43
Modelo:
Localização:

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor mflorizi » 05 Jan 2014, 12:15

mflorizi
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 43
Registrado em: 03 Jan 2014, 00:23
Modelo:

AnteriorPróximo

Voltar para Serie 3 - (316i, 320i, 320i Top, 325i, 335i Spo, 335i Cabrio e M3) (E21, E30, E36, E46, E90,...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes