por FLY-SCHMITZ » 18 Jun 2013, 11:58
Olá amigo, a 4 anos tenho uma 318ti ano 98, em excelente estado,( tem fotos na galeria do fórum, está como Schmitz, uso os dois nicks) que acontecia o seguinte, quando estava com o motor frio, o câmbio automático funcionava perfeitamente, porém com o motor quente, dava uns trancos nas reduções de 3ª para 2ª marchas, sendo que muitas vezes entrava no modo de emergência, então eu tinha que desligar o carro, esperar 1 minuto e o câmbio voltava ao normal, desde que comprei o carro era assim e a lenta era meio irregular e tinha uma leve trepidação, mas nunca chegando a morrer.
Fiz limpeza de bicos, troquei velas, comprei um scanner pelo OBD China e nada acusava, levei o carro em oficinas pra solucionar esses defeitos, a lenta e os trancos no câmbio, mas não deixei ninguém fazer o serviço porque não senti confiança, pensei, a BMW não pode ter feito um câmbio que rode só 100 mil Kms.
Diziam que era a solenóide, que era óleo velho, que quando se abre um câmbio desses era pra eu me preparar pra "gastar", era só profecia do apocalipse no meu ouvido, então peguei raiva de mecânico, não entendem porra nenhuma, baixei pela internet o service manual e eu mesmo mexo no meu carro.
Então rodei com o carro esses anos todos esperando o câmbio um dia "abrir o bico", como tenho outro carro, uso a compact no máximo 500 km/mes, o carro nunca me deixou na mão, só não era perfeito por causa dos malditos trancos, pois a lenta trepidante não me incomoda muito, porque é pouquinho.
Porem tudo mudou a 2 meses atrás, liguei o carro e começou a falhar e tava com um forte cheiro de gasolina, comecei a procurar a causa e achei uma rachadura no cabo de ingnição nº 1, era na coifa que envolve a vela, fazendo fugir corrente, o carro ficava sem queima neste cilindro e expelia a mistura ar/combustível pelo escape, porisso o forte cheiro de gasolina.
Entrei no Mercado Livre, comprei um jogo novo de cabos de silicone, preto, 7mm, nacional por 180 reais, retirei na loja aqui em São Paulo, instalei no carro, aproveitei e limpei a gradinha da MAF ( medidor de massa de ar) que tinha umas crostas de poeira grudadas, liguei o carro, a lenta melhorou 80%, as quedas de RPM sumiram, mas o mais incrível foi o que aconteceu com o câmbio, sumiram os trancos!!
No outro dia saí com o carro e peguei um engarrafamento monstro, nesta situação era chegar em casa e tomar um tandrilax e um dorflex, pra dor no pescoço, de tanto tranco que o carro dava, escapava marcha, sempre a 3ª e as vezes acabava entrando no modo de emergência, quando cheguei, falei pro carro na garagem, " Cadê os trancos? Tá me tirando?? "
Lá se vão 2 meses e nada de tranco, câmbio funcionando magistralmente, trocas e reduções com uma suavidade incrível.
O consumo também melhorou, de 12,2L/100 km pra 10.6L/100 km no computador de bordo, rodando o mesmo trajeto, casa/aeroporto de guarulhos/casa.
Não sei se foi a troca dos cabos de ignição, limpeza da MAF ou as duas coisas, só sei que as BMW são muito eletrônicas, tem sensor pra tudo e o carro se comunica inteiro, se tem um cilindro queimando mal, pode sim atrapalhar o câmbio automático, até trocas de rodas por modelos maiores podem atrapalhar o câmbio, se a circunferência do pneu for muito diferente do original, pois até isso influi no seu funcionamento.
Minha dica é não pensar só no câmbio, pois pode ser outra coisa, que no fim está refletindo no câmbio. EX: Bobinas, cabos de ignição, MAF, rodas fora de medida, motor falhando,( as vezes é tão pouco que a gente nem percebe).
Uma coisa é certa, não pode um câmbio da BMW não aguentar rodar 50 mil/km, como é o seu caso...
Um abraço!