Luzes do painel da E36

Sessão destinada a Série 3

Luzes do painel da E36

Mensagempor marcioandrei » 12 Mai 2013, 19:05

Boa noite,
Tenho uma 323ti Aut 99/99.
Desde que comprei, percebi que quando eu aciono a chave de ignição, as luzes de Airbag, ASC e ABS não se acendem, tampouco piscam. Quando pressiono o botão ASC, a luz indicadora no painel também não dá sinal de funcionamento.
Então pergunto: isso pode ser alguma avaria no sistema de ABS, ASC e/ou Airbag? As lâmpadas podem estar queimadas ou terem sido desconectadas de propósito? Pode ser problema de fusíveis? Ou é do funcionamento normal essas luzes nunca se acenderem?
Os amigos proprietários de E36 poderiam citar ou postar fotos de quais as luzes se acendem no painel na posição 2 da ignição para que eu faça a comparação com o meu.
Abraço!
marcioandrei
Ativo
Ativo

Modelo:

Re: Luzes do painel da E36

Mensagempor Manzato1979 » 12 Mai 2013, 20:06

Sinto informar, as luzes do painel devem ligar qdo a chave encontra-se na posição 2 e qdo dado partida as luzes devem se apagar... Todas...

As luzes são uma forma de chegar se há um problema no sistema ou não... Principalmente a do airbag, que é as mais comun; No banco possui um sensor de peso, que costuma dar algumas falhas, na maioria das vezes, o pessoal manda o carro para o lavar e o mulecada mete o aspirador de pó debaixo do banco...

O melhor a fazer é passar o carro no scaner...

Abraços...
Manzato1979
Ativo
Ativo

Modelo:

Mensagempor marcioandrei » 12 Mai 2013, 20:15

marcioandrei
Ativo
Ativo

Modelo:

Mensagempor marcioandrei » 13 Mai 2013, 22:59

Caros amigos,
Respondo o meu próprio tópico para descrever como resolvi quase por completo o problema das minhas luzes do painel da 323.
Resolvi, antes de mandar a Furiosa para o scanner, abrir o painel de instrumentos e verificar qual a situação das lâmpadas que citei no post acima.
Para retirar o painel, utilizei o tutorial da Pellican Parts, disponível em http://www.pelicanparts.com/bmw/techart ... Gauges.htm
Vale lembrar que a minha 323 compact não tem ajuste de altura do volante, então não consegui sacá-lo completamente. Mas o fato de soltá-lo e trazê-lo para fora já torna possível a substituição das lâmpadas em falta ou queimadas.
No meu caso, faltavam as lâmpadas do ASC-T, da Transmissão Eletrônica e do ABS, além de estar queimada uma das lâmpadas de iluminação do painel. Aconselho a quem for proceder a troca, levar a lâmpada a ser substiuída até a loja de peças para que compre uma com a porência correta.
Painel montado, revisadas as conexões dos cabos, colocado no lugar, lâmpadas funcionando. Porém, o mostrador do combustível resolveu não funcionar. Nesse caso, a dica é: 1) desligar o veículo; 2) retirar o fusível número 46; 3) religar o veículo; 4) desligá-lo novamente; 5) recolocar o fusível número 46; 6) religar o veículo e verificar o funcionamento do marcador de combustível (fuel gauge). Pra mim, funcionou.
A única lâmpada que ainda não acendeu foi a do Air Bag, então no decorrer da semana eu tentarei encontrar o defeito.
Abraço!
marcioandrei
Ativo
Ativo

Modelo:

Mensagempor Manzato1979 » 14 Mai 2013, 21:55

Manzato1979
Ativo
Ativo

Modelo:

Mensagempor Manzato1979 » 14 Mai 2013, 21:56

Manzato1979
Ativo
Ativo

Modelo:

Mensagempor marcioandrei » 15 Mai 2013, 15:11

Caro amigo Manzato,
Vacilei. Não tirei as fotos. Mas o tutorial da Palican Parts citado acima está bem didático.
Só para complementar, os parafusos do meu painel eram tipo Torx (estrela). E para puxar o painel para a frente, caso os amigos não tenham boas unhas, um cartão plástico (como os de credito) colocado entre o painel solto e a moldura auxilia na tração para fora.
Abraço!
marcioandrei
Ativo
Ativo

Modelo:

Voltar para Serie 3 - (316i, 320i, 320i Top, 325i, 335i Spo, 335i Cabrio e M3) (E21, E30, E36, E46, E90,...)