BMW E46 M3 CSL - Quatro Rodas

Sessão destinada a Serie M

BMW E46 M3 CSL - Quatro Rodas

Mensagempor Rodrigo C. » 15 Mar 2013, 23:51


O BMW M3 é um cupê capaz de fazer um motorista comum se imaginar a própria reencarnação de algum piloto famoso, como um Nuvolari ou um Caracciola, ases dos anos 30. Em nossa edição de março, ele andou junto com modelos Ferrari e Porsche sem desapontar. Mas os engenheiros da Motorsports, divisão de competições da BMW, não estavam satisfeitos. Eles queriam um esportivo que proporcionasse ao motorista sensações ainda mais próximas das experimentadas pelo pilotos nas pistas de competição. E, assim, fizeram o M3 CSL, um M3 que oferece um modo de pilotagem mais rápido, preciso e direto. Um carro de corrida para andar na rua.

O M3 CSL foi apresentado no Salão de Frankfurt de 2001, mas só virou realidade em 2003. No Brasil, o carro que avaliamos nesta reportagem é, segundo a importadora Forest Trade, de São Paulo, exemplar único, pelo menos por enquanto. Ele foi trazido ao preço de 200 000 dólares por encomenda de um cliente que nos permitiu uma voltinha.

Por força do hábito, a primeira coisa que fiz ao me sentar ao volante do M3 CSL foi procurar o botão na lateral esquerda do banco para ajustar a distância do assento. Mas, para minha surpresa, não havia botão algum. Os alemães projetaram o M3 CSL começando por aliviar peso. Daí a sigla CSL, que vem de Coupe Sport Lightweight, ou "cupê esportivo leve". No início, eles queriam retirar todos os equipamentos considerados supérfluos. Bancos com ajustes elétricos e sistema de navegação por satélite foram os primeiros a sair. Airbags, só frontais. Mas ar-condicionado e sistema de som ficaram, como opcionais. A redução de peso não foi só na retirada de itens, no entanto. Os engenheiros praticamente reconstruíram o M3, substituindo componentes convencionais por outros menos pesados. Na carroceria, não economizaram materiais leves como fibra de carbono (no teto e na estrutura de fixação do pára-choque dianteiro), fibra de vidro (no suporte do pára-choque traseiro) e até papelão (no piso do porta-malas). O vidro da janela traseira também foi trocado por outro mais fino. Na ponta do lápis, o M3 ficou 110 quilos mais leve.

O motor 3.2 de seis cilindros também foi para o spa. Recebeu um novo coletor de admissão de fibra de carbono e paredes mais finas no sistema de exaustão, para emagrecer. Mas, em compensação, ganhou massa muscular, com o aumento do diâmetro dos dutos de admissão e escape e do tempo de abertura das válvulas, o que fez com que ele respirasse melhor. Além disso, sua central eletrônica ganhou mais 25% de capacidade de processamento. É ela quem controla as seis borboletas de admissão, uma para cada cilindro, e permite ao motorista escolher a velocidade de resposta do motor aos comandos do pedal. Para isso existe um botão no console, com uma escala que vai de standard a esporte. A potência máxima, que era de 343 cavalos, pulou para 360 cavalos. E a relação peso/potência, que no M3 é de 4,5 kg/cv, baixou para 3,8 kg/cv.

Segundo a BMW, o M3 CSL acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos (enquanto o M3 gasta 5,2) e atinge 200 km/h em 16,8 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. Escutar o ronco do motor do M3 CSL é um prazer a ser desfrutado. É um som grave e estimulante, produzido já a partir de baixas rotações.

Nos sistemas de câmbio, freios, suspensões e direção, o M3 CSL usa os mesmos equipamentos do M3, apenas modificados para atender as novas solicitações em função da redução de peso do carro e do aumento da potência do motor. O M3 CSL vem com câmbio eletrônico seqüencial SMG de seis marchas. Seus discos de freio tiveram o diâmetro ampliado e, nas suspensões, molas e amortecedores foram recalibrados. A direção, do tipo pinhão e cremalheira, ficou mais direta (a relação mudou de 15,4:1 para 14,5:1).
Como resultado, o M3 CSL adquiriu um comportamento bem mais arisco. Um temperamento explosivo e perigoso nas mãos de um jejuno. O câmbio, com 11 programas de troca diferentes, é muito rápido nas mudanças (no modo manual ou automático). Segundo a fábrica, o tempo de troca das marchas é de 0,08 segundo. Os freios respondem ao menor toque de pedal. De acordo com a BMW, vindo a 100 km/h o M3 CSL pára em 34 metros, o que significa uma desaceleração de 11 m/s2 (ou seja, mais de 1 g). A suspensão, ajudada pelos pneus 225/40 ZR19 na frente e 255/35 ZR19 atrás, transmite ao motorista as mensagens do piso.

O temperamento do M3 CSL se parece muito com os modelos que disputam as categorias de turismo. Ele se assemelha, por exemplo, ao esportivo Alfa Romeo Brera, um protótipo com chassi tubular e motor V8, construído pela Italdesign, que nós mostramos na edição de abril de 2003. Dentro da Série 3, a distância do M3 CSL para o M3, em esportividade, é a mesma que existe do M3 para um 330i, este um sedã de bom desempenho, mas com alto nível de conforto. Para quem gosta de emoções fortes - mas não necessariamente baratas -, o M3 CSL tem de sobra.

Ficha técnica

Motor
Dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em linha, 24 válvulas
Cilindrada: 3246 cm3
Diâmetro x curso: 87 x 91 mm
Taxa de compressão: 11,5:1
Potência: 360 cv a 7900 rpm
Torque: 37,7 mkgf a 4900 rpm

Câmbio
Seqüencial, 6 marchas, tração traseira.
I - 4,23:1; II - 2,52:1; III - 1,67:1; IV - 1,23:1; V - 1,00:1; VI - 0,83:1; Ré 3,75:1;
Diferencial 3,62:1

Carroceria
Comprimento, 449 cm;
largura, 178 cm;
altura, 136 cm;
entre-eixos, 273 cm
Peso: 1385 kg
Peso/potência: 3,8 kg/cv
Peso/torque: 36,7 kg/mkgf
Volumes:
Porta-malas, 410 l; tanque de combustível, 63 l

Suspensão
Independentes, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. McPherson, na dianteira, e semi-eixos com duplos braços longitudinais, na traseira.

Freios
Discos ventilados nas quatro rodas, com 345 mm de diâmetro na dianteira e 328 mm na traseira

Direção
Hidráulica, pinhão e cremalheira

Rodas e pneus
Alumínio, aro 19;Continental SportContact, 225/40 ZR19 (diant.) e 255/35 ZR19 (tras.)

Preço
200000 dólares
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