Boa noite, tudo bem pessoal?
Tenho 33 anos, sou arquiteto, moro em Niterói e adoro os carros da BMW (principalmente os modelos dos anos 70, 80 e 90). Mas apesar de toda essa paixão eu nunca tive um carro da marca.
Desde os meus 18 anos já tive modelos de diversas marcas (Peugeot 306 xr 1.8 1997, Honda Civic lx 1.6 16v 2000, VW Golf 1.6 2001, Honda Fit lx 1.4 2004, Peugeot 206sw 1.4 2007 e agora um Ford Focus gl 1.6 2009 - portanto só carros normais rsrs), mas por nenhum deles eu realmente fui apaixonado. Até hoje eu me arrependo de não ter comprado uma Compact 1995 em perfeito estado assim que tirei a carteira em 1999. Teria sido um belo primeiro carro!!! Até meu pai deu uma força, mas fiquei com medo de chamar a atenção demais, sei lá... aliás ao longo desses anos já tive a oportunidade de comprar outros carrões (como um Passat VR6, Honda Prelude, etc), mas a racionalidade sempre falou mais alto...
Bom, tenho amadurecido a ideia e acho que está chegando a hora de sair do arroz com feijão automobilístico. Meu grande desejo é pegar uma E36, o carro mais bonito de todos os tempos na minha opinião (apesar de amar também a E39, mas é muito grande), porém eu tenho alguns medos e dúvidas.
Meu carro atual (Focus mk1 1.6 2009) é relativamente econômico e confiável e está em PERFEITO estado. Apenas 54 mil km rodados (comprei em 2013 com apenas 24 mil km rodados!), revisões feitas na Ford, muito novo mesmo. Não me dá dor de cabeça e o valor do seguro é barato... mas é aquilo, não é uma paixão, mas me atende bem como meio de transporte.
Será que estou sendo muito louco em querer trocar meu carro atual por um com 20 anos de idade (desejo uma BMW 1995 ou 1996 (325/328)?
Qual o consumo médio (quero saber de quem tem experiência)? Qual o valor do seguro... aliás as seguradoras fazem o seguro desse carro? Qual o valor das peças? O valor manutenção é muito fora da realidade? Há a disponibilidade de peças originais por preço justo? Ou terei que recorrer a genéricas? São essas e mais questões que ainda me travam... tenho medo de trocar e depois ter muita dor de cabeça.
Bom, espero que me ajudem.
Ahh.. e eu gostaria de uma com o visual da imagem que postei, de preferência prata, branca ou cinza. Adoro a sobriedade dessas rodas....
Caso eu venda realmente meu carro atual, terei que dar uma bela garimpada. Mas essa é uma das partes legais =)