Bem vindo ao fórum, fullgripRS!
Minha recomendação a você a a todos que começam, é que leiam tudo que puderem, ao máximo, pois suas respostas sempre estarão já bem esclarecidas em diversos tópicos.
Não comecem perguntando sobre assuntos genéricos, porque receberão respostas genéricas.
BMW série 5, da década de 90 são ainda as "verdadeiras", na minha opinião, mas depois das E34 já há um tênue caminho que descamba para o excesso de eletrônica embarcada... e seus problemas decorrentes.
BMW série 5 não são carros que se compram pensando em economia ou uso diário, a não ser que a fonte de renda seja inesgotável, mas aí vc não compraria uma 97... Dá pra ver que sua experiência se resume a carros "novos", com peças descartáveis e mecânica (profissionais mecânicos inclusive) acessíveis, mas esqueça isso com as BMs da década de 90. Vc precisará de sorte e até algum milagre para achar quem tenha paciência e conhecimento, e que se enquadre dentro do seu orçamento e da sua expectativa.
Sempre ratifico que BMWs da década de 90 são carros fascinantes, icônicos e devolvem todo seu investimento em um prazer indescritível em pilota-los... Mas não são nada baratos.... Talvez na hora de comprar, mas nunca se esqueça do ditado popular: "Não existe nada mais caro que um carro alemão barato".
Ninguém com um mínimo de consciência vai te responder qual o custo de manutenção sem chutar, então é melhor saber que é caro, seja qual for seu estágio de vida. Seguro, desista. Uso diário? Se usar vai quebrar, na mesma proporção de um idoso ter um infarto...
Compre seu carro e lembre-se que vc só se interessou por ele pelo estado que estava, se usar muito ficará como todos os outros que vc descartou... Se largar mão da manutenção, perderá a segurança para os passeios dominicais... Se quebrar na estrada, é bom que tenha mantido uma amizade duradoura com o cara do guincho...
Minha experiência é pequena em BMW, tenho duas série 5, velhinhas, mas ando bem pouco com elas porque sou pobre...