Olá, Confrades.
Tenho pesquisado muito aqui no Fórum em outros também sobre o consumo de óleo dos motores N46 (118i, 120i, 320 i, X1 todas 2.0 16 v etc...) temos duas situações crônicas o vazamento na bomba de vácuo muito comentado aqui e o dos retentores das hastes de válvulas, o que vou abrange.
Pelo que li tem duas técnicas de execução desse serviço, uma seria removendo o cabeçote (mais usada) e outra removendo somente a tampa de válvulas.
Após um levantamento em minha região encontrei 03 oficinas especializadas em BMW, conversei um pouco com cada, dois disseram que para fazer o serviço eles removem o cabeçote o que vai demandar mais tempo na execução ficando com carro parado entorno de 7 dias, esse serviço fica entre R$ 4.200 a 5.200 o que justifica o valor a quantidade de horas para mão de obra, quantidade de peças a serem substituídas e serviço de retifica do cabeçote (sede/guia de válvulas, assentamento, limpeza/banho ) ambos dão garantia do serviço sem quilometragem especifica .
A quem afirme que somente desta forma consegue-se substituir os 16 retentores das hastes de válvula.
Li que a técnica de remover somente a tampa de válvulas é mais moderna, que exige uma ferramenta especifica adequada para substituição dos retentores, simpatizo mais com esta, penso porque retirar todo cabeçote e mexer onde não demonstrar ter problema, essa é minha opinião não sou mecânico, quem sabe mude após alguém explicar nos mínimos detalhes.
Conversei com pessoal da 3º oficina especializada recebi informação que fazem o serviço por cima removendo somente tampa de válvulas, fica em R$ 3.000 peças e mão de obra demanda menos tempo de carro parado 02 dias, reduz também o tempo de mão de obra e a quantidade de peças a serem substituídas (retentores das haste de válvulas, junta da tampa e retentor do sensor valvetronic) a junta da tampa talvez não necessite trocar tem de examinar , o coordenador técnico, que falou sobre o serviço, disse já ter feito em várias BMW, usa técnica de remover a tampa de válvulas e outros componentes não sendo necessário retirar o cabeçote faz isso a bastante tempo, afirmou que com a ferramenta adequada consegue trocar todos os retentores das haste de válvulas.
Comentou sobre fato de correr riscos desnecessários com a retirada do cabeçote e a substituição de mais pecas que encarece o serviço.
Senti confiança no que me foi dito, enquanto aguardava o atendimento, vi sobre uma estante vários suportes com placas fixadas onde constavam especializações de cursos efetuados na BMW, acredito que não faria o serviço dessa forma se não fosse adequado.
Das 3 três oficinas especializadas de Porto Alegre que visitei nenhuma deixou a desejar, cada uma com sua técnica de trabalho.
Gostaria muito da opinião de quem já vez o serviço com as duas técnicas, principalmente o de remover somente a tampa de válvulas, como ficou, o problema foi sanado, quanto tempo e Kms que fizeram ?
Outra e opinião dos mecânicos que fazem, sem gerar problemas ou discussões assim conseguiremos tirar nossas conclusões e optar pelo serviço que acharmos mais convenientes.