Página 1 de 1

540 i 1997 Motor

MensagemEnviado: 16 Jun 2016, 08:32
por Everson
Bom dia pessoal, a alguns meses troquei um Gol Gts 94 por uma 540i, fiz a troca sem investimento algum. Fiquei com receio pois aqui na minha região não tem mecânica que trabalhe com importados, mas como o gol me custava uns R$ 12.000,00 resolvi ariscar.
Ate então tudo bem, carro andava bem, uma batida estranha na suspensão dianteira, mas nada que me preocupava, pois era só questão de achar algum especializado e mandar consertar.
Porem a surpresa mesmo veio no ultimo dia 09/06 quando ao levar minha esposa a uma consulta, o carro começou a alterar a temperatura, sendo que antes de pegar a rodovia, abasteci, e pedi pro frentista verificar os níveis de óleo e agua do carro, tudo ok, sem nenhuma avaria.
Quero ressaltar que nesses 70 km que fiz a temperatura subiu 2 vezes, não chegou ao máximo, mas em ambas eu parei e deixei a temperatura baixar.
Na volta pra casa, já a noite, andando a uns 120km/h a temperatura voltou a subir, e assim encostei novamente, esperei baixar por uns 10 minutos e parti novamente.
Agora o fato que me deixou grilado, uns 5 km depois dessa ultima parada, a temperatura dava picos, sendo que em questão de 2 segundos ela ia do vermelho para o azul, e logo em seguida parou abaixo do meio, fiquei me perguntando o por que dessa alteração, mas continuei rodando.
Depois de mais uns 15 km rodados, o motor começou a dar um barulho como se estivesse batendo, parei e abri o capo, e saio um vapor, e notei que tinha umidade na proteção do capo.
como faltava pouco a chegar em casa, resolvi arriscar e continuar, mas logo acendeu a luz de pressão do óleo. Andei 500 metros e parei em uma casa e deixei o carro até no domingo lá.
Busquei o carro com um reboque, olhei os níveis de óleo e completei o reservatório de agua, o óleo estava meio preto, e com cheiro de queimado. Liguei o carro normalmente e coloquei ao reboque, quando notamos um vazamento de óleo. Ao chegar em casa notei que esse vazamento ocorre no filtro. Mesmo com ele bem vedado logo depois de ligado começa a vazar.
Com falei, aqui não tem nenhuma mecânica especializada, pretendo mandar na agencia a 200 km daqui, mas sei como é o trabalho de agencia, trocam ate a mãe do cara e falam que esta com problema;
Gostaria de saber mais ou menos que possa ser! Ouvi falar que é só trocar a junta e óleo que fica 100%, seria mesmo isso ?

sei que me alonguei demais! Desculpas!

Re: 540 i 1997 Motor

MensagemEnviado: 16 Jun 2016, 12:00
por sergio silva
bom dia , tive esse problema de variação de temperatura esses dias ,acho que devido a manutenção que fiz na minha 325; troquei os retentores de valvula e junta de cabeçote montei tudo coloquei liquido de arrefecimento e ficou ar no sistema consegui tirar o ar e agora ficou bala só vai até no meio o ponteiro beleza .

Re: 540 i 1997 Motor

MensagemEnviado: 16 Jun 2016, 17:34
por RodrigoTM
Ja aconteceu algo bem parecido comigo, e também depois de verificar o nível da água, ai o motor começou a aquecer. So que estava perto de casa e não rodei com o carro e no outro dia levei no mecânico e ele constatou que a válvula termostática havia ficado "travada" na carcaça. Ele "destravou", aproveitamos e trocamos toda a água por água desmineralizada e um aditivo e nunca mais voltou a acontecer o problema.

Re: 540 i 1997 Motor

MensagemEnviado: 17 Jun 2016, 07:14
por Odenir
Se fosse você não levava na agência, vão te tirar um rim, vá em um mecânico bom e peça para tirar a válvula termostática, faça um teste rodando, se não esquentar mais é só troca-la, pode ser paralela, desde que tamanho e grau de abertura sejam o mesmo, quanto ao vazamento de óleo no filtro deve ser a borracha de vedação, só trocá-la, fácil de achar em qualquer posto. Pelo que eu vi nas fotos do motor da 540 estas peças estão bem acessíveis para mexer.

Re: 540 i 1997 Motor

MensagemEnviado: 15 Set 2016, 17:43
por alanconstancio
Pessoal provavelmente é ar no sistema, mesmo completando a agua, tem de sangrar e ter certeza que o sistema esta limpo, depois disso verificar se esta armando a ventoinha da maneira correta, forçar pode transferir o problema para os cabeçotes e a umidade é porque com certeza teve vazamento de agua em pressão, o que significa ar no sistema. Meu carro teve o mesmo problema a uns 2 meses, eu retirei toda a agua, retirei o radiador, lavei e tinha muita sujeira, ao colocar no lugar conferi todas as mangueiras, lembre-se que pode ter vazamento na bomba agua no acoplamento com o tudo que passa no meio do motor. sempre é bom checar. E por ultimo a bomba agua se esta funcionando e circulando a agua. Abrs.