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Código P0015

MensagemEnviado: 01 Mai 2016, 09:56
por vulturx
Meu carro está me dando esse código, P0015, e é algo relacionado ao VANOS. O carro tem um dos sintomas disso, que é marcha lenta irregular, morrer de vez em quando (é raro), e as vezes demorar pra pegar (uns instantes a mais)

O problema é que eu não achei (ainda) uma indicação mais precisa do que pode ser.

Já li que pode ser a solenoide do VANOS que ta travada, mas pode ser só o sensor de posicionamento, ou oleo indo não-sei-onde que não era pra ir... Enfim.

Alguem já teve esse code e lembra do que era?

De lambuja to com algum problema de sonda lambda também, uma delas ta cagada (código P0050).

Alias, melhor coisa que fiz em 11 meses com esse carro: comprar um scanner. Comprei um desses wifi, posso ir acompanhando tudo ou do notebook ou do smartphone. Coisa de 100 reais no ML.

Re: Código P0015

MensagemEnviado: 01 Mai 2016, 11:17
por George Wallace
Bom dia companheiro
Fiz uma simulação pra uma 325i genérica
Imagem
Acho que vale a pena remover a solenóide e dar uma limpada...segue link
Tem aqui também uma tabela de erros bem detalhada

Re: Código P0015

MensagemEnviado: 01 Mai 2016, 11:34
por vulturx
Opa! Valeu George! Vou olhar esse trem. Pelas fotos parece tão simples. Se eu tivesse umas ferramentas capazes de chegar ali, eu bem tentava.

Agora, o P0050, parece que pode ser o fusivel? Será?

Re: Código P0015

MensagemEnviado: 01 Mai 2016, 11:45
por George Wallace
O erro P0015 da indicação do comando de escape atrasado e pelo que entendi os 2 erros surgiram ao mesmo tempo, isso ?
Pode ser que os gases estejam saindo numa temperatura maior e acusando essa falha na sonda.

Re: Código P0015

MensagemEnviado: 01 Mai 2016, 12:41
por vulturx
Rapaz, como são as coisas. Isso mesmo, os dois começaram juntos.

Po, valeu de novo :)

Re: Código P0015

MensagemEnviado: 03 Mai 2016, 20:30
por vulturx
George, o mago das BMW.

Limpei a solenoide do VANOS hoje e BANG!, marcha lenta smooth as butter. Antes tava bem aspero. Mas as quedas de potencia (por coisa de 1s a rotacao cai, em qualquer regime) ainda aconteceram até eu dar aquele reset de segurar o acelerador por trocentos segundos com o carro só na ignição.

Porém, não sei se esse meu scanner de meia-tigela ou se é o software (Torque Pro, android) que não estão efetivamente limpando o erro. Ficou la ainda o erro do VANOS (P0015, marcado como Current), o da sonda lambda (P0050, marcado como Pending), e um outro que tem relação com a sonda lambda também se entendi direito (P2297, marcado como Pending).

Vou acompanhar nos proximos dias, ver como fica, e dou retorno.

Re: Código P0015

MensagemEnviado: 05 Mai 2016, 00:11
por vulturx
Seguindo mais um capítulo.

Hoje cedo apaguei os codigos de erro e fui andar com o carro. Agora a noite, chegando em casa, o P0015 não estava la, nem o P2297 (que parece que se vc acelera muito por mto tempo ele eventualmente aparece pra indicar que o carro vai falhar em testes de emissões de poluentes), e o P0050 estava firme e forte.

P0050 - HO2S Heater Control Circuit (Bank 2 Sensor 1)

O carro não está com a lenta tão perfeita como ficou ontem, mas também não está tão ruim como estava antes de eu limpar a solenoide.

Amanha ou nos proximos dias vou tirar a sonda lambda em questão e ver o que acontece.

Re: Código P0015

MensagemEnviado: 05 Mai 2016, 10:06
por vulturx
Reparei uma coisa hoje cedo.

O scanner me da a leitura de duas das quatro sondas, acredito que são as duas pre-cat. A que o scanner aponta problema no heater control circuit, está marcando com o carro em marcha-lenta, 0.7V. A outra está marcando 0.1V.

Tirar a sonda em si não vou conseguir nao, o lugar é meio de dificil acesso e não tenho um local apropriado pra ir desmontando as coisas em volta.

Re: Código P0015

MensagemEnviado: 05 Mai 2016, 10:27
por vulturx
Me respondendo:

The greater the difference, the higher the voltage reading. An oxygen sensor will typically generate up to about 0.9 volts when the fuel mixture is rich and there is little unburned oxygen in the exhaust. When the mixture is lean, the sensor's output voltage will drop down to about 0.1 volts.

Como eu sou uma anta, agora que estou bem longe do carro, não lembro qual dos dois que vi marcando só 0.1v, desde que o carro ligou até quando estacionei. Imagino que o que só marca 0.1v é o com problema, ja que ao ligar, enquanto o outro apontou mistura rica (0.7v) e pobre de acordo com aceleracao ou desaceleração, o outro seguiu só mostrando mistura pobre mesmo ao ligar o carro pela primeira vez na manhã.

Faz sentido?

Re: Código P0015

MensagemEnviado: 05 Mai 2016, 11:59
por George Wallace
Fiz um vídeo do scanner com meu motor em funcionamento marcha lenta e depois com o carro em movimento