Faça você mesmo: 325i manual ano 1995: Troca do fluido da DH
Enviado: 21 Mar 2016, 14:04
Boa tarde pessoal!
No mês passado adquiri uma BMW 325i manual, motor M50, ano 1995. Desde então venho fazendo a troca dos fluidos e óleos dela.
Já troquei o óleo e o filtro do motor, o fluido de freio, o filtro do ar condicionado.
Nesse final de semana realizei a troca do fluido da direção hidráulica.
Fiquei espantado como estava sujo! Dessa forma, sugiro aos nobres colegas que se atentem a esse item importante em nossas viaturas, visto que a caixa da DH é um item bem caro...
Antes de criar o tópico, procurei no fórum e como não encontrei resolvi criá-lo. Pelo desculpas se alguém já o fez, mas eu não achei esse tutorial por aqui.
O serviço é relativamente simples. Basta você saber qual o tipo de óleo a sua caixa de direção usa, uma chave de 10mm, uma chave de fenda e uma bomba de sucção. Além disso, é necessário que as duas rodas dianteiras sejam levantadas, caso contrário vai comer um pouco da borracha.
Vamos lá. A imagem a seguir mostra onde está localizado o reservatório da caixa de DH. Fica mais ou menos abaixo do corpo da borboleta. Nessa foto eu já havia retirado a caixa do filtro de ar. Antes de comprar o fluido, fui lá e verifiquei que na tampa do reservatório dizia que o óleo a ser utilizado seria o ATF.
Para retirar a caixa do filtro do motor, você precisará de uma chave de 10mm.
Com essa chave, retire os dois parafusos que prendem a caixa, que ficam à direita:
Em seguida, desconecte os dois plugues que fixam a caixa ao sensor de fluxo de ar:
Do outro lado, a caixa está conectada a uma mangueira que recebe o ar frio. Com cuidado, desencaixe a mangueira da caixa:
É um pouco chato para retirar a caixa do filtro de ar, mas com cuidado dá para retirar numa boa. Após retirá-la, você terá acesso ao reservatório do fluido da DH, conforme a primeira imagem deste post.
Imagem do reservatório com a tampa:
Detalhe da tampa, com a indicação do óleo a ser utilizado:
Óleo que utilizei para a troca. Olha onde foi feito rsrs.
Olha como estava o fluido lá dentro:
Essa é a bomba de sucção que eu usei:
Retirando o fluido com a bomba:
Veja a diferença entre o fluido velho e o novo:
Após retirar o fluido que estava no reservatório, adicione o novo, feche o reservatório. Ligue o veículo e movimente o volante para um lado e para outro umas duas vezes. Isso fará com que o fluido novo entre no sistema e o velho vá ao reservatório.
Desligue o carro e abra o reservatório. Retire o fluido e verifique se ainda está sujo. Se estiver (como o meu estava - e muito), adicione novo óleo, ligue o carro etc.
No meu carro eu achei que utilizaria 2 litros de óleo para fazer essa limpeza, mas foram utilizados 5 .
A seguir a diferença entre óleo que estava no reservatório e o novo após 3, 4 e 5 litros respectivamente:
Note que na última ainda estava um pouco sujo, no entanto já estava bem transparente. Mas acabou os óleos que eu tinha rsrs. Acredito que com mais 1 litro ficaria bom. Acredito que vale a pena fazer uma boa limpeza, pois não é um procedimento a ser feito sempre.
Olha aí o óleo como estava sujo:
Dica: como estava mexendo com óleo, acaba sujando um pouco as mãos e um lugar o outro. Usei o CIF desengordurante que limpa bem:
É isso aí galera, após essa troca percebi que a direção ficou um pouco mais leve.
Depois do trampo abri aquela gelada para comemorar rsrs.
Esse final de semana eu devo trocar a lanterna do pisca, que está quebrada. Vou ver se tiro umas fotinhas pra postar aqui!
No mês passado adquiri uma BMW 325i manual, motor M50, ano 1995. Desde então venho fazendo a troca dos fluidos e óleos dela.
Já troquei o óleo e o filtro do motor, o fluido de freio, o filtro do ar condicionado.
Nesse final de semana realizei a troca do fluido da direção hidráulica.
Fiquei espantado como estava sujo! Dessa forma, sugiro aos nobres colegas que se atentem a esse item importante em nossas viaturas, visto que a caixa da DH é um item bem caro...
Antes de criar o tópico, procurei no fórum e como não encontrei resolvi criá-lo. Pelo desculpas se alguém já o fez, mas eu não achei esse tutorial por aqui.
O serviço é relativamente simples. Basta você saber qual o tipo de óleo a sua caixa de direção usa, uma chave de 10mm, uma chave de fenda e uma bomba de sucção. Além disso, é necessário que as duas rodas dianteiras sejam levantadas, caso contrário vai comer um pouco da borracha.
Vamos lá. A imagem a seguir mostra onde está localizado o reservatório da caixa de DH. Fica mais ou menos abaixo do corpo da borboleta. Nessa foto eu já havia retirado a caixa do filtro de ar. Antes de comprar o fluido, fui lá e verifiquei que na tampa do reservatório dizia que o óleo a ser utilizado seria o ATF.
Para retirar a caixa do filtro do motor, você precisará de uma chave de 10mm.
Com essa chave, retire os dois parafusos que prendem a caixa, que ficam à direita:
Em seguida, desconecte os dois plugues que fixam a caixa ao sensor de fluxo de ar:
Do outro lado, a caixa está conectada a uma mangueira que recebe o ar frio. Com cuidado, desencaixe a mangueira da caixa:
É um pouco chato para retirar a caixa do filtro de ar, mas com cuidado dá para retirar numa boa. Após retirá-la, você terá acesso ao reservatório do fluido da DH, conforme a primeira imagem deste post.
Imagem do reservatório com a tampa:
Detalhe da tampa, com a indicação do óleo a ser utilizado:
Óleo que utilizei para a troca. Olha onde foi feito rsrs.
Olha como estava o fluido lá dentro:
Essa é a bomba de sucção que eu usei:
Retirando o fluido com a bomba:
Veja a diferença entre o fluido velho e o novo:
Após retirar o fluido que estava no reservatório, adicione o novo, feche o reservatório. Ligue o veículo e movimente o volante para um lado e para outro umas duas vezes. Isso fará com que o fluido novo entre no sistema e o velho vá ao reservatório.
Desligue o carro e abra o reservatório. Retire o fluido e verifique se ainda está sujo. Se estiver (como o meu estava - e muito), adicione novo óleo, ligue o carro etc.
No meu carro eu achei que utilizaria 2 litros de óleo para fazer essa limpeza, mas foram utilizados 5 .
A seguir a diferença entre óleo que estava no reservatório e o novo após 3, 4 e 5 litros respectivamente:
Note que na última ainda estava um pouco sujo, no entanto já estava bem transparente. Mas acabou os óleos que eu tinha rsrs. Acredito que com mais 1 litro ficaria bom. Acredito que vale a pena fazer uma boa limpeza, pois não é um procedimento a ser feito sempre.
Olha aí o óleo como estava sujo:
Dica: como estava mexendo com óleo, acaba sujando um pouco as mãos e um lugar o outro. Usei o CIF desengordurante que limpa bem:
É isso aí galera, após essa troca percebi que a direção ficou um pouco mais leve.
Depois do trampo abri aquela gelada para comemorar rsrs.
Esse final de semana eu devo trocar a lanterna do pisca, que está quebrada. Vou ver se tiro umas fotinhas pra postar aqui!