BMW 328i/a fraca na subida após troca de junta
Enviado: 04 Jul 2015, 19:37
Boa noite, amigos!
Tenho uma 328ia - 1999 com 102.000 Km e estou nessa novela há 02 meses!!
Trato ela como uma filha e não sei mais o que faço pois ninguém conseguiu diagnosticar o que ela tem!
Desde que trocou a junta do cabeçote - preventivamente, pois NÃO estava queimada, mas já estava com a vida útil meio duvidosa - o carro nunca mais foi o mesmo.
Chegou rodando normalmente na oficina e depois de realizado todo o serviço o carro ficou fraco.
Vamos à minha saga:
1) Foi trocada a junta do cabeçote e o mesmo praticamente não precisou ser aplainado; segundo a retífica o desgaste foi ínfimo.
2) A junta colocada foi original.
3) Descobrimos que mangueira que liga o "pulmão" (peça que separa o óleo do ar e retorna o ar da combustão ao sistema de ar do carro) à vareta de óleo estava cortada e a mesma foi substituída por outra original.
4) Limpamos em máquina de ultrassom o motor de passe e os bicos injetores.
5) Descarbonizamos com CAR-80 o corpo de borboleta.
6) Trocamos todas a velas por velas novas NGK.
7)Fizemos uma revisão geral em todas as mangueiras, conexões e braçadeiras. Estava tudo ok.
8) Trocamos o óleo long life da caixa por óleo original BMW ATF2 após fazer a limpeza completa de seu filtro.
9) Trocamos o óleo de motor (SHELL HX7 -semissintético - 10w40)
10) Montamos o carro.
Depois de todo esse trabalho, na primeira vez que foi ligado, o carro oscilava tanto a marcha lenta que chegava a tremer. Esperamos um pouco mais até os tuchos das válvulas carregarem e, após isso o funcionamento do carro melhorou um pouco.
Mesmo assim, a marcha lenta ainda oscilava bastante indo entre 800 e 1500 rpm sem nenhum motivo.
No diagnóstico apontava falha em alguns cilindros que mudava a cada novo escaneamento e falha na válvula termostática que fica no cabeçote do motor.
1) Colocamos uma válvula nova (original)
2) Testamos todas as bobinas, e estavam ok.
3) Conferimos todos os cabos de velas (ok).
4) Limpamos novamente os bicos injetores.
5) Conferimos e remontamos o ponto dos comandos de válvula e das suas correntes (estavam montados corretamente, mas por via das dúvidas resolvemos montar outra vez, com as devidas ferramentas)
Não fizemos o diagnóstico novamente e montamos o carro que continuou do mesmo jeito: oscilando a marcha lenta, porém com força e torque normais em subidas e rotações maiores..
Novamente o coletor foi desmontado e fizemos a limpeza do motor de passe.
A marcha lenta estabilizou
MAS O CARRO FICOU TOTALMENTE FRACO EM SUBIDAS E ARRANCADAS.. aceita aceleração, mas não anda.. tem que acelerar o carro até o fundo e devagar ele vai aumentando a rotação e a velocidade, mas está bastante frouxo.
Passa as marchas normalmente, aceita o kickdown (porém não acelera da forma esperada) e quando passo as marchas manualmente ele fica um pouquinho mais forte.
O que vocês acham que devo fazer???
Há 03 dias levei até a EUROVILLE - concessionária BMW em Belo Horizonte - e estou aguardando diagnóstico do que pode ser.
Passam mil coisas na cabeça enquanto não tenho a resposta, inclusive SE vai ter solução : (
UMA OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE QUE TENHO DÚVIDAS E ACHO QUE TAMBÉM PODE ESTAR RELACIONADA COM O DEFEITO:
Na hora de desmontar os tuchos do comando de válvulas, o mecânico tirou e misturou a posição de todos eles.
Depois disso descobrimos que - DIFERENTEMENTE DO QUE A CONCESSIONÁRIA E MUITOS MECÂNICOS AFIRMARAM - existem 12 tipos de tuchos mais profundos e outros 12 tipos mais rasos.
Como o mecânico que desmontou não sabia a respectiva posição de cada um, aleatoriamente ele colocou os mais rasos sobre as válvulas de escape e os mais profundos sobre as de admissão, MAS TIVEMOS UMA INFORMAÇÃO DE UM ÚNICO MECÂNICO - QUE JÁ VIU MODELOS DE BMW COM TUCHOS DIFERENTES ENTRE SI - de que era para ter montado ao contrário: mais profundos no escape e mais rasos na admissão.
SERÁ QUE É ISSO QUE ESTÁ FAZENDO O CARRO FICAR FROUXO??
P.S.: O Filtro de gasolina foi trocado há cerca de 6 mil km e também conferimos se não estava entupido.
Tenho uma 328ia - 1999 com 102.000 Km e estou nessa novela há 02 meses!!
Trato ela como uma filha e não sei mais o que faço pois ninguém conseguiu diagnosticar o que ela tem!
Desde que trocou a junta do cabeçote - preventivamente, pois NÃO estava queimada, mas já estava com a vida útil meio duvidosa - o carro nunca mais foi o mesmo.
Chegou rodando normalmente na oficina e depois de realizado todo o serviço o carro ficou fraco.
Vamos à minha saga:
1) Foi trocada a junta do cabeçote e o mesmo praticamente não precisou ser aplainado; segundo a retífica o desgaste foi ínfimo.
2) A junta colocada foi original.
3) Descobrimos que mangueira que liga o "pulmão" (peça que separa o óleo do ar e retorna o ar da combustão ao sistema de ar do carro) à vareta de óleo estava cortada e a mesma foi substituída por outra original.
4) Limpamos em máquina de ultrassom o motor de passe e os bicos injetores.
5) Descarbonizamos com CAR-80 o corpo de borboleta.
6) Trocamos todas a velas por velas novas NGK.
7)Fizemos uma revisão geral em todas as mangueiras, conexões e braçadeiras. Estava tudo ok.
8) Trocamos o óleo long life da caixa por óleo original BMW ATF2 após fazer a limpeza completa de seu filtro.
9) Trocamos o óleo de motor (SHELL HX7 -semissintético - 10w40)
10) Montamos o carro.
Depois de todo esse trabalho, na primeira vez que foi ligado, o carro oscilava tanto a marcha lenta que chegava a tremer. Esperamos um pouco mais até os tuchos das válvulas carregarem e, após isso o funcionamento do carro melhorou um pouco.
Mesmo assim, a marcha lenta ainda oscilava bastante indo entre 800 e 1500 rpm sem nenhum motivo.
No diagnóstico apontava falha em alguns cilindros que mudava a cada novo escaneamento e falha na válvula termostática que fica no cabeçote do motor.
1) Colocamos uma válvula nova (original)
2) Testamos todas as bobinas, e estavam ok.
3) Conferimos todos os cabos de velas (ok).
4) Limpamos novamente os bicos injetores.
5) Conferimos e remontamos o ponto dos comandos de válvula e das suas correntes (estavam montados corretamente, mas por via das dúvidas resolvemos montar outra vez, com as devidas ferramentas)
Não fizemos o diagnóstico novamente e montamos o carro que continuou do mesmo jeito: oscilando a marcha lenta, porém com força e torque normais em subidas e rotações maiores..
Novamente o coletor foi desmontado e fizemos a limpeza do motor de passe.
A marcha lenta estabilizou
MAS O CARRO FICOU TOTALMENTE FRACO EM SUBIDAS E ARRANCADAS.. aceita aceleração, mas não anda.. tem que acelerar o carro até o fundo e devagar ele vai aumentando a rotação e a velocidade, mas está bastante frouxo.
Passa as marchas normalmente, aceita o kickdown (porém não acelera da forma esperada) e quando passo as marchas manualmente ele fica um pouquinho mais forte.
O que vocês acham que devo fazer???
Há 03 dias levei até a EUROVILLE - concessionária BMW em Belo Horizonte - e estou aguardando diagnóstico do que pode ser.
Passam mil coisas na cabeça enquanto não tenho a resposta, inclusive SE vai ter solução : (
UMA OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE QUE TENHO DÚVIDAS E ACHO QUE TAMBÉM PODE ESTAR RELACIONADA COM O DEFEITO:
Na hora de desmontar os tuchos do comando de válvulas, o mecânico tirou e misturou a posição de todos eles.
Depois disso descobrimos que - DIFERENTEMENTE DO QUE A CONCESSIONÁRIA E MUITOS MECÂNICOS AFIRMARAM - existem 12 tipos de tuchos mais profundos e outros 12 tipos mais rasos.
Como o mecânico que desmontou não sabia a respectiva posição de cada um, aleatoriamente ele colocou os mais rasos sobre as válvulas de escape e os mais profundos sobre as de admissão, MAS TIVEMOS UMA INFORMAÇÃO DE UM ÚNICO MECÂNICO - QUE JÁ VIU MODELOS DE BMW COM TUCHOS DIFERENTES ENTRE SI - de que era para ter montado ao contrário: mais profundos no escape e mais rasos na admissão.
SERÁ QUE É ISSO QUE ESTÁ FAZENDO O CARRO FICAR FROUXO??
P.S.: O Filtro de gasolina foi trocado há cerca de 6 mil km e também conferimos se não estava entupido.