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RPA
Enviado:
10 Fev 2015, 20:21
por Cris
Meus caros confrades tive hoje uma experiência q achei um tanto preocupante e gostaria de uma opinião. Hj fui a uma cidade vizinha, cerca de 30 km, a uma velocidade um tanto alta em estrada, com curvas e td mais. Ocorre que chegando na cidade notei que o pneu estava furado mas n houve aviso no painel. Rodei cerca de 30km com o pneu furado em velocidades altas e mesmo o pneu sendo runflat a falta de aviso no painel do carro poderia ter diminuído riscos óbvios. Procedo sempre corretamente com cada calibragem, q faco semanalmente. Me deixou esse fato severamente preocupado, ainda mais que viajarei no carnaval e com o pneu runflat a depender da situação vc n nota q esta furado já q o carro n "dança". Pergunto aos confrades se alguém já teve este tipo d experiência. Grato e abraços
Re: RPA
Enviado:
11 Fev 2015, 08:39
por silvioribeiro
vc quando calibrou os pneus fez o procedimento de inicializaçao do mesmos mesmos pelo painel?
Re: RPA
Enviado:
11 Fev 2015, 16:03
por Sandro Tannuri
Isso ai, calibra os 4 e reseta no painel. O meu furou no segundo dia com o carro e só descobri que estava furado pelo painel.
Abraços,
Re: RPA
Enviado:
11 Fev 2015, 16:32
por Cris
Meus amigos, de fato parece estranho, mas o pneu já furou uma vez e somente após muito tempo é que acusou (após eu ter sido alertado do pneu variado por pessoas na rua). No caso especifico, indico que a avaria foi aqui (antes da estrada) em razão de logo na saída ter caído em um buraco e a avaria ter ocorrido no gomo lateral do pneu, ou seja, não foi um furo comum e sim um pequeno corte. Mas vejam que mesmo detectada a avaria, fui até o Fórum fazer uma audiência (sou advogado) e ainda durante todo o tempo não houve qualquer indicação no painel de perda de pressão no pneu. Como disse sou cuidadoso e, a toda semana calibro e dou um reset no RPA. Já tive uma 118i turbo e nela uma avaria de pneu foi detectada de imediato e, nessa que é uma 320 sport 2014 nada acusou. Como esta perto de fazer uma revisão vou relatar ocorrido mas mto me preocupa essa situação, em especial, por meu carro ser adaptado e por eu ter uma deficiência ( por isso deixo o carro sempre em perfeito estado). Para finalizar, mesmo após descoberto o furo, por o pneu não arriar vc não consegue detectar de imediato a perda de pressão, pois como dito, o carro não fica instável. Pode ser que no trajeto foi perdendo pressão e por isso não tenha sentido de imediato alterações, mas de qq forma o paínel deveria acusar a perda de pressão que mesmo após reparado nada apontou de avaria, claro que mesmo assim fiz novo reset. Abs e obrigado pelas respostas
Re: RPA
Enviado:
11 Fev 2015, 20:16
por Sandro Tannuri
O sistema da BMW usa os sensores do ABS contando as voltas que cada roda dá por unidade de tempo e ao sentir uma diferença de rotação entre elas acende o alarme no painel.
No seu caso considerando que esta fazendo o procedimento de reset corretamente resta checar os sensores e a revisão é uma ótima oportunidade de fazer isso.
Uma alternativa que pode estar acontecendo é do pneu furado não ter variado seu diâmetro o suficiente para girar diferente dos outros, não creio nisso pois o meu mesmo sem eu conseguir distinguir qual estava furado ao observa-los fez tocar o alarme.
Boa sorte no conserto.
Abraços,
Re: RPA
Enviado:
17 Fev 2015, 12:08
por Marcelst
Pessoal,
Meus pneus não são runflat e o pneu traseiro direito está acusando pressão baixa. Fui calibrar e realmente estava baixo (28 psi). Acho que tem um prego nele. Pelo que li o sensor fica no ABS. Tem algum cuidado específico necessário ou posso levar no borracheiro mesmo da esquina pra efetuar o reparo no pneu?
Re: RPA
Enviado:
17 Fev 2015, 12:59
por loudenvier
Cara, pode ser um monte de coisa a perda de pressão. O meu dianteiro direito perde um pouco de pressão, mas como calibro de 15 em 15 dias todos os pneus, nunca chega a baixar muito. Quando fiquei um tempo sem usar o carro, baixou pra 27psi (de 35psi) e avisou no painel também. O meu não tem furo nenhum, provavelmente é a válvula mesmo (coisa simples de resolver, mas ia deixar pra fazer isso quando fosse pintar as rodas de preto fosco).
As possibilidades são: furo no pneu (prego, etc.), roda empenada (pode vazar ar pelo aro), válvula com problema.
Todos são simples de resolver, caso o furo não seja muito grande. Um borracheiro resolve o furo e a válvula, um local que restaure rodas de confiança resolve a roda.
O pessoal costuma colocar a roda inteira, montada, submersa e tentam detectar de onde vem o vazamento.
Re: RPA
Enviado:
17 Fev 2015, 13:30
por Marcelst