por loudenvier » 27 Nov 2014, 13:16
As diferenças estão nos detalhes, alguns muito importantes.
N43 é um 1.6 (N43B16, 121cv) ou 2.0 (N43B20, 170+cv) aspirado. Era usado nos 116i, 118i e 120i até 2011. Acredito que não tenha sido usado aqui!
N45 também pode ser 1.6 e 2.0 aspirado. Não veio para o Brasil. Era vendido na 116i (1.6) lá fora e na 320si (2.0).
N46 pode ser 1.8 (136cv) e 2.0 (156cv) aspirado. É o motor com o famoso problema dos retentores, que, na minha opinião, ocorria por uma combinação de óleo não indicado (Castrol Edge LL-04 ao invés de LL-01) e gasolina comum/aditivada que tinha 500ppm de enxofre. Quem usava podium nunca teve este problema. Era usado nos 118i e 120i até 2011.
Características
N43: Injeção direta de combustível e VALVETRONIC
N45: Injeção multiponto e sem VALVETRONIC, apenas VANOS que controla apeans o TIMING mas não o LIFT (abertura) das válvulas...
N46: Injeção multiponto e VALVETRONIC