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DICA SOBRE SOMDA LAMBDA BMW 325i 1995
Enviado:
03 Abr 2014, 20:38
por Mario Luiz
Boa noite! Tive problemas com a sonda lambda da minha bmw 325i 1995. Ao consultar preço na CCS..Putz R$ 1.350,00. Ao fazer uma cotação com uma importadora de peças para Bmw...R$ 800,00. Consultei uma loja de peças de um amigo aqui no RIo e....R$ 170,00..isso mesmo R$ 170,00 por uma sonda lambda BOSCH MODELO LS 03 0 258 986 503 - 36y. Serviu perfeitamente como a original que estava queimada. O carro voltou a andar como um foguete, a LUZ do CHECK ENGINE apagou e o consumo de combustível voltou ao normal. FICA A DICA PARA OS AMIGOS.
BOA NOITE.
Re: DICA SOBRE SOMDA LAMBDA BMW 325i 1995
Enviado:
03 Abr 2014, 22:54
por Jardel_ce
Amigo Bmw 325 possui 2 sondas?
Re: DICA SOBRE SOMDA LAMBDA BMW 325i 1995
Enviado:
05 Abr 2014, 20:20
por Mario Luiz
A 325i 1995 só tem uma. Corrigindo minha informação errada! São duas sondas, uma antes e outra depois do catalisador. A ECU usa como gerenciamento, somente a primeira sonda, sendo a segunda somente como fator de controle da eficiência do catalisador.) DESCULPE-ME
Re: DICA SOBRE SOMDA LAMBDA BMW 325i 1995
Enviado:
23 Jul 2014, 09:01
por joao.barcelos
Bom dia, tenho uma BMW325ia. O consumo del esta muito alto. Quando comprei o mecânico disse q minha sonda nao estava muito boa. Essa sonda citada acima serve para ela?
325ia 93/94 Alemã
Obrigado.
Re: DICA SOBRE SOMDA LAMBDA BMW 325i 1995
Enviado:
17 Jan 2017, 16:19
por Eduardo Mancini
Olá amigos!
Também sou proprietário de uma BMW 325i, 1995 (E36).
Ao final do ano 2015, levei a mesma em oficina especializada na marca para uma geral, reparando várias pequenas coisas. Entre elas, informei consumo "excessivo", e variação da rpm quando parava (o ponteiro de rpm ficava oscilando, com o carro acelerando e desacelerando repetidas vezes, até estabilizar a lenta). Nesta ocasião, fui informado de que seria a sonda lamba, a qual "foi" trocada pelo valor de R$ 450,00... Melhorou, mas não ficou perfeito...
Semana passada, o carro começou a apagar ao ser desacelerado, após variar a rpm ( e estando com ar condicionado ligado). Levei aqui mesmo em Pelotas-RS na oficina que é referência em regulagem de motores, descrevi o problema, também entendendo ser novamente a referida sonda lambda (além de outras coisas). Mas ao retirar o carro, o proprietário da oficina me informou que se surpreenderam, pois não havia sonda no carro...!!! Na conexão dela, estava uma tampa (que parecia "original de fábrica"), e nenhum orifício visível na descarga, na localização normal deste sensor...
Houve algum lote de BMW´s deste ano/modelo que saiu sem sonda ?? Ou fui logrado na oficina especializada, que cobrou para trocar, e apenas retirou a mesma lá em 2015 ??
Re: DICA SOBRE SOMDA LAMBDA BMW 325i 1995
Enviado:
18 Jan 2017, 07:48
por gamayer
Bom dia! Olha é bem provável que você tenha sido logrado, pois pelo que sei, todos m52 vem com uma sonda no fina de cada coletor 3x1, sendo que o chicote passa entre o motor e a parede corta fogo e é ligado em um conector redondo abaixo do coletor de admissão. É possível que o carro pode vir a trabalhar sem sonda, mas não é nada recomendado, pois a mistura fica rica e o consumo vai por brejo, pelo fato da ECU não conseguir ajustar a mistura, então na dúvida, ela injeta tudo que dá. Certos modelos entram em modo de emergência, cortando giro ou indicando a check engine no painel. Recomendo veemente que você procure um outro mecânico hehehehe, já vi muito disso, onde o pessoal coloca uma sonda velha sem o chicote só pra tapar o buraco.
Depois de colocar as sondas no lugar você vai ver a diferença na bimmer. Boa sorte!
Re: DICA SOBRE SOMDA LAMBDA BMW 325i 1995
Enviado:
18 Jan 2017, 15:32
por Eduardo Mancini
Oi Gamayer!
Grato pela ajuda!
De fato, achava impossível não ter sonda..., mas como muitas "variações" ocorreram nas 325...
Vamos marcar com meu mecânico da regulagem de motores, para levantar o carro em uma oficina de surdinas, e furar o coletor novamente, e instalar as sondas...
Re: DICA SOBRE SOMDA LAMBDA BMW 325i 1995
Enviado:
18 Jan 2017, 16:08
por gamayer
Olha, nem sei se é preciso refurar, pois no própio coletor bem próximo da divisa do 3x1 para o tubo que liga o catalisador fica o furo de espera original da sonda lambda em ambos 3x1. Não sei se foi soldado ou posto um tampão nos seus coletores, mas antes de instalar as sondas0, recomendo fortemente para colocar na mesma posição da original, pois ali gera a temperatura ideal para que a sonda consiga realizar a leitura mais precisamente possível, pois se não pode oscilar durante certas faixas de rotação e da própria temperatura do motor. Preparadores fazem um teste para saber a posição ideal em motores preparados, eles pintam uma listra ou colam uma fita crepe e ligam o motor, no ponto em que a faixa começar a ferver primeiro, é o ponto ideal para instalação da lambda. Mas no seu caso, indico o ponto original dos coletores.
Segue um link com a imagem dos coletores e seus devidos sensores.
http://s148.photobucket.com/user/davem- ... 3.jpg.html