Página 1 de 2

Matando a dúvida da octanagem mínima do combustível

MensagemEnviado: 09 Mar 2014, 22:15
por Sayão
Boa pessoal,

No manual a BMW recomenda somente o uso de combustível com octanagem mínima de 91 porém isso sempre gerou dúvidas principalmente aqui no fórum sobre em qual sistema era calculada essa medida de 91.

Só reparei hoje, mas na tampa do tanque a informação está completa, o índice é o RON. Na tampa do tanque da 118i e 320i aqui de casa está exigindo RON 95, ou combustíveis entre RON 91 e 98.

Portanto, sendo RON, teoricamente a nossa gasolina comum supre a recomendação da BMW, só não atingiria o valor de 91 se fosse usada a unidade IAD (comum do Brasil).

Por aqui vou continuar usando Podium como manutenção preventiva, também porque ando muito pouco e a diferença de valor acaba não afetando tanto, mas achei interessante postar para esclarecer a dúvida que muita gente comentava sobre a falta da unidade no manual da BMW.

Abraços!

Re: Matando a dúvida da octanagem mínima do combustível

MensagemEnviado: 10 Mar 2014, 11:13
por rick_rc
Colaborando um pouco ...

Imagem

Re: Matando a dúvida da octanagem mínima do combustível

MensagemEnviado: 10 Mar 2014, 12:21
por diogochagas
Fui orientado a colocar somente gasolina comum porém sempre procurando postos que sabemos a procedência.

Re: Matando a dúvida da octanagem mínima do combustível

MensagemEnviado: 10 Mar 2014, 13:20
por CMATBR
Era bom por pinar esse post nos "anúncios", não?

Re: Matando a dúvida da octanagem mínima do combustível

MensagemEnviado: 10 Mar 2014, 18:45
por loudenvier
Coloque apenas PODIUM, ou corre o risco, como os demais donos de 120i e 320i de ver seu motor ferrado com 50.000KM e pagar R$ 7.000 pra consertar.

Talvez os mais recentes não tenham problema com isto, pois à pouco o índice de enxofre vai mudar bastante em nossa gasolina. Na PODIUM já era mínimo e por isso não agredia o motor como a comum e/ou aditivada. Lembre-se que TODAS as gasolinas do Brasil são da Petrobrás, o que muda é o aditivo usado, mas nenhum TIRA o enxofre, isto é um processo complexo e só a PODIUM tinha o índice mais baixo.

Re: Matando a dúvida da octanagem mínima do combustível

MensagemEnviado: 11 Mar 2014, 06:37
por YuriBMW
Eu to colocando Shell V-Power, será que devo mudar para PODIUM?

Re: Matando a dúvida da octanagem mínima do combustível

MensagemEnviado: 12 Mar 2014, 09:37
por loudenvier

Re: Matando a dúvida da octanagem mínima do combustível

MensagemEnviado: 12 Mar 2014, 11:36
por Gustavo-LEZA

Re: Matando a dúvida da octanagem mínima do combustível

MensagemEnviado: 12 Mar 2014, 11:46
por Nobru-7
Excelente informação!!!
E confirma o que eu já achava! A melhor Gasolina é Podium! Mas também é a mais cara!
Como ando bastante com o carro, estou abastecendo com V-Power, mas a queda de rendimento em performance e autonomia é nítida!!!

Re: Matando a dúvida da octanagem mínima do combustível

MensagemEnviado: 08 Abr 2014, 23:59
por PilotMartyMcFly
Muito bom o Post.

Só uma coisa interessante, Nobru. Há que fale que testando a gasolina comum vs a Podium nas bimmers, achou que o carro ficou mais forte e mais econômico com a comum.

Só não me peça para explicar o que pode ter acontecido, mas certamente é um fato curioso e qualquer hora eu vou testar, pois o meu até hoje numa viu uma gota de comum, só abasteço com Podium desde 0km.