por gamayer » 29 Dez 2016, 09:41
Eu começaria verificando as velas, tire todas elas, e coloque em uma mesa na sequencia que você tirou, até numere elas com um pedaço de papel. Daí você pode visualizar melhor. Comece analisando a cor delas, ideal é que estejam limpas com um aspecto café com leite. Caso tenha alguma diferente, com fuligem (mais preta) e com aspecto úmido (brilhante) você localizou o seu cilindro com consumo excessivo. Por ser na partida, é mais prováveç ser retentor com desgaste (podendo até ser guia de válvula), pode acontecer, como nosso amigo RFantini falou, de ser anel de pistão, quebrado ou "alinhado". Caso todas as velas estiverem escuras, então o motor tem desgaste de anéis ou todos retentores estão ressecados. Pra complementar o teste, você pode tirar o suspiro da tampa de válvulas (localizado na frente do lado direto ligado a um cano plástico corrugado) e ver se sai muito vapor de óleo (um pouco pode ser normal), caso saia você tem um grande problema, pois está vazando compressão entre os anéis para o cárter, indicando desgaste dos mesmos.
Outro teste é o de compressão, utilizando um compressímetro ligado ao cilindro pelo buraco da vela. Nos M52 e M52TU (seu motor) o ideal é que ele fique entre 10 e 11 Bar, assim é possível verificar se tu tem um cilindro só avariado, por estar com pressão muito diferente dos outros.
E para finalizar um teste que pode ser feito na garagem, ligue o carro, solte a tampa de enchimento do óleo, mas deixe sobre o furo e acelere até uns 2000-2500 RPM e veja se ela fica "estável", caso ela voe longe, também é um indicativo de desgaste de aneis.
Daí que está o grande dilema, tu tem um motor que está "bom" mas apresenta esse problema, e cara sei que é chato isso, já passei por isso e não é nada legal ter uma bimmer fumante, ficando a dúvida entre abrir e retificar o motor ou andar mais um tempo assim.
Se possível mande uns vídeos para nós do funcionamento ou um DIY dos diagnósticos que te passei e mande num mecânico de confiança para fazer uma avaliação da viabilidade da retífica. Pois uma retífica de motor não sai barato e quando já está aberto, vale a pena dar aquela geral, para aproveitar a mão de obra e porque o cara já está ferrado mesmo hehehehe.
Nos mantenha informado!
Boa sorte e grande abraço!
Hismailer! Acretido que seu problema seja outro, irei lhe responder no seu tópico.